sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cabeça(da) limpa

O A. Trindade levantou uma questão que andava há muito arredada da discussão futebolística nacional e não só. O sistema capilar é, ou não, determinante para o desempenho futebolístico? Não circunscreveria, como ele, é essa discussão à questão específica da (as)simetria do sistema capilar dos treinadores.

Um exemplo da necessidade de uma abordagem mais ampla ocorreu no Mundial de 1994, nos Estados Unidos. A Bulgária protagonizou a principal surpresa ao eliminar a Alemanha por 2 a 1. O golo da vitória foi marcado por Letchkov de cabeça. A imprensa local, sempre muito estudiosa das questões técnico-táticas do “soccer”, descreveu assim o lance do golo: “Letchkov imprimiu um efeito à bola que não teria sido possível a um jogador com um sistema capilar normal”. Esse lance ocorreu ao minuto dez deste vídeo. Vejam se não estão de acordo.

3 comentários:

  1. Gostaria de chamar a a atenção a todos os sportinguistas, para a homenagem que vai ser feito ao mais écletico atleta português de todos os tempos: António Bessone Basto. Grande atleta, lenda viva do desporto e grande Sportinguista. Andebol, Ténis, Ténis de mesa, Polo aquático, natação, Caça Submarina, etc. Sendo atleta top nacional, e em muitas modalidades top Mundial! É também por isto que o Sporting é muito grande e o Bessone enorme! A Homenagem é em Algés (fronteira entre os concelhos de Lisboa e Oeiras) dia 17 de Dezembro às 17:30. Marquem na vossa agenda . Quem puder deve comparecer!SL

    ResponderEliminar
  2. Meu caro,

    É uma questão relevante que coloca.

    Por mim rapava-lhes já o escalpe a todos. Quem sabe um pouco de ar fresco na mona lhes sirva para terem umas ideia novas.

    Mas penso que o factor capilar mais relevante se situa ao nível do lábio superior...imagine agora que o Rojo deixa crescer um destes:

    http://armazemleonino.blogspot.pt/2010/10/zezinho-nota-de-1000-escudos.html

    Já que não vai la de outra maneira pode ser que os desarme quando eles se desmancharem a rir.


    SL

    ResponderEliminar
  3. É um grande golo e uma razoável careca. A este propósito aconselho esta leitura, em minha opinião um excelente texto sobre a temática capilar-futebolística.

    OS CARECAS DO FUTEBOL
    (http://rolocompressor.zip.net/arch2012-02-26_2012-03-03.html)

    Fabrício Carpinejar e Mário Corso

    Por questões de espaço deixo aqui um pequeno extracto

    «Ser careca é um destino, não uma moda. Não há como imitar um careca verdadeiro. A calvície é um pedido dos hormônios, um mandado do corpo.

    Há mais raspados do que carecas. Carecas mesmo são os loucos do futebol, de natureza imprevisível e original.

    Os samurais. Exibem um conhecimento muito superior a sua idade.

    São os sábios da bola. Jedis das chuteiras.

    O careca é sempre uma promessa de reencarnação, suspeita de Dalai Lama.

    É observar um deles em campo que confundiremos com um sênior, um auxiliar técnico.

    Ele engana com sua aparência. Sua aparência já é um drible.

    Opera em um nível mental acima da média cartesiana.

    O careca é um falso fim. Uma morte fingida.

    O careca é o Lázaro dos esquemas táticos.

    Os técnicos experientes presentem na foto o sabor do time. O careca fornece o sal e a pimenta.

    É um pacto demoníaco, a natureza tira e os deuses restabelecem, reequilibram. As mechas representam a oferenda ao dom. São faustos contrariados, mas nem por isso menos cultos. A perda precoce lhes abre o terceiro olho védico. O careca participa dos segredos do velho da montanha.»

    ResponderEliminar