terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Falemos de bola

No último texto que escrevi por aqui referi que o Sporting podia e devia vencer qualquer equipa do nosso campeonato. Sexta-feira tive um choque com a realidade. No futebol existem três equipas em campo. O Sporting é e foi neste jogo muito mais forte que a equipa do Tondela. Apesar da má entrada no jogo do Sporting o Tondela não criou uma real oportunidade de perigo e o Sporting a jogar mal, dominava o jogo e já tinha ameaçado o golo por mais de uma ocasião. Até que entrou em campo a terceira equipa: contra ataque iniciado à custa de uma claríssima falta sobre Adrien, cruzamento para a área, tropeção na relva e... grande penalidade. Na primeira parte não houve mais futebol para ninguém, uma equipa não mostrou que o saiba jogar, as outras duas estavam de cabeça perdida. Na segunda parte houve futebol enquanto uma equipa que o sabe jogar teve pernas para isso. Não foi por muito tempo, mas o suficiente para marcar dois golos. Quanto às outras equipas, uma continuava a jogar muito pouco (não sabia mais) e a outra mantinha-se de cabeça perdida (excepção ao árbitro assistente que teve na 2a parte a lucidez que lhe faltou na primeira).

A partir daqui podemos dizer e escrever o que quisermos. Podemos criticar o Rui Patrício por fazer o seu trabalho (i.e. sair destemido da baliza e cortar a bola), o Boeck por não o fazer (sabe-se lá por que motivo não arriscou sair aos pés do avançado), o Jefferson por ser lento e não ter feito falta, o Ruiz e o João Mário perdulários. Podemos perguntar porque é que o Jorge Jesus não mexeu mais cedo. Agora o que não podemos nem devemos é esconder que a grande responsabilidade por este empate pertence à tal terceira equipa. Se não fosse aquele acumular de erros grosseiros, só por milagre o Sporting não teria ganho.

Com equipas como estas em campo nós não podemos ambicionar a falar de futebol. Elas acabam com ele. Resta-nos falar de bola, talvez daí o sucesso da nossa imprensa desportiva e inúmeros programas televisivos em que se faz tudo menos falar de futebol.

9 comentários:

  1. Não concordo. Em lance corrido acho impossível não
    considerar que é penalty. O vermelho será exagerado mas, mesmo assim, deu-se a volta ao resultado.

    Acho que foi o Mourinho que disse que se a equipa dele estiver a ganhar por um no último quarto de hora não há jogo. Já no jogo com o Braga para a taça não fomos capaz de "acabar" com o jogo a tempo. Voltamos a não consegui-lo na sexta . Curiosamente acho que em ambos os casos o adversário soube fazê-lo ...

    Sei que somos Portugueses (a culpa é sempre dos outros) mas num jogo com o último passar 30 minutos de jogo, e pronto onde estava um árbitro que terá "comichões" com o Sporting, sem criar uma jogada com principio meio e fim é estar a pedir aos "Deuses" que façam alguma...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alberto Valente,

      isso é tudo muito bonito e tal mas tu só podes ver nos teus olhos o slb e fcp a jogar durante 90 minutos sempre em alta pressão sem qualquer erro ou falha, isto porque os Deuses para eles não fazem o que fazem ao Sporting. que azar não é?? deve ser por termos o Jesus e então os Deuses andam mais atentos ao Sporting, ups já antes do Jesus isto já acontecia, ai estes Deuses estes Deuses, são os chamados Deuses do futebol...

      também deves achar normal só ontem termos descoberto que uma certa equipa não tem penaltis à 27 jogos...

      mas não se fala noutra coisa a nao ser nos 7/8 penaltis que já marcaram a favor do Sporting, isso toda a gente sabe, xiuuuu não convém dizer que contra nos já vão 4/5 onde numa equipa que está quase sempre a atacar ter uma diferença de 3/4 penaltis entre marcados e sofridos não é nada...

      não percebo estes Sportinguistas sempre com a moral em alta para criticar o Sporting mas acanham-se ou já não têm tanta visão para ver o que se passa nos outros clubes em situações idênticas ao que se passa no nosso em que a diferença de tratamento é gritante.

      SL

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Muito obrigado pelo comentário.

      Não percebo isso do "lance corrido". Se se refere ao lance sem ser em "câmara lenta" o que se vê é o GR a sair aos pés do jogador e a cortar a bola. Acontece milhares de vezes no futebol. O jogo segue.

      Também não sei se percebeu o que eu queria dizer. Claro que existem outros responsáveis e aspectos a melhorar, e até acho importante que o nosso treinador se foque nesses. São esses que controla e que permitirão aparecer mais forte já em Paços de Ferreira. O que isto não significa é que nós adeptos troquemos o acessório pelo essencial: o erro mais grosseiro foi o do árbitro e do seu assistente, que tiveram a certeza que viram algo que na verdade, não aconteceu. Foi uma "visão". Uma "visão" bastante comum nos jogos do Sporting. O jogo que refere (em Braga) também tinha um árbitro assistente com super-poderes: teve a certeza que viu algo que nunca aconteceu. Acontece muitas vezes. Este ano tem sido (quase?) sempre ao Sporting.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Alberto Valente

    Apenas um pequeno reparo. Em Braga o Sporting soube dar a volta sim, mas invalidaram um golo limpo. Já com os russos fizemos um golo de canto - não contou. Eu sei que o Sporting tem sempre que jogar o dobro dos outros adversários mas não exageremos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O meu ponto é esse mesmo: não exageremos. Pedir mais à equipa, seguramente. Pedir melhor ao treinador, claro que sim. Dizer que eles foram os principais responsáveis é que acho excessivo.

      Esperemos que estes casos acabem para podermos falar de futebol.

      SL

      Eliminar
  3. Podia tentar rebater. Mas como dizia o outro, com o jogo de hoje. "i rest my case".

    O Sporting não tem uma equipa, não tem um treinador e tem como presidente alguém que, em termos de futebol, só atrapalha.

    Em Portugal, a diferença entre os chamados três grandes e os outros é tão gritante que qualquer pedreiro que treinasse um deles ganharia a maioria dos jogos. É assim que surge o mito Jorge Jesus (mesmo assim conseguiu perder 3 campeonatos para planteis inferiores). Nem preciso falar de Mourinho. Leonardo Jardim, Vitor Pereira, Marco Silva (sim), André Villas Boas estão largamente à frente dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Education is not necessarily the best protection against propaganda. Intellectuals and "the educated" are the most vulnerable to propaganda campaigns because they (1) tend to absorb the most information (including secondhand information, hearsay, rumors, and unverifiable information); (2) are compelled to have an opinion on matters of the day and thus expose themselves more to others' opinions and propaganda campaigns; and (3) consider themselves above the influence of propaganda, thereby making themselves more susceptible to propaganda.

      "Gamado" à Nancy Snow, f. yeah

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Talvez fosse bom que assim fosse, mas infelizmente os números desmentem o que refere. Roubando de um post da Tasca do Cherba, passo a citar:
      "No dia 5 de Janeiro de 2013, fez há dias 3 míseros anos, perdíamos no nosso estádio por 1-0 contra o Paços de Ferreira. No final da jornada estávamos em 12.º lugar, apenas um ponto acima da linha de água. Em treze jogos tínhamos 2 vitórias, 6 empates e 5 derrotas, 11 golos marcados e 16 sofridos."

      SL

      Eliminar
  4. Alberto: Espero que JJ faça tão mal na 2ª volta, como fez na 1ª. Em 17 jogos, ganhamos 14. Deve chegar para celebrarmos todos juntos no Marquês ;-)

    ResponderEliminar