terça-feira, 27 de março de 2012

Contas de um Calvário

«Um dia mais. Outro dia, outro destino, esta estrada sem-fim para o Calvário.»

(do personagem Jean Valjean, no musical da Broadway "Os Miseráveis")


O meu forte não são os números, como já aqui mo lembraram (nessa altura a propósito do avassalador tempo de posse de bola do Sporting em Setúbal) mesmo assim, arrisco.

Na jornada 19 estávamos a 16 pontos do então líder (SLB 48 pontos, SCP 32 pontos). Daí para cá, esse “gigante de pés de barro”, perdeu dez (10!!) pontos em seis jornadas e, cumprindo a nossa obrigação, pois não tivemos jogos contra nenhum "grande" e aquele que se pensaria como o mais perigoso adversário, o Vitória de Guimarães, até foi despachado com cinco secas, deveríamos estar agora a apenas seis pontos deles.

Eu sei que é pouco consolo e que como as coisas estão, principalmente com um Braga até agora imparável, isso representaria “apenas” estar mais perto do terceiro lugar do SLB. Mas lembro que esse foi o objectivo de recurso entretanto traçado.

Estaríamos pois a seis pontos do acesso à liga dos campeões, e isto em vésperas de duas jornadas importantes em que o nosso concorrente directo por esse 3º lugar (agora o SLB) jogaria com o líder do campeonato e logo de seguida se deslocaria a Alvalade. E o que digo para o SLB, poderia dizer para o FCP, outro candidato ao terceiro lugar, com uma diferença de apenas um pontinho mas igualmente com os mesmos jogos ainda pela frente.

Assim, candidamente pergunto: era ou não possível ter feito um pouco mais em Setúbal e Barcelos? Era ou não possível sonhar um pouco mais?

6 comentários:

  1. @Trindade.

    Era possível ter feito melhor, sem dúvida. Como era noutros jogos em que, com Domingos, perdemos pontos.

    Ou estes jogos têm mais importância?

    Sim, sou defensor de Sá Pinto [http://bancadadeimprensa.blogspot.com/2012/02/sa-pinto-na-hora-certa-no-clube-certo.html] mas tb acho que temos de melhorar muito. A questão é se este ano o vamos fazer.

    Eu acho que não e a seu tempo disse-o [http://bancadadeimprensa.blogspot.pt/2012/02/sa-pinto-na-hora-certa-no-clube-certo.html]

    Mas para o ano sem dúvida que espero melhorias. Muitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JL Martins
      Não entro, nem nunca entrei, em cruzadas contra ou a favor de qualquer treinador. Para mim o treinador é apenas mais um, como um guarda-redes ou um avançado. Se for bom, pode ajudar. Se for mau, pode prejudicar. Mas o títulos não se ganham ou perdem apenas por causa deles. Por isso, deixo-os em paz. A todos.

      Eliminar
  2. Se me dessem a escolher, entre vencer o Setúbal e o Gil, ou eliminar o City, digamos que fazia a minha escolha de olhos fechados.
    Exigentes como somos, queremos tudo, mas a realidade é que o plantel não é dos mais longos, o cansaço é notório em parte dos jogadores. Além disso, o treinador é novo, o modelo de jogo demora a ser absorvido, é necessário dar algum tempo para os bons resultados aparecerem de forma consistente.

    Custe a quem custar, uma época com uma Taça de Portugal conquistada, uma presença em final europeia, e um (triste) 4º lugar no campeonato, não deixa de ser uma boa época.
    Lutemos por isso.
    5ªfeira lá estarei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro NPR
      Não acho ser exigente esperar que o Sporting faça, pelo menos, o mesmo do que o Sporting de Braga. O Braga não tem um plantel mais extenso ou mais capaz do que o nosso. Também não tem um orçamento maior ou um treinador com mais experiência ou muito mais tempo de casa do que os nossos dois.
      Mesmo assim acho que se conseguirmos isso tudo, concordo, será uma boa época.

      Eliminar
  3. A Taça de Portugal não está conquistada.

    É primeiro preciso que o jogo tenha lugar... e o Sporting ganhe.

    E para chegar à final da Liga europa, há que derrotar alguns tubarões que ainda por lá andam. A começar pela barracuda Metalist...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Valdemar.

      Também acho que o Metalist não vai ser pêra doce, (mesmo com nome de “top ten” do heavy metal).

      Eliminar