quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Apanhado de bragas na mão


Na segunda-feira à noite, ainda combalido pelo deprimente espectáculo de bola que tinha acabado de ver, praticava o meu habitual e terapêutico zapping quando apanho na TVI um daqueles painéis de peritos em bola falada. O que me prendeu a atenção foi a novidade de deste grupo de paineleiros constar um histriónico senhor a defender as cores do Sporting de Braga. Não me vou alongar na participação de dito cavalheiro (noutra altura talvez, até porque o conheço), não vou também contestar o alargamento destes painéis a outros clubes pois até acho bem distribuir a oportunidade televisiva de dizer asneiras por todos e não apenas por algumas "vacas sagradas". O que acho pouco pacífico é que  a democratização da bazófia comece e se limite ao Sporting de Braga. Assim, deixo a pergunta: afinal o que é um "grande"?
 
Na ausência do equivalente a um Colégio Nobiliárquico que faça o reconhecimento e registo de todas as mercês e direitos nobiliárquicos, gostaria de perceber quais são os critérios em que assenta esta precoce "nobilitação" do clube bracarense. Será pela quantidade da massa associativa? Será pelo facto de ter uma implantação nacional? Pelo número de títulos conquistados? Pelo número de classificações obtidas entre os três primeiros? Ou pelo facto de ter um estádio próprio ou uma boa implantação local? Bem, lamento informar, mas mesmo segundo estes hipotéticos critérios, nunca seria o Sporting de Braga o primeiro ou o único a merecer esta distinção, até pelo pequeno pormenor de não cumprir grande parte deles de forma satisfatória (junto uns quadros recolhidos de forma superficial na internet que o atestam, o resto é atestado pelo conhecimento da realidade bracarense e braguista).


O único critério que  SCB cumpre é o de, nos últimos anos, ter estado na luta pelos primeiros lugares, ter feito briosas participações nas competições europeias e, principalmente, ter ultrapassado pontualmente o SCP. Ter ultrapassado, diga-se, com inteira justiça, com um futebol superior e um orçamento inferior. Não sei se basta, mas acho que para alguns meios de comunicação social e outras entidades igualmente sérias e competentes, daria um certo jeito substituir o Sporting Clube de Portugal pelo Sporting Clube de Braga e o que é verdade é que nosso Sporting de Portugal tem ajudado bastante à festa.

Agora, se é para democratizar o acesso ao megafone das vacuidades desportivas e das vaidades bacocas, acho que, por razões de justiça, de método estatístico, de bom senso e razoabilidade histórica, desses painéis devem constar, pelo menos e para além do SC Braga,  paineleiros do Belenenses, do Boavista, do Vitória de Setúbal e do Vitória de Guimarães. Não sei se são “grandes” mas ...
«onde Sancho vê moinhos, D. Quixote vê gigantes».

11 comentários:

  1. Caro A. Trindade,
    Mas o problema verdadeiro é este, ontem o Braga conseguiu ir à Champions, vencendo um grande do futebol Italiano. E a equipa demonstra ter tido uma boa preparação de pré época. Segundo os 10 milhões ganhos cobrem 2/3 do orçamento desta época.
    Nós no Sporting temos historial, somos grandes (e não só no futebol), mas estamos a destruir o nosso património. Parece que estamos como os velhos fidalgos após a Guerra Civil em Portugal, ou iremos vender tudo, ou juntar-mo-nos a gente duvidosa. Precisamos rápidamente de uma D. Antónia Ferreirinha que nos tira desta triste existência (desculpe o desabafo, mas estou com o credo na boca para o jogo de amanhã).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CFBernardino,

      O Braga venceu um grande do futebol Italiano? A Udinese tem quantos títulos? Ah, ficou em 3º. Então se calhar é melhor dizer que o nosso Braga venceu o Braga deles.

      Eliminar
    2. Caro CF Bernardino
      Acho que dos tempos dos velhos fidalgos de Alvalade não ficaram nem dedos nem anéis. Quanto à Dª Ferreirinha temos pelo menos a sua produção para encarar os momentos bons e maus...amanhã só podem ser menos maus, ganhando e metendo pelo menos três para animar os Ruis Monteiros que existem em todos nós!
      Ab e SL

      Eliminar
  2. Pois é, um dos argumentos desses braguistas excitados é que o Sporting vive do passado e agora o que está a dar é a sua guerreira agremiação. Recuemos então até ao passado, mais exactamente à última época em que o Sporting de Portugal foi campeão, e comparemos os resultados de lá para cá:
    SCP SCB
    4 3
    3 4
    4 2
    2 5
    2 7
    2 4
    2 4
    3 4
    3 5
    3 14
    1 9
    Pois é, o esplendoroso Braga ficou duas vezes à frente do Sporting, que nestes 10 anos foi quatro vezes vice-campeão, algo que o SCB conseguiu uma vez. E pelo meio quase deu com os costados na 2ª. Vão portanto comer umas papas de sarrabulho para ganhar corpo e apareçam daqui por um século, tempo que calculo necessário para - considerando que a destruição do SCP em curso terá sucesso - terem um palmarés sequer comparável ao nosso.
    Bragas à parte, ou mudamos de vida rapidamente ou cada vez teremos mais conversas destas, com "piquenas" e médias equipas, em vez de conversas com benfiquistas e portistas, esses sim os nossos rivais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leão F*****

      Agradeço a excelência da estatística.
      De facto esta seria uma conversa escusada se a nossa malta jogasse um pouco melhor e gerisse o clube ainda melhor. Quero no entanto acreditar que obras colectivas centenárias não vão ao charco por causa de um ou outro líder menos competente. Para o provar, basta olhar para a nossa República que ainda aqui anda...pelos menos até à próxima avaliação da troika
      Ab e SL

      Eliminar
  3. Menosprezar o Braga é um erro tremendo... Tal como foi ter menosprezado o Porto durante demasiado tempo...

