sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Equipa B com ele e mais nada

Sou dos que consideram que o Moutinho foi bem vendido. O preço foi bom. Tanto assim foi, que, apesar de muitas notícias, ainda não apareceu ninguém a dar muito mais, apesar da valorização do jogador decorrente da vitória em dois campeonatos, participação na Liga dos Campeões e no Campeonato da Europa. A única questão é ter sido vendido ao Porto. Mas, se não tivesse sido vendido, o Porto continuaria a jogar com onze e nada nos garante que o substituto do Moutinho não fosse melhor do que ele. Concedo, a questão simbólica é importante.

Relativamente ao Adrien penso mais ou menos a mesma coisa. Quando um jogador não quer renovar deve ser vendido. Também respeito o direito de um jogador a querer cumprir o seu contrato e sair depois disso. Restam duas soluções. Ou o Sporting o vende bem vendido ou, então, vai para a Equipa B. É que, até agora, nada me garante que o Adrien seja melhor do que qualquer dos outros jogadores de meio-campo. Pode ser, mas é preciso prová-lo em campo durante todo o campeonato. Se não for melhor e, sobretudo, muito melhor, o Sporting não pode estar a valorizar um ativo do qual não vai tirar qualquer partido financeiro, enquanto desvaloriza outro, de que pode tirar partido financeiro, ao não o colocar a jogar.

É que, quem ouvir o que se vai dizendo, parece que estamos em presença de um Iniesta ou de um Xavi. Deixem começar o campeonato e as primeiras asneiras para que, com o atual clima, os que pedem a sua continuidade venham a ser os primeiros a querer vê-lo pelas costas. Decidam rapidamente se faz favor: ou renova ou vai para a Equipa B; para bem dele e do Sporting.

16 comentários:

  1. «O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Eduardo Barroso, afirmou hoje, em declarações à Antena 1, que "sente-se desaproveitado" e que a "primeira experiência não trouxe muita felicidade", pelo que, sublinha, está a ponderar a sua continuidade no cargo»

    E este, não se pode mandá-lo para a equipe B? Se levar o bisturi ainda dará um defesa central de meter respeito.
    Ab

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Trindade,

      Tenho-me como um fulano com um ego razoável. Mas o do Eduardo Barroso não cabe num Antonov quando tem que viajar de avião.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Nada a acrescentar, caro Rui Monteiro.

    Só me resta subscrever o seu texto.



    Carlos Serra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Caelos Serra,

      Esta conversa da renovação do Adrien não interssa ao Sporting seguramente. Então porque é que o Sporting não caba com ela de vez?

      SL

      Eliminar
  3. Se não renovar nem for vendido, obviamente que deve ir para a equipa B, pois o SCP não tem obrigação de estar a valorizar um jogador que não quer jogar no clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mike Portugal,

      Na dúvida, por mim, já lá estava a treinar.

      SL

      Eliminar
  4. Caro Rui,

    Mais uma vez concordo bastante com o post. Quanto ao Moutinho acho que se tem vindo a revelar um excelente negócio. Se há hoje um dos nossos sectores que não deve nada ao do Porto é mesmo o meio-campo e tendo em conta que foi nesse sector que eles fizeram a contratação mais cara de sempre… Não digo que o rapaz não fosse titular no Sporting, mas não é por aí que ficamos em grande desvantagem.

    Quanto ao Adrien concordo com o essencial: ou renova ou segue para o banco da B. O que não concordo é com o timing. Para já não é um dado adquirido que ele não queira renovar (como bem sabemos a nossa imprensa desportiva falha mais do que acerta…) e depois, a ser verdade que está armado em vedeta teremos de estar no mercado a tentar vendê-lo e portanto estar a encostar o rapaz agora só diminuía a nossa margem negocial…

    João C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João C,

      Não vejo jogadores do nível do Moutinho a serem vendidos por mais. Naquela posição onde ele joga, não faltam jogadores.

      Quanto ao Adrien tenho mais dúvidas. O jogo parce estar viciado. Se é tão bom como dizem e não quer renovar, acho estranho que ainda não tenham aparecido propostas acima de 1 milhão de euros. Acho que a margem de manobra já lá vai. Para mim, já estva na equipa B que se faz tarde e corte com o representante do jogador.

      SL

      Eliminar
  5. João Moutinho bem vendido? Pelo mesmo preço que depois pagámos por Pongolle e Torsiglieri? Depois do rendimento que teve no FC Porto? Depois de vencer os dois campeonatos que disputou pelo FC Porto? Depois de triplicar o valor de mercado? Depois do FC Porto recusar propostas de 30 milhões de euros neste mercado de Verão? Depois de se assumir como titular indiscutível da Selecção Nacional? Depois de ser um dos melhores jogadores do último Europeu? E o Adrien vai pelo mesmo caminho, com sportinguistas a aplaudir, até porque temos cá craques como Schaars, Elias, Pranjic, Gelson Fernandes,enfim, estrelas jovens com grande futuro que obviamente vão ser vendidas por 30 milhões no final da época...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JMF,

      Não disse que o Pongolle foi bem comprado. Só disse que o João Moutinho foi bem vendido. Quanto às propostas, estarei cá para ver. É que também já propuseram contratar o Bojinov por 6 milhões. O Roberto foi vendido por 8,5 milhões de euros.

      Neste momento, ninguém está a comparar a esses preços, à excepção do PSG (que não se sae bem de onde vem o dinheiro). Enfim, não há 30 milhões de euros, muito menos para comprar o Moutinho. Não há dinheiro e muito menos para comprar um jogador que joga numa posição onde existem às paletes.

      SL

      Eliminar
  6. Mas, ainda não teve tempo para renovar??? Se tivesse vontade já o teria feito à muito. Já se sabe o seu destino. Ou assinava até domingo ou nunca mais era convocado e treinaria a componente (apenas) física na equipa B e de seguida banho com ele. Para o ano fosse para onde quisesse. Estamos a falar de um jogador de nível médio, não de um craque! Se fosse um craque então o que não seria...S.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Nem mais. Equipa B com ele já que se faz tarde.

      SL

      Eliminar
  7. quanto ao Adrien, já se fala nele ha 15 dias, acho que todos falam, socios adeptos e afins. E afinal, porque se fala de um jogador banal e que ninguem falava nele? a quem interessa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro alf,

      Neste momento, o Adrien está ao nível do Usain Bolt. Por isso, está na altura de lhe dar uma corrida para a equipa B. Já chega de brincadeiras.

      SL

      Eliminar
  8. E se for para a equipa B o que é que vai lá fazer?Jogar contrariado ou sentar-se no banco?Assim a B fica uma espécie de caixote para onde vão as inutilidades.
    Quem mandava para a B era mesmo o E.Barroso.
    Ouvi dizer que a TVI tb vai ter equipa B na próxima temporada.Pode ser que...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Oliveira,

      Vai treinar com a equipa B. Não jogar. Um trabalhador tem que ser respeitado.

      Quanto ao Eduardo Barroso estou de acordo. Vai para a equipa B da TVI.

      SL

      Eliminar