segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Refundar sem trocadilhos

Fui ao café ver o jogo do Sporting contra o Moreirense. Sim, é verdade. Quando sofremos, sofremos até ao fim; sem pausas ou desistências.

Não dá. Ninguém percebe o que está a acontecer. Sofremos golos que nem nas peladinhas com os amigos admitimos. Não pressionamos ninguém. Perdemos a primeira e a segunda bola sempre. Se houver uma terceira ou uma quarta, perdemo-la também. Mesmo para darmos uma pantufada em alguém, precisamos de pedir por favor.

Não é só a defesa que é um susto. O meio campo e o ataque são iguais. Qualquer jogador do Moreirense que lhe desse na veneta de pegar na bola e ir por ali fora ia. Ninguém lhe saía ao caminho. A sorte é que não se lembrava de rematar ou, quando rematava, o jeito não era muito. A zona central do Sporting é um autêntico buraco.

O que é que se pode fazer? Despedir, despedir, despedir. Chega? Também é preciso demitir, demitir, demitir. Chega ainda? Não sei. Se, em vez de se refundar o Estado social, refundássemos o Sporting? Isso mesmo, sem trocadilhos.

12 comentários:

  1. Deixo os mais sábios falarem por mim:
    «Estamos no caminho certo», Xandão.





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Aí está uma expressão sábia. O Pedro Álvares Cabral também disse o mesmo e descobriu por acaso o Brasil. No fundo o que nos diz o Xandão é que ao acaso ainda descobrimos o nosso Brasil também.

      Um abraço

      Eliminar
    2. ...e o mais triste é que ele provavelmente até acha que estamos mesmo no caminho certo.
      Eu proponho uma comparação histórica mais próxima.Esta declaração do Xandão está mais na linha dos nossos actuais governantes (histórica porque pelas piores razões já garantiram o seu lugar nela). O mago Gaspar, este ano dispensado da presença no presépio, não diz melhor face ao descalabro...«estamos no caminho certo»!
      SL

      Eliminar
    3. Meu caro,

      E ainda tem direito a uns elogias de um etíope com nome de corredor de fundo.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Definitivamente era a melhor solução.

    Haveria uma certeza: O Sporting deixava de ser rodeado de incompetentes e lambuças. Só os verdadeiros sportinguistas teriam capacidade para levantar isto.

    Corre o rumor que o BES vai fechar a torneira dos ordenados do próximos mês. #fontesegura. Vale o que vale.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Às tantas, esta era a melhor forma de se acabar com esta agonia.

      SL

      Eliminar
  3. Equipa para o próximo jogo

    Rui
    Eric Carriço Pedro Mendes Pranjic
    André Rinaudo Adrien
    Carrillo Betinho Capel

    Até os comemos, cara**o!

    É só a brincar, acho que nem com os 11 do Barça ganhamos um jogo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      De facto, nem com os do Barcelona ganhávamos ao Moreirense. Cá para mim, entrava era a equipa de hóquei.

      SL

      Eliminar
  4. Admiro a tua paciência meu caro Rui... ainda vais ao café ver os jogos. Eu já nem em casa, nem no computador, nem no café. Recuso-me simplesmente!

    Enquanto lá andarem estes mamões a gozar com o Sporting e com os adeptos, não consigo. Já abdiquei de muita coisa importante à custa do Sporting para levar com desilusões atrás de desilusões.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Jorge Antunes,

      De facto, isso diz muito da minha vida social e do meu estado mental. O futebol tem para mim efeitos terapêuticos extraordinários. Quando vejo um jogo, não penso em mais nada. Parecendo que não, sempre se evitam alguns gastos com os médios.

      Escrever sobre isso também é bom. Desabafa-se e passa-se à frente.

      Agora, a coisa é uma vergonha. Os rapazes do Moreirense, coitados, não têm onde cair mortos. Mesmo assim , parecim o Barcelona.

      SL

      Eliminar
  5. Caro Rui,

    Ontem também escolhi ver o Sporting a espaços sem ligar grande coisa e também admiro a sua coragem de ir até ao café numa noite fria. Acabei por perder o "tal" minuto, mas mesmo assim não me arrependo.

    Penso que de facto é preciso fazer qualquer coisa do género de refundar o Sporting, que isto assim não vai lá. Penso que à semelhança do país não vai ser fácil: também não aprendemos com os erros.

    Mesmo depois do JEB lá elegemos outro estarola da lista do BES. Mas pronto para desanuviar gosto de pensar que até o país nos leva muitos pontos de avanço no campeonato dos disparates. Já aceitou o Santana muito depois dele nos começar a desgraçar, e não satisfeito com isso ainda votou num Sócrates e num Coelho...

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Aí está uma bela metáfora. O Sporting é a melhor imagem do país. No fundo, o que estamos a fazer é a ajustarmo-nos. Quando nos disserem que estamos mal, respondemos como o Gaspar: vamos ficar mal porque só ficando mal é que aumentam as probablidades de se ficar melhor.

      SL

      Eliminar