domingo, 23 de outubro de 2011

Ronaldo também Messi…

Adoro ver bom futebol. Por isso, desde os 18 anos que, sempre que tenho possibilidade, gosto de ver jogos do campeonato espanhol. Por isso, é um prazer ver jogar Ronaldo. Por isso, é um prazer ver jogar Messi. Para mim, Ronaldo e Messi são, neste momento, a grande distância, os melhores do mundo.

Qual deles é o melhor? As opiniões dividem-se e a discussão apaixona os adeptos mais fervorosos. O meu filhote diz que é o Messi, o mágico do futebol “play station”. O meu irmão diz que é o Ronaldo, o atleta perfeito. Mas ambos também adoram ver jogar o seu principal rival.
Em Portugal, a generalidade da comunicação social tem um gostinho especial por, mais do que mitificar a genialidade de Messi, procurar, implícita ou mesmo explicitamente, secundarizar a genialidade de Ronaldo. É certo que Ronaldo nem sempre tem estado no seu melhor na selecção nacional. Mas também é certo que Messi também não parece o mesmo quando actua pela selecção argentina. Quando Messi está melhor que Ronaldo num fim-de-semana, o amesquinhamento do madeirense por parte dos media portugueses é garantido. Quando, pelo contrário, Ronaldo está melhor que Messi, como neste ou noutros fins-de-semana, o principal mérito é dado ao seu treinador (em Manchester, a Ferguson e, agora, em Madrid, a José Mourinho).
Todas as opiniões são legítimas, mas se Ronaldo tivesse sido formado no Benfica e não no Sporting, como seria tratado o madeirense pela comunicação social portuguesa? Alguém se atreveria a colocar Ronaldo num segundo plano face a Messi? Ou, pelo contrário, seria considerado unanimemente como o melhor futebolista português de sempre? Ou até, no caso dos fervorosos cronistas d' "A Bola", não teria já sido eleito Ronaldo como o melhor futebolista mundial de todos os tempos, logo à frente de Eusébio e de… Rui Costa?

6 comentários:

  1. É neste espaço que eu acabo por ver traduzidos por palavras os meus pensamentos.

    Forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Concordo a 100% com o que dizes e queria deixar também a minha opinião e se calhar vai ser extensa porque no que toca ao tema "Ronaldo", poucos têm mais gosto do que eu em debatê-lo. Como se percebe, sou um dos muitos fãs do CR7 e não sou um daqueles histéricos que vai para a porta dum hotel pedir autógrafos, mas acompanho todos os jogos, entrevistas, documentários e notícias que faz.

    Em relação ao tema Ronaldo vs Messi, eu tenho uma opinião bem formada. São 2 génios com pés d'ouro. São também 2 géneros completamente diferentes de jogadores da bola. Não os vou descrever, porque todos sabem aquilo que são. Em relação a Messi, também é um prazer vê-lo jogar e ainda bem que temos 2 jogadores destes para ver jogar e de vezes em quando, jogam um contra o outro, o que é melhor. Eu prefiro Ronaldo, mas não é por isso que vou dizer que Ronaldo é melhor que Messi, porque são gostos e não se discutem. Têm uma coisa em comum, ambos são 2 máquinas de fazer golos. Agora, indo por partes, acho que Messi ainda tem mais a provar do que Ronaldo.

    1- Ronaldo foi Rei em Inglaterra e é Rei em Espanha, a par com Messi. Carregou o United durante várias épocas e agora carrega o Real Madrid, se bem que o Real Madrid desta época funciona mais em colectivo. Já o outro dava amostras disso, mas quando estava em dificuldades, quem resolvia era Ronaldo.

    2- Messi precisa de sair do Barça para dar as últimas provas do génio que é. Precisa de carregar uma equipa às costas, sem Xavi's e sem Iniesta's a fazer jogo por trás. Eu vou dar uma opinião muito sincera. Acho que se Ronaldo estivesse no Barcelona e se jogassem para ele como também jogam para Messi, então arrisco a dizer que Ronaldo seria assustador e acho que atingia os 50/60 golos por época só no campeonato.

    Em relação ao mediatismo da imprensa portuguesa também concordo plenamente com a ingratidão. Por vezes, conseguem meter Messi num pedestal e atirar Ronaldo para 2º plano, principalmente quando fazem de um bom rasgo de Messi, uma invenção, ou uma genialidade digna de um Deus. Parece-me que exageram muito, tal como Freitas Lobo quando comenta os seus jogos. Até quando Messi se engana (porque todos se enganam), dizem que foi de propósito. Um exemplo dessa ingratidão aconteceu no jogo de ontem, quando ouvia os comentadores da Sport TV a comentar os seus lances e a dizer que tinha sorte, ou que a defesa do Málaga concedia facilidades. Se fosse com Messi, nem quero imaginar. Em relação à formação deixa-me dizer-te que se ele fosse formado no Benfica, como se poderia imaginar, duvido que chegasse onde chegou. Primeiro, porque não haveria oportunidade para se afirmar na equipa principal como houve no Sporting e depois, porque o seu talento seria muito provavelmente mal aproveitado. Não é por ser Sportinguista e nem é para gabar o Sporting, mas acho que em termos de oportunidades à formação estamos bem acima dos lamps.

