domingo, 11 de novembro de 2012

Fosse o Sporting o bom e velho Anderlecht...

… e, ao intervalo, o Braga estava com a mala cheia. Mas não é. Há coisas que não se perdoam, sobretudo aquela do Elias que, com o guarda-redes pelo chão, resolve atirar-lhe a bola contra as pernas.

Na segunda parte, um a um, os jogadores foram entregando a alma ao criador. A maior parte deles não aguenta uma hora de jogo. Mesmo assim, fomos dando algum pau. Nisso estamos a melhorar. Aí, nota-se dedo do treinador. Agora, a defesa é um susto. Ou se arranja pelo menos um defesa central em condições ou não há Vercauteren que nos valha. Os nossos centrais saltam como se estivessem a jogar voleibol. Não se encostam aos adversários com medo de fazerem falta na rede.

No fim, acabámos a ficar a dever esta vitória ao Patrício, como de costume, e ao Peseiro. Foi avisado o Braga entrar com um tal de Djamal e com o Nuno André Coelho. O primeiro, então, faz-me lembrar o nosso saudoso Onyewu a jogar, para pior, no meio campo. Também foi avisado ter tardado a meter o Mossoró. O Hélder Barbosa é muito melhor. Tem tanto de buliçoso como de inconsequente. Vimos  de tudo isto na final da Taça UEFA.

Ver um jogo contra o Braga num café em Braga arbitrado pelo Pedro Proença é qualquer coisa de extraordinário. O árbitro, como qualquer bom árbitro português, apita por tudo e por nada. Sempre que dois jogadores disputam uma bola, o primeiro a tocar-lhe atira-se invariavelmente para o chão e invariavelmente é marcada falta. As situações repetem-se sem fim. A partir de certa altura, a malta já perdeu a cabeça. Ninguém vê jogo nenhum e está toda a gente aos berros durante o tempo todo.

17 comentários:

  1. Caro escritor seria bastante honesto da sua parte e como sportinguista (anti-sistema) que se preze, agradecer ao senhor Pedro Proença esta vitória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco,

      Então! Ganhámos um jogo e já metemos medo! Que eu saiba empurrar um jogador é falta. Aliás, neste jogo jogador no chão, empurrado ou não, era falta. O Alan passou o jogo todo em saltos para a piscina. Nada de mais, portanto.

      E que me diz ao lance da primeira parte quando o Wolfswinkel ia isolado para a área e lhe foi assinalado um fora-de-jogo inexistente?

      Enfim, não se deve confundir honestidade com parvoíce.

      Eliminar
  2. Sofrido como de costume, este jogo teve contudo a particularidade de esclarecer alguns aspectos. Primeiro, ter um treinador parece que é de facto vantajoso. Segundo, se é verdade que os árbitros protegem os grandes, nesta falsa disputa entre o SC Braga e o Sporting, ficou claro quem é o grande.
    Ab

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Trindade,

      Não sei se o Vercauteren ainda vem a tempo. É que a malta não se aguenta de pé. A defesa é um susto. Não há bola parada que não gere o pânico.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Respirainde, pá, respirainde enquanto o pau vai e vem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Muito obrigado pela preocupação com a nossa asma. Agradecemos o espeírito humanitário.

      Eliminar
  4. Mais uma excelente e realista crónica.

    O Sporting continua a jogar sobre brasas e a defesa (apesar da boa exibição do Xandão) é mesmo um susto. E quando o ataque falha como falha pode ser fatal.

    Mas pronto, notam-se melhorias, desde logo nos cantos em que já nos deixámos da marcação à zona (táctica muito utilizada pelos treinadores dos infantis e iniciados quando os miúdos ainda não percebem bem o que é defender bolas paradas).

    E depois, numa equipa Portuguesa ter um jogador que está entre os 10 melhores do mundo na sua posição é raro. É raro mas vale pontos e que eu saiba não vai contra as regras do jogo. Quando se ouve a imprensa e os adversário falar parece que é batota ter um bom Guarda Redes...

    Quanto ao Braga tem efectivamente uma boa equipa. Neste momento pode disputar o jogo em qualquer campo aqui da nossa terra. Se o Peseiro errou... não sei. Não conheço assim tão bem o plantel, mas ver o Mossoró no banco dá pena a quem gosta de bola.

    Finalmente Proença. A desgraça do costume. Tudo era falta, amarelos geridos "à Portuguesa" ou seja, um misto de "ao calhas" com um "sempre para quem ainda não tinha" e um obrigatório "vou amarelar o Guarda Redes por perda de tempo mas só nos descontos". O amarelo ao Rojo foi do mais ridículo que já vi...

    Não gosto de ver o Sporting ganhar com golos anulados daqueles. Foi um daqueles lances que o árbtro só marca quando quer. E com o Sporting normalmente não quer. Sinceramente até prefiro. Agora também preferia que o Sr. André Campos (Assistente do lado contrário dos bancos) não fizesse "a dobra" dos centrais do Braga quando deixaram fugir o Wolfswinkel. E, já agora, gostava que alguém falasse desse lance... Ainda na semana passada a imprensa dizia que a nossa defesa era uma lástima porque não marcou o Meyong, só porque o rapaz estava em fora-de-jogo. Seria justo reconhecer agora o valor do Sr. Campos, que não arrisca cometer erros infantis, mesmo que para isso "marque" os jogadores em jogo.

