terça-feira, 17 de junho de 2014

Recuperar o orgulho e seguir em frente: nada está perdido

Foi uma vergonha. Foi até um pouco mais do que uma vergonha. Mas nada está perdido. É necessário recuperar o orgulho perdido: levantar a cabeça, encher o peito de ar e seguir em frente. Uma ou outra dica técnico-táctica também pode ajudar. É esse exercício de mandar uns bitaites que me proponho a seguir.

1.O André Almeida joga bem à direita e à esquerda, mas, e este mas faz toda a diferença, de forma simultânea. Colocá-lo a jogar à vez à esquerda ou à direita é que não faz o género dele. Vamos colocá-lo a jogar como ele sabe, com a vantagem de com este opção técnico-táctica ainda se libertar mais um jogador para o meio-campo.

2.Um dos participantes naqueles canais abertos da radio, depois do jogo, afirmava que seria melhor colocar o André Almeida no meio-campo. Sempre teria melhor corpo para jogar contra os alemães. Não estou de acordo. Se precisamos de um matulão no meio-campo, e precisamos, então temos o Hugo Almeida, com a vantagem de dispor de um farfalhudo bigode, que nos faz recordar um Frasco, um Rodolfo ou um Carlos Manuel. Foi com a perda do bigode no meio-campo que o nosso futebol perdeu identidade.

3.Muitos jogadores estão de rastos. Não há muito a fazer. É necessário efectuar a combinação certa entre jogadores a cair aos bocados com outros em melhor estado. Não interessam as características dos jogadores nem as suas capacidades para jogarem num ou noutro ponto do campo. A táctica deve ser a da entremeada. É simples, mete-se uma camada de Meireles, por cima mete-se uma camada de Carvalho, volta-se a meter mais uma camada de Meireles e cobre-se com mais uma camada de Carvalho e assim sucessivamente. No fim, cobre-se tudo com uma camada de Ronaldo.

4.Quando quisermos rachar a cabeça a alguém devemos rachá-la de uma forma profissional. Um golpe seco e já está. Se só queremos humilhar o adversário e intimidá-lo, então devemos fazer o que me fizeram na escola. Depois de sofrer um golo, o marcador virou-se para mim, deitou a língua de fora e fez uma careta. Isso só por si é profundamente humilhante. Mas senti-me completamente de rastos quando, depois disso, ainda levou o polegar ao nariz e mexeu os restantes dedos como se estivesse a tocar uma corneta. Nunca mais fui o mesmo jogador. Era o que o Muller estava a pedir.

5 comentários:

  1. Custa-me dizer isto, mas eu já tinha avisado que isto podia acontecer... E o descalabro podia ainda ter sido maior, desse modo o BURRO teimoso tinha ido com 6 ou 7 no bornal...

    Estava na cara, uma convocatória absurda, um estágio nos USA, que curiosamente são uma das equipas presentes no nosso grupo... Jogadores que não fizeram nem 20 jogos numa temporada inteira (muitas vezes jogando só uns minutos), outros que estiveram 3, 4, 5 ou 7 meses lesionados... Outros ainda que foram convocados efectuando a sua reabilitação na dita selecção... A escolha do local de permanência da selecção no Brasil é outro atentado à inteligência...

    Enfim, tinha tudo para correr mal,e correu... E o que acontece ao BURRO teimoso, nada, nickles batatoides... Continua mais Burro e mais teimoso... E ainda lhe renovaram o contrato antes desta miséria começar... Logo, e em última análise, é toda esta FPF, eivada de conluios e compadrios que merece ser não só "chamada à pedra", como destituir todos os seus orgãos sociais...

    Depois do que vi do jogo Gana vs USA, posso desde já adiantar que é melhor começarem já a arrumar as malas para não se perder muito mais tempo com esta vergonha...

    Triste país que está na mão de gente incompetente e onde o mérito é chutado para canto por dá cá aquela palha, preferindo-se ter as marionetas que servem o sistema a demonstrar a todos a sua incapacidade...

    Fracassar é triste, mais triste ainda é não tentar vencer!

    ResponderEliminar
  2. depois há a versão mais simples, só temos um jogador que entrava de caras na selecção alemã. mas nada como levar a coisa na desportiva ;-)

    ResponderEliminar
  3. E quando cá chegarem, distribuam o resto do bacalhau, da alheira e do grão de bico ao banco alimentar, que já não se perde tudo!

    ResponderEliminar
  4. Esse jogador que entrava de caras na selecção alemã, ou na holandesa ( talvez até em ambas em simultâneo, dada a sua polivalencia) era o André Almeida!

    ResponderEliminar
  5. YaZalde, assino por baixo tudo que disse. Você com a caneta, é igual ao Yazalde com os pés,que eu tive o privilégio de ver ao vivo.

    ResponderEliminar