A reforma estrutural que ontem enunciei está muito bem na generalidade. Precisa, como alguns leitores referiram, de um certo afinamento na especialidade.
Em primeiro lugar, é preciso acautelar a competitividade do campeonato nacional. Não se pode somente hierarquizar os clubes por sorteio. É necessário, por sorteio, determinar os resultados e não as classificações. As classificações devem decorrer dos resultados. Mais, tenho para mim, que os resultados por sorteio não seriam muito diferentes daqueles que resultariam dos próprios jogos. É que, hoje, os resultados também dependem do mesmo tipo de lotaria. Da lotaria dos árbitros, mas, mesmo assim, de uma lotaria. Esta nova modalidade parece-me, apesar de tudo, mais transparente.
Em segundo lugar, é preciso encontrar um papel relevante para os árbitros. O nosso campeonato é um campeonato de árbitros e sem eles não se consegue encontrar uma narrativa coerente para a classificação. Assim, antes do sorteio dos resultados, os árbitros, designados para os jogos, inventavam as faltas, os cartões amarelos, as expulsões e por aí fora. É uma atividade a que se dedicam com afinco e não há nenhuma razão para não a continuarem a fazer. Em função dessas invenções é que se efetuaria o sorteio dos resultados. Há “software” que pode ser desenvolvido para o efeito.
Em terceiro lugar, é preciso que os dirigentes mantenham o seu papel. Com os resultados determinados, como até agora, pelas invenções dos árbitros, podiam continuar a fazer declarações para a comunicação social. Isso permitiria continuar a alimentar, de vez em quando, os “blackout”, a reação corporativa dos árbitros e todo o foguetório que constitui a dimensão mediática do nosso campeonato.
Em Portugal, o que atrapalha o futebol são os jogadores, os treinadores e a bola. Eliminados esses bloqueios, tudo ficaria na mesma, mas para melhor. Pelo caminho mantinha-se a componente mais importante deste espetáculo: o Totobola. A Santa Casa da Misericórdia agradece.
Caro amigo, cada vez melhor.
ResponderEliminarO "meu" Alhandra Sporting Clube certamente agradece os seus esforços, assim como os restantes clubes de igual calibre e prestígio...entre eles o Fiuza do Gil Vicente, esse grande paladino da verdade desportiva.
A continuar assim produtivo, espera-o uma comenda lá para Junho.
Cumprimentos
Muito bom!
ResponderEliminarahaha. Brilhante!
ResponderEliminarÉ tão reconfortante vir aqui e ler exactamente aquilo que penso, e tanta dificuldade tenho em "passar para o papel".
ResponderEliminarGenial! Proponho envio urgente à Troika para ver se o 12º mês ainda se safa... Um abraço
ResponderEliminarLindooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarGanhamos!!!!!!
Banho de bola na 1ª parte, sofrimento desnecessário na 2ª parte.
Sá Pinto is a GOD!!!!!
Venha o Atletico Madrid!!! Vamos encher Madrid!