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já a defesa extraordinária do Artur que permitiu ao SLB empatar um jogo foi uma coisa só ao alcance de um grande guarda-redes. Só o nosso é que é um chato. Excepto se estiver a defender a seleção.

      Eliminar
    2. Caro João,

      Houve falta sobre o Schaars. Mais do que isso, foi uma falta idêntica a muitas outras que o Pedro Proença foi marcando ao longo do jogo todo e das quais ainda ninguém se queixou.

      Quanto ao fora-de-jogo, a questão é mesmo essa. Uma defesa que é protegidas pelos ficais de linha é sempre melhor do que as que o não são.

      Por fim, vamos ver se isto melhora. Primeiro tem que melhorar fisicamente. Ao fim de sessenta minutos a malta já está com os bofes de fora. Melhorou-se um pouco a defesa, mas é preciso melhorá-la mais.

      SL

      Eliminar
  5. Já há muito tempo que não vinha cá, infelizmente. Finalmente fizemos uma exibição em condições, excepto os últimos 20/30 minutos da 2ª parte.

    Deste jogo, é importante destacar e mandar fazer uma estátua ao nosso guarda-redes. É importante dizer ao Salvador que ainda não sabe discursar à corrupto e também foi importante ter-lhe mostrado o museu, para ele saber o que é um grande. Também é importante estar de olho naquele puto Dier, que, espero eu, ainda nos dará muitas alegrias.

    Para mim o golo do Braga é mal anulado, mas também há uma fora-de-jogo muito mal tirado ao Wolfswinkel (que ninguém faz questão de mostrar) e não percebo de onde vem tanta polémica.

    Quanto ao resto, espero que esta paragem (para nós) sirva para continuar um melhor trabalho, principalmente a níveis físicos. Se não houvesse um Godinho Lopes, se calhar este treinador já tinha conseguido apresentar mais alguma coisa durante aqueles 15 dias de Oceano.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Antunes,

      Repito o que disse. A flta que anula o golo é em tudo idêntica a muitas que o Pedro Proença foi marcando ao longo do jogo. Não percebo de que se queixam os do Braga. Quando o Alan se atira para o chão à primeira ameaça de encosto ninguém se queixa.

      Por fim, grande Patrício e mais nada.

      SL

      Eliminar
  6. Caro Rui,

    A defesa é um susto mas não me parece que a culpa seja exclusiva dos 4 últimos. Se os que estão à frente deles deixam que lhe apareçam aos 2 e 3 de cada vez a coisa não é fácil de gerir. Concordo que defendemos mal, mas talvez a culpa não seja apenas dos defesas e o mesmo se aplica ao ataque. Muita gente culpabiliza o Wolfs mas a verdade é que ele vai marcando e com muito poucas oportunidades claras por jogo.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leão de Alvalade,

      Há alguma verdade no que diz. Mas também é verdade que na parte final, pressionados pelo Braga, a defesa parecia a Nossa Senhora dos Aflitos.

      Quanto ao Wolfswinkel, estamos de acordo. Continuo a considerá-lo um execlente avançado. Mostrou-o mais uma vez. Não se pode é pedir-lhe que concretize as oportunidades que não tem.

      SL

      Eliminar
  7. E houve também uma agressão (cotovelada na cara, que o 'comentador'(???) da SporcosTV diz ter sido no peito) Ao carrillo não sancionada!
    Já agora, alguém me sabe explicar se o facto de a cotovelada eventualmente ser no peito justifica a 'não expulsão'? É que segundo sei, agressão é agressão, seja cometida com o pé, a cabeça, a mão independentemente da zona onde se é atingido... Proençadas à portuguesa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Proença só dá conta das cotoveladas que lhe acertam.

      SL

      Eliminar
  8. Parabéns ao amigo Trindade, que com o seu apelo, conseguiu arranjar um argumentista!
    Fui assistindo ao desenrolar do jogo, e pensando cá para os meus botões, que de facto já tinha visto este filme vezes de mais.
    Ora vejamos, começamos a ganhar, e a fazer uns jogadas interessantes, falhando na eficácia. Fomos abaixo fisicamente, entricheirados na defesa, vimos o São Patricio a defender o impossível, a fazer a fita do costume e ainda a levar o amarelito a pedido.
    Previ toda esta sequencia de acontecimentos, desculpem lá se estou a ser pouco humilde, mas qualquer o sportinguista previa o mesmo.
    Por fim, só não contei com aquelas ajuda divina, com uma defesa para lá de impossível do Patricio, e desta vez a bola ter batido no poste e ter vindo para fora.
    Ainda hoje estou convencido que o factor Peseiro, foi o elemento destruidor de um filme cujo fim todos já fartinhos de conhecer.

    Um grande obrigado ao eterno pé-frio ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro NPR mas a minha contribuição foi insignificante. E com ou sem novo argumentista, vou continuar a ver a bola com o desfibrilador portátil à mão de semear, nem sempre vamos encontrar pela frente o pé-frio.
      SL

      Eliminar