    Bem, não vou acrescentar muito mais porque isto já está gigante. Ainda acrescentava mais umas quantas palavras, mas ficaria aborrecido de ler... se calhar já o é.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. Olá. Concordo a 99% com tudo aquilo que Júlio Pereira escreveu. Contudo, aquele 1% do qual discordo poderá ser um ponto-chave: a hipótese de o Benfica algum dia formar um jogador como o Cristiano Ronaldo é uma utopia. Formaram um Paulo Sousa e um Rui Costa e, depois desses dois, foram Pepas e Ruis Baiões, excelentes reforços de equipas da segunda divisão.

    Quanto ao resto, acho que não é só a comunicação social que é injusta - e ingrata - para com o Ronaldo. Os próprios adeptos da selecção - grupo no qual não me incluo - são uns autênticos carneirinhos no que concerne a esse assunto. "Ai o Ronaldo não joga tanto na selecção como joga no Real", "Ai o Ronaldo é um foleiro", "Ai o Ronaldo não é humilde". Pois bem, o Ronaldo, na selecção, tem de levar com jogo construído por Moutinhos, Meireles e Carlos Martins. Não dá. É uma enorme diferença de categoria para o plantel do Real, onde constam Mesut Özil e Kaká (acho que nem preciso de continuar). Quanto a humildade, não interessa. Ele é humilde o suficiente para trabalhar mais que os outros. Para ser o primeiro a chegar aos treinos e o último a sair - e foram vários os treinadores que o afirmaram. Já para não falar do CRIME que é ter um jogador como o Ronaldo sob a alçada de um imbecil como o Carlos Queiroz. Vejamos a estatística: o Queiroz "treinou" a selecção entre 2008 e 2010. Até 2008, Ronaldo tinha 20 golos pela selecção. Entre 2008 e 2010, tinha CINCO! Coincidência? Dificilmente. Em 2011, Ronaldo tem quatro golos. Num ano, apenas menos um golo marcado relativamente ao período em que foi treinado pelo Queiroz.

    Outro pormenor que me parece interessante, foi levantado há uns tempos pelo Mourinho - se não estou em erro, na altura em que saiu do Inter para o Real. Perguntaram-lhe se era verdade que ele obrigava os jogadores do Real a treinos duros, ao que ele respondeu que os do Inter sofriam muito mais. Porquê? É simples. "Porque não eram os melhores", respondeu Mourinho. Uma das diferenças mais gritantes entre Ronaldo e Messi é essa mesma. O Messi tem um toque de bola inato, que lembra realmente o Maradona. É um jogador franzino, de finta curta com um toque de bola fenomenal. Talento inato. O Ronaldo é mais físico. Velocidade vertiginosa, um bom poder de choque, um forte e colocado remate com ambos os pés. Isto é o resultado de muito treino e muito trabalho. Humilde ou não, é dos jogadores que mais trabalha para atingir os seus objectivos.

    ResponderEliminar
  4. Se tivesse nascido para a bola no outro lado da 2ªcircular, era 1ª pagina todos os fins de semana !

    ResponderEliminar
  5. Julgo que melhor exemplo que Ronaldo será Peyroteo, ai se ele tivesse sido jogador do carnide...

    ResponderEliminar
  6. Caros Amigos,

    Antes de mais, obrigado pelas vossas amáveis palavras. Agradeço, em particular, os comentários do Jorge Antunes e do Petey cujo conteúdo subscrevo na íntegra.

    De facto, em Roma, quando os seus generais regressavam vitoriosos de uma campanha militar, tinham direito a uma parada triunfal. O general triunfante percorria os principais locais de Roma numa quadriga acompanhado de um escravo que, segurando os louros da vitória sobre a sua cabeça, lhe recordava constantemente: “Respice post te! Hominem te esse memento! (“Olha para trás e recorda que só és um homem”). Seguindo a boa tradição romana, também em Portugal, quando Ronaldo regressa triunfante, temos sempre um Freitas Lobo, um Diamantino, um Rui Santos para lhe recordar que ele é só um homem.

    Quanto à hipótese do Benfica formar um jogador como Ronaldo tratava-se, como é natural, de uma hipótese meramente académica. É tão improvável como Freitas Lobo não colocar entre aspas uma das habituais figuras de estilo das suas crónicas futebolísticas.

    ResponderEliminar