domingo, 19 de junho de 2016

O Mendes pensa, o Santos sorna e a obra tarda a nascer

Mesmo com o tão discutido 4x4x2 havia uma série de supranumerários do meio-campo na convocatória e faltavam avançados. Hoje somos surpreendidos, ou talvez não, com a presença na equipa titular do Ronaldo, do Nani e do Quaresma. A lista dos supranumerários parece que vai engrossar. A gestão dos egos e dos estatutos assim o obriga.

Jogámos melhor mesmo assim. Com o William Carvalho, o meio-campo passou a jogar à bola. Não há nada melhor do que alguém naquela posição que saiba receber a bola, passá-la, sem ser sistematicamente para o lado e para trás, e mexer-se para assegurar linhas de passe para os colegas. A essa melhoria com bola somou-se uma melhoria também na pressão sobre os adversários e, sobretudo, na defesa, com duas grandes exibições do Ricardo Carvalho e do Raphael Guerreiro, tendo o Pepe melhorado relativamente ao jogo anterior.

No ataque continua tudo na mesma. Não há fogo nas botas. Fica-se sempre à espera que o Ronaldo decida tudo. É verdade que o Ronaldo decidiu que decide tudo. Mas também é verdade que os outros só dispõem de tiros de pólvora seca. Ninguém, no seu juízo perfeito, acredita que a Selecção possa chegar longe com golos do Moutinho, do André Gomes, do João Mário, do Quaresma, do Éder ou, mesmo, do Nani (marcou um e, de acordo com a média, neste europeu a coisa deve ficar por aqui).

Dois jogos, dois empates, no grupo mais fácil deste campeonato, de um dos candidatos ao título (segundo o Santos). Voltamos a fazer contas. Desta vez são mais complexas. Se a UEFA expulsar a Rússia, a Inglaterra, a Croácia e a Hungria por mau comportamento dos adeptos, até o empate pode chegar no último jogo. Estou com grandes esperanças nesta combinação có(s)mica.

Enfim, o Mendes pensa, o Santos sorna e, bem, a obra não há maneira de nascer. Nem sequer se sabe se é exactamente assim. Fica-se na dúvida. Não se sabe se esta é a obra ou ainda vai aparecer a verdadeira. Às tantas, como sempre, as coisas são o que parecem.

7 comentários:

  1. não percebo por que razão tendo um dos melhores jogadores do mundo, a selecção não foi capaz de criar um estilo de jogo que melhor se adapta ao Ronaldo - igual ao do Real Madrid onde ele acumula recordes atrás de recordes.

    Isto já devia ter sido começado há anos atrás: O Jorge Mendes pegava num avançado qualquer e colocava-o a jogar numa das suas equipas a ganhar estaleca e depois o Santos só tinha que o convocar... parece difícil, mas também parecia impossível que o Jorge Mendes conseguisse vender jogadores que nunca jogaram na equipa principal por 15M de euros, por isso....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Às tantas esse avançado é o Éder e ainda ninguém reparou que não dá.

      Eliminar
    2. é perguntarem ao Éder, ele próprio daria conta dessa impossibilidade, apesar de tudo ele parece ser bom rapaz.
      Temos que deixar de ser tão portugueses e em vez de se apostar as fichas todas num avançado, convém uns quantos. Afinal, o Mendes tem várias equipas.... era espalhar o mal.

      Eliminar
  2. O melhor do mundo? Os melhores do mundo jogam em equipa.
    ronaldo perdia a bola em numeros de circos,bem estupidos, e ficava a sorrir para a bancada.
    Quis bater tudo,só nao bateu pontapés de baliza...qd se perseguem records pessoais em vez de objectivos do conjunto,dá nisto.
    E JM a provar o pq de nao jogar...dos piores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Ronaldo tem estado mal. Contra a Islândia esteve muito mal. Ontem melhorou alguma coisa. Mas se não for ele estamos à espera que marque exactamente quem?

      O João Moutinho (JM) não está em condições. O meio-campo tem margem para melhorar. O Santos levou uma dúzia de jogadores de meio-campo. alternativas não lhe faltam.

      Eliminar
    2. O Cristiano ontem fez um grande jogo (excepção ao último lance do jogo) entregou sempre com qualidade, procurou tabela, apareceu nas zonas de finalização super bem...mas falhou

      Eliminar
    3. Caro Vasco,

      Não pode ter feito um grande jogo. Quando se falham os golos que falhou, incluindo um penalty, nunca se faz um grande jogo.

      Eliminar