    O Braga está numa posição muito favorável para se conseguir afirmar no futebol português como nenhum outro clube já conseguiu, exceptuando os três grandes, claro.

    Vivemos numa era em que o poder financeiro é fundamental para o sucesso desportivo. O Braga tem a grande felicidade de se concentrar apenas no seu core business - jogar à bola. Não tem estádio para pagar, não tem centro de estágios, não tem modalidades de relevo. Não tem, portanto, passivos extra-futebol a consumir o clube (lembrem-se que o Boavista teve de pagar um estádio...).

    Além disso o Braga é primeiro clube a apoquentar seriamente os grandes que não se encontra nem em Lisboa (ex: Belenenses) nem no Porto (ex: Boavista). Isto significa que o Braga tem uma capacidade de angariação de novos adeptos locais que os outros, fruto da proximidade com os três grandes, nunca tiveram.

    O Braga tem ainda outra grande vantagem, é que mesmo que a aliança com o FCP terminar, o discurso tripeiro, anti-centralista, não causa a mínima mossa no clube minhoto, por razões óbvias, estando assim imune aos eventuais ataques populistas que Pinto da Costa possa lançar quando as comadres se zangarem.

    Por fim, o Braga não tem a pressão mediática dos outros três, o que ajuda muito, principalmente em relação ao Sporting, que não tendo os mesmos meios de SLB e FCP tem o mesmo nível de pressão, o que certamente não ajuda a fazer o seu próprio caminho.

    Ou seja, o Braga é um clube em constante crescimento, e com excelentes condições para continuar a crescer, enquanto o Sporting é um clube em constante declínio.

    Se tudo continuar assi,Num gráfico cartesiano, haverá um momento de cruzamento entre as duas linhas.

    Estará o Sporting preparado para isso ou vamos continuar a dormir à sombra da bananeira? Quem há 40 anos atrás (1972)achava que o Porto seria hoje o clube com mais títulos em Portugal e bi-campeão europeu? Na altura dormimos a pensar que a nossa história era tão grande que o Porto jamais passaria de um clube regional. Vamos cometer o mesmo erro com o Braga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo comentário, obrigado. Apesar de entender perfeitamente a revolta do A. Trindade perante o recorrente populismo da imprensa desportiva em Portugal, creio que debater este assunto, fora de campo, é perder tempo.

      Se o Sporting quer manter o seu estatuto histórico e continuar a ser uma entidade desportiva relevante a nível nacional e internacional, precisa de ser dirigido com mais qualidade e exigência do que tem sido norma.

      Eliminar
    2. Caro divaleonino

      Não sei se foi isso que transpareceu, mas não tentei menosprezar o Braga, antes procurei valorizar outros clubes que, para mim, num ou noutro momento da história trágico-futebolísta nacional, reuniram iguais condições de sucesso como as que agora o meu caro, no seu comentário, aponta como aspectos do potencial do SCB. De qualquer modo, tal com disse o Leão F***** , preferia estar a tirar medidas ao FCP e SLB do que estar aqui a discutir tostões com o SCB.
      Ab e SL

      Eliminar
    3. Caro _ov

      Apesar do discurso mais ou menos transversal e elaborado com que vamos tentando lamber as nossas feridas, no fim, no fim, no finalzinho, o que interessa mesmo é que a bola entre (na baliza certa), o resto é treta. A nós tem-nos sobrado treta e faltado golos. Comecem eles a marcar que eu deixo de pensar em questões paralelas como «o recorrente populismo da imprensa desportiva em Portugal».
      Ab e SL

      Eliminar
  4. Muito bem!

    Andam a tentar ficar com o nosso lugar com a imprensa a ajudar.
    EM relação aos trofeus.
    Nem precisamos de falar da liga, basta falar da taça de Portugal!
    Mais que o braga a Académica teria direito ao lugar no programa.
    O braga esta a crescer esta bem e recomenda-se, mas não chega!
    No dia que o Braga, ganhar 1 campeonato 1 taça , aumentar o nº de associados , não ter adeptos que mais que braguistas são Benfiquista, Portistas ou Sportinguistas , ai sim podem ter direito ao titulo de 4 grande.

    Quanto ao nosso Sporting Clube de Portugal, só tem que fazer o seu trabalho , seguir o ideal de quem o fundou...ser um dos maiores da Europa!

    Para tal temos que mudar a atual mentalidade, não só interna mas com externa, ou seja os sócios tem um grande poder de mudança, mas todos tem que querer mudar.

    As últimas eleições ditaram o estado atual...agora temos que viver com ele...ou sobreviver com ele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi caro Juanguevara, peço desculpa, escapou-me a Académica. Um abraço especial para a Briosa apesar dos danos recentes.
      SL

      Eliminar