quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Jogar contra o destino

Decidi chegar a casa mais cedo para ver o jogo contra o Vaslui. Mesmo assim, não cheguei tão cedo quanto queria. Perdi os primeiros vinte e cinco minutos do jogo. Não conheço a minha casa durante a semana àquela hora. Senti-me verdadeiramente em casa e mais em casa me senti quando comecei a ver jogar o Sporting.

O futebol tem no Sporting desta época também um porto seguro, como a bola nos pés do Matias. Cada passe, finta, simulação ou remate vai assinado. Retenho várias imagens: a parábola de livre, a trivela do golo, a arrancada e o passe para o golo do Evaldo.

Depois temos o Capel. Não via um jogador tão entusiasmante há muito. Não sei a que atribua maior mérito no segundo golo, se à arrancada imparável do Capel, ao túnel do Carrillo ou à trivela do Matias. Qualquer um das jogadas é notável. Juntas são um monumento.

Sabemos jogar com dez. Sabemos jogar contra dez. Falta saber, no fim, se somos capazes de jogar contra o destino.

8 comentários:

  1. Caro amigo, juvenilmente embevecido, arrisco citar William Shakespeare:

    «O destino é quem baralha as cartas, mas somos nós quem joga».

    A. Trindade
    SL

    ResponderEliminar
  2. A fé move montanhas, contra tudo contra todos...

    ResponderEliminar
  3. Excelente jogo do Matias.
    Belo problema tem agora o Domingos em mãos, de encaixar o Elias e o Matias na mesma equipa....

    ResponderEliminar
  4. Jogamos bem . Ou melhor, quanto bastasse. Estive a ver o jogo com o meu filho (pareço o Dr Eduardo Barroso) em casa. Quando foi expulso Wesley, ele comentou. " Que chatisse, gostava de ver como é que o Sporting ia resolver isto , mas onze conta onze". Eu disse-lhe que aquilo era futebol, um jogo com regras e que o Sporting as estava a praticar (apesar da malandrice do João Pereira)
    Como dizia Domingos: é preciso que nos aconteça tudo este ano. Mas eu estou mais optimista e não quero que experimentemos de tudo. O que eu queria mesmo é que o trabalho do Domingos desse os seus frutos já este ano . E parece-me que não estamos muito longe.
    Construir uma equipe desde o nada não é nada facil. Mas dá-me a ideia que isso já está quase conseguido. Falta acertar a defesa. Se tivermos isso resolvido e os arbitros nos respeitarem temos tudo para ter uma ou varias grandes alegrias ainda este ano.

    ResponderEliminar
  5. Caro A. Trindade,

    O advérbio de modo é excelente. Pena é que o espelho não me dê o cabelo que mereço.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Caro Campista Selvagem,

    Já não é só fé. A malta joga umas coisas. Os adversários já sabem disso.

    SL

    ResponderEliminar
  7. NPR,

    O Matias precisava de uma grande equipa para jogar o que sabe. A época vai ser longa e há espço para todos. Sem o Luís Aguiar e o Izmailov, o que estão a faltar são alternativas.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Caro Fernando Sousa,

    Você é que tem sorte. Tentei que a minha filha visse o jogo. A primeira pergunta que me fez foi se o Paulo Bento era o nosso treinador.

    SL

    ResponderEliminar