terça-feira, 2 de outubro de 2012

Convém não ver gigantes onde só existem moinhos (de vento)

No comentário futebolístico tende a prevalecer um juízo moral que não faz sentido. Ganha quem marca mais do que o adversário. Merecer ou não ganhar é algo que não interessa nada. O jogo contra o Estoril é extraordinariamente pedagógico para a análise do que se costuma para aí andar a dizer sobre futebol.

Verificámos, agora em benefício próprio, que as arbitragens influenciam os resultados. Não podemos efetuar o contrafactual. Mas qualquer um se arrisca a dizer que, sem a intervenção do árbitro, dificilmente não sairíamos derrotados. Para quem tem a mania que as arbitragens não contam, aqui fica a prova. Contam e contam muito.

Depois, merecer ou não merecer ganhar um jogo depende das expetativas e não do que se passa em campo. Nós jogámos mal. O Estoril jogou tão mal ou pior. Dizemos que o empate é correto, exatamente porque nesse juízo entram essas expetativas. Se não vejamos. O nosso guarda-redes não fez uma defesa. O primeiro golo do Estoril resultou de uma parvoíce e não de uma qualquer jogada bem pensada. Estávamos mais do que em superioridade numérica nesse lance, só que o defesa resolveu fazer uma daquelas faltas que não lembram ao diabo, ou o diabo só se lembra de uma falta dessas quando ainda anda pelas camadas jovens. O segundo golo, resulta de um desposicionamento da equipa após um canto. Agora, esta constatação não retira qualquer mérito ao contra-ataque do Estoril. O Estoril rematou duas vezes à baliza e fez dois golos. Moral da história: nenhuma.

Dito isto, é preciso temperar melhor a ideia de que a falta de jogadores no meio-campo expõe a equipa a sofrer golos. É verdade, mas não é uma verdade absoluta. Neste caso, simplesmente não foi verdade. A falta de jogadores no meio-campo só nos impediu de ter a bola, de pressionar os adversários e de criar oportunidades de golo. Enfim, impediu-nos de jogar qualquer coisa que se veja.

Em contrapartida, o guarda-redes do Estoril foi o melhor jogador em campo. Fez duas defesas impossíveis. Uma a remate do Izmailov; outra a remate do André Martins, na sequência de um livre quase a acabar o jogo. Mais, dispusemos de várias oportunidades de golo. Sem ser exaustivo, lembro-me de um jogador do Estoril tirar uma bola sobre a linha de golo, da jogada espetacular do Izmailov, que apanhou o Wolfswinkel atrasado e o Viola a dormir, de um cabeceamento do Xandão ao lado com a baliza aberta a meio metro. Moral da história: nenhuma.

Merecemos empatar porque empatámos e nada mais. Jogámos mal. Não se conclui, por isso, que o Estoril tenha jogado melhor. As expetativas relativamente a uma e a outra equipa é que são diferentes. Espero que se tirem as consequências devidas deste resultado para futuro. Se não despedirem o Sá Pinto, como parece, ao menos que não comecem a ver gigantes onde só existem moinhos, e de vento, ainda para mais.

4 comentários:

  1. que cenas tristes protagonizadas pela equipa de basquetebol do benfica
    http://youtu.be/ziS6F0DxpeE
    pelos vistos a figura que fizeram no final da época passada não foi excepção mas a regra

    ResponderEliminar
  2. Pois, assinaria por baixo se tivesse sido a primeira vez que perdemos pontos com equipas de vento... Mas, infelizmente, não se trata de azar, é mesmo incompetência. Não sei é de quem, mas custa-me a crer que seja dos jogadores.

    ResponderEliminar
  3. Julgo q n se trata de incompetência. Trata-se de inexperiência. Treinador jovem com potencial, jogadores novos e muitos jogadores jovens com potencial. Experiência há pouca, vontade muita. O "problema" é que somos uma equipa sedenta de títulos. É possível fazer melhor? Sim. Vamos melhorar e muito? SIM. Venceremos títulos esta época, mas esquecer o campeonato. É preciso fundamentalmente tempo. A Questão é: Temos paciência para esperar e a sabedoria de viver com a travessia no deserto? Não-me parece.

    ResponderEliminar
  4. Pois é meu caro, mas aparentemente continuam a ver gigantes:

    "A Imprensa dirá aquilo que quiser, mas nós vamos entrar em campo com o mesmo respeito e serenidade. No relvado é que vemos quem é realmente favorito, isto porque hoje em dia são cada vez menores as diferenças entre as equipas."

    Eu ja nem sei que diga... só já consigo repetir: do que é que estamos à espera?

    SL


    ResponderEliminar