terça-feira, 23 de outubro de 2012

Isto tinha tudo para correr mal

Isto tinha tudo para correr mal. Quando da campanha eleitoral, escrevi que trocava todos os supostos projetos dos candidatos – isto de chamar projeto a qualquer meia dúzia de tretas tem que se lhe diga – pela indicação de um treinador competente. Era preciso um treinador desses e muita persistência; nessa persistência incluía uma política de comunicação coerente e o reforço do papel do Sporting na rede de influências do futebol português. É que não vale a pena ter ilusões: é preciso não só jogar bem como, a pouco e pouco, mudar a relações de força no futebol português, trazendo para essa mudança a opinião pública (só jogando bem e comunicando as iniquidades se ganha a opinião pública).

Fez-se o que os adeptos esperavam que se fizesse. Deu-se-lhes pão e circo ou, nas palavras do Duque, pretendeu-se resolver tudo com um cheque e uma vassoura. E, com uma mão cheia de aquisições de encher o olho, almejou-se o título. A ingenuidade e o populismo pagam-se caros. Os árbitros começaram a tratar-nos da vidinha logo no início do campeonato anterior. Em vez da persistência, optou-se por mais pão e circo. Mudou-se o treinador, criando-se a ilusão que desta é que era, e, simultaneamente, deu-se razão aos nossos adversários. Acabamos sempre por, implicitamente, dar razão àqueles que dizem que o “sistema” não existe e que isto é tudo uma questão de jogadores e treinadores.

Agora, não há tempo para recomeçar. Agora, vamos ter que engolir um Vale e Azevedo qualquer. Está escrito que assim terá de ser. Depois dele, não haverá redenção. Será o fim. O fim que merecemos.

6 comentários:

  1. Calma, que já tivemos o Jorge Gonçalves e sobrevivemos. Chegou um par de anos depois do FMI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O FMI aguentamos. O Vale e Azevedo é que não.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. "Será o fim. O fim que merecemos" Mas que raio de sportinguista és tu? O Sporting é muito grande e já aguentou borrascas maiores do que esta. Ou estás-te a deixar levar pela propaganda dos pasquins e do Rui Santos que queria mandar o Sporting para a 3ªd., que até já dizem que o Braga porque ficou uma vez à frente do Sporting já é o terceiro grande. Isso é pra rir. Calma, que a nossa pele é muito rija.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A história do Brga não é para levar a sério. Mais tarde ou mais cedo acaba, como o Boavista. O Braga é o clube da cidade de Braga, e não mais. A dimensão, tarde ou cedo, resolve o problema.

      Quanto a nós, não sei. Há provérbios populares para tudo. Há aquele que tantas vezes o cântaro vai à fonte que um dia deixa lá a asa. Depenados estamos. Só falta a asa.

      SL

      Eliminar
  3. Calma...
    "As notícias sobre a minha morte são manifestamente exageradas"
    Mark Twain

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tenho dúvidas que isso se aplique a alguns jogadores do Sporting. Não são nada exageradas as notícias sobre a morte do Rojo, do Jéffren, do Elias e por aí fora.

      Um abraço.

      Eliminar