segunda-feira, 6 de março de 2017

Para o ano é que vai ser

Por razões pessoais, não me foi de todo possível assistir com a devida atenção ao jogo de ontem. Diz que não perdi grande coisa. Pela forma como a equipa se bamboleia em campo, parece que os objectivos definidos até final da época se resumem numa pequena tabuleta: vacances. Se um tipo fosse um alienígena qualquer e chegasse agora a este planeta futebol, ficaria com a sensação de que alguns jogadores do Sporting nunca haviam treinado juntos, e apenas se reconheciam pelo listado das camisolas, assim como quando éramos putos e fazíamos uma pelada, a táctica ficava para segundo plano e o mais importante era reconhecer os companheiros naquele emaranhado de pernas e poeira. E sobreviver, claro, para não faltar à escola.

Concedo: a primeira parte não foi má, um jogador do Vitória devia ter sido expulso e o árbitro sempre que podia (durante o jogo todo) lá alinhavava uma dualidade irritante de critérios. Certo. Mas devíamos ter marcado mais um golo, pelo menos. Devíamos jogar com a objectividade necessária à existência de balizas num jogo de futebol, honra seja feita ao Gelson e ao Bas Dost, neste particular.

Na segunda parte a mensagem na garrafa era a de recuar e esperar por S. Patrício, não era JJ? Se não era, foi o que deu a entender com as alterações efectuadas. Contra o Rio Ave correu bem.  Um futebol mastigado, previsível e enlatado na sua própria teia táctica fizeram o resto. Não admira que os treinadores adversários e os seus jogadores acreditem sempre que é possível alcançar qualquer resultado contra o Sporting. Os jogadores do Sporting acreditam sempre que é possível que a outra equipa alcance qualquer resultado contra o Sporting.

Um Sporting que, dois anos depois, ainda faz experiências na defesa à procura do Santo Graal defensivo, uma equipa que denuncia a cada momento o momento seguinte, que oscila como varas verdes com qualquer brisa, é uma equipa que dificilmente vencerá. Seja lá o que for. E não me venham falar de pressão. Coitadinhos dos jogadores. Pressão é levantar-se todos os dias pata trabalhar, muitas vezes em empregos precários e sem tabuletas no horizonte a dizer: vacances.  Haja paciência!

9 comentários:

  1. Nao ha ataque, nao ha meio campo e a defesa esta uma merda, se juntarmos a isto o contagio quinzenal dos sectores mencionados ao nosso guarda-redes, acabamos por de uma equipa, nao sobrar nada.....Acho que treinador tambem ja era, resta o presidente qual figurao a fazer-nos passar figuras ridiculas. No passa nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,

      No passa nada é que não: passa e não é pouco, basta atentar nos golos que vamos sofrendo...

      SL

      Eliminar
  2. Chegou a ser penoso ver o pobre do Esgaio ser batido, lance após lance, pelas motas do Guimaraes, em particular pelo Hernani.
    A culpa não é do pobre do rapaz, mas quem o sujeita a uma humilhação daquele calibre.
    Posto isto, partilho aqui a minha promessa, não contem comigo no estadio para 2017/2018 se tivermos outra época aj ogar sem laterais!
    Já cheora mal, caramba!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Se fossem só a(o)s laterias ainda vá, mas parece-me que precisamos de algo mais. Um lifting não basta, parece-me.

      SL

      Eliminar
  3. Meu caro,

    Havemos de ver se as vacances prolongadas são boas ou não para a próxima época. Para o resto da época, se me deixarem escolher o que peço ao JJ é para continuar a apostar nos Campbells e Castaignos, a ver se alguém lhes pega. Já agora peço ao Conselho de Arbitragem (está na moda ir lá pedir coisas) que o Jorge Sousa nos apite mais umas 5 vezes, e que para o ano nos deixe em paz.

    Entretanto venha de lá a passeata a Tondela, aproveitem para visitar umas vinhas no Dão e deixem o Gelson, o Bas Dost e o William fazer uma sessão de ski na Serra da Estrela. Com sorte lesionam-se e não se vão embora no fim da época...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      O jorge Sousa já deve ter umas boas vacances na calha. A nós resta-nos planear a próxima época, sabendo que o defeso se estende por meio ano. Não vai ser fácil.

      SL

      Eliminar
    2. La esta a porra da arbitragem....confesso que trabalhando a noite e sabendo dos resultados mais negativos por um colega que e portista aqui no Reino Unido a minha maior preocupacao era desejar lances polemicos para desculpar os resultados.
      Mas como andei no mundo da bola 20 anos,perguntei-me: Qual e a mais valia Jorge Jesus?Vender por milhoes jogadores que tem vindo a ser modelados por outros? Se ele marca a diferenca entao devia transformar pernas de pau em craques...ou mais simples, fazer das nossas promessas grandes jogadores. Mas nao, nada disso.Qual e a mais valia?Carrossel futebolistico?Tacticas completamente desgastantes quando afinal as vezes um biqueiro na frente para um ciclista ou um canto dao 3 pontos, e quem quer ser campeao tem de amealhar cada pontinho.Aqules quadros de tacticas devem conter mais rabiscos que o video dos A-ha e afinal se nao sao os esticoes do Gelson, nao temos ataque.Alias nao temos nada....

      Eliminar
    3. E digo mais,vi muitos jogadores que a treinar eram colossais, mas nos jogos.....zero,qual sera a moral daqueles que esperam oportunidade e chegam ao Domingo e nao calcam?Vao depois para os cornos do touro na hora do aperto ...Depois os nossos capitaes sao muito fraquinhos, e preciso uma voz de comando que nao temos ha muitos anos,nao vejo perfil de lideranca ha muito na equipa.Em 44 anos de vida e 30 a gostar de futebol vi o Sporting ser campeao 4 vezes, mas o coracao e verde,que se pode fazer.Nao sera com este presidente que vamos la.A estrutura resume-se a 2 pessoas.Uma em 4 anos so da tiros nos pes a outra perdeu o campeonato anterior por ter um ego gigante e este ano,por estar em coma.

      Eliminar
    4. Caro Anónimo,

      Dizer que não temos nada parece-me excessivo. De resto, não sei se sabe, mas a campanha eleitoral já acabou. Com, ou sem estrutura vamos ganhar. Eu gostava de os ver tentar, pelo menos...

      Eliminar