domingo, 2 de setembro de 2012

O bom matulão

Todas as equipas que se prezam têm o seu matulão. Como dizia há um ano atrás, o matulão de uma equipa serve para ser tão ou mais matulão do que os das outras. Se assim for, já cumpre sem mais a sua função. Tudo o que venha para além disso, vem por acréscimo.

Nós tínhamos um: o Onyewu. Era um matulão bom. Não era um matulão cobarde, que vive de bater nos mais fracos e da complacência da arbitragem, como os matulões Luisão e Javi Garcia. Só explicava à sua equipa e aos matulões da equipa adversária que podiam contar com ele.

Emparceirando com o Pola, repito, com o Polga, transformou a defesa do Sporting na segunda menos batida do campeonato. Não chegou. Nunca chegaria. No primeiro jogo que o vi, contra a Juventus, tive que suportar os comentários chocarreiros do Freitas Lobo - o mesmo que viu em Purovic um avançado elegante e letal - sobre a sua suposta falta de jeito e lentidão. No jogo seguinte, contra o Valencia, pagou por inteiro as asneiras do Carriço. Foi o sacrificado. Foi para o banco. Andou por lá até o Carriços e o Polga nos tirarem o campeonato. Voltou a tempo de nos voltar a dar esperança.

Com ele, não havia, a um tempo, medo e, a outro, falta de esperança. Deixámos de ter medo de qualquer canto ou livre contra nós. Passámos a ter esperança em qualquer lance de bola parada na área do adversário.

Os do Málaga é que passarão a disfrutar dessas sensações. Muitos de nós vamos ter saudades dele. Quem não terá saudades serão os matulões das outras equipas, como o pateta do defesa do Benfica que, no ano passado, só empoleirando-se nele o conseguiu travar. Esses não vão ter saudades nenhumas.

16 comentários:

  1. Lindo e justo texto. Era um assunto que me andava a incomodar ainda para mais pensando que, para quem gastou mais de 10 milhões de euros com o Pongolle (contratação 6,5 milhões de euros + salário 900 mil por ano x 4 = 3,6 milhões), para não referir outros "diamantes", bem que podia investir 2 ou 3 milhões num jogador que era, como o Rui refere e eu concordo, uma real mais valia sobre vários aspectos... mas que sabemos nós dessa díficil arte de bem gerir um clube?
    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro A. Trindade,

    Há coisas na gestão deportiva que nos ultrapassam. O Sporting no ano passado contruiu uma equipa nova. Em princípio, a equipa deste ano devia assentar naqueles jogadores que deram boas provas no ano passado. O Onyewu era um caso destes.

    Em princípio, era preciso contratar mais um central para substituir o "falecido em combate" Polga. Manifestamente, não consigo preceber que se vão comprar dois centrais e depois se dispense aquele que foi o melhor na época passada. Este permaenente experimentalismo mete-me nervos, para além de nos sair caro.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Defendo desde o ínicio da época que a dispensa de Onyewu não tem qualquer justificação do ponto de vista desportivo. Dispensámos o melhor central que tinhamos, competente qb no jogo posicional com boa capacidade de marcação e de corte pelo chão e imperial no jogo aéreo. Muito bom a defender pelo ar e fortíssimo a atacar nos lances de bola parada. Um elemento desestabilizador na área adversária. Acresce o facto de ser um bom companheiro e alguém com capacidade de liderança. Deve ter sido isso que o lixou face a autoritarismos de antanho que já só prosperam neste mal afortrunado Sporting. Gastar 4 milhões com Rojo e dispensar Onyewu é um crime de lesa Sporting e um acto despesista e desnecessário sem qualquer vantagem desportiva.
    Julgo que irá voltar no final da época depois de os que o dispensaram terem dado prova cabal do seu valor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Guinote,

      Talvez fosse um jogador caro. Não se percebe é como sai mais barato ir dar mais 4 milhões de euros pelo Rojo, para além dos salários. Esta é grande questão da gestão desportiva do Sporting este ano.

      Para além dos adeptos, como bem disse, era um jogador apreciado pelos seus colegas. Isso notava-se durante os jogos.

      SL

      Eliminar
  4. A questão da ridícula saída do Onyewu (alguns estupidamente defendem que tinha um ordenado demasiado elevado para um suplente), tem única e simplesmente a ver com uma situação: Esse pacífico e ponderado iluminado que nos comanda, achou por bem excluir um jogador com todas as qualidades referidas acima, porque em determinada altura ele saiu em defesa de um colega num treino quando o "treinador" lhe chamou a atenção. Ora como o Goochi tem uns cm a mais que esse mestre do bigode piaça de seu nome A. Jorge, e compensa a falta de agilidade do nosso querido Liedson com uma manápula do tamanho de uma raquete, parece-me que o honroso Sá, andava um pouco confuso sobre qual seria a melhor forma de transmitir a sua letal e eficaz garra e motivação (que tão bons resultados têm dado á nossa equipa) a um rapazinho com o qual não era muito aconselhável arranjar confusão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JG,

      As lideranças têm vindo a ser fracas. A do Paulo Bento sempre disfarçou em autoritarismo a falta de autoridade. Esse era o seu principal defeito.

      O problema do Sá Pinto deve ser a fraqueza que refere. No ano passado, havia três líderes dentro do campo. Daqueles que os colegas respeitavam e que, nos momentos difíceis, agarravam os jogos pelos colarinhos: Onyewu, Rinaudo e Schaars. Vamos ver quanto sobram.

      SL

      Eliminar
    2. Se o texto do Rui é elucidativo sobre o triste paradoxo entre a mais-valia dada por OO (estatura física para as bolas paradas, respeito dos colegas,...) e o prejuízo dado por essa dupla de coxos Carriço-Polga com o reflexo evidente na prestação no campeonato e taças nacionais, a ser verdade o que diz JG fica à vista o que move essa eminência parda de suspensórios cujo passado é mais que claro para todos, excepto para os visionários dirigentes do clube e alguns simpatizantes míopes (após o jogo com o RA da passada semana alguém o defendia noutro blogue dedicado ao clube como um SÍMBOLO VIVO do clube! Sim leram bem... Sendo um símbolo talvez estivesse melhor no museu para acalmar a miopia de tais almas...).
      Se o OO não tivesse saído por razões desta natureza, quereriam convencer-nos de que seriam apenas o quê? Motivos financeiros? Alguém no seu perfeito juízo acredita que os mesmos dirigentes que o acharam uma boa aposta o ano passado e sabiam o que ele ia ganhar afinal acham que pagar o mesmo este ano é muito e decidem dar 4ME pelo Rojo? Por acaso o contrato do OO foi melhorado durante o ano passado e os adeptos nem se aperceberam? Claro que não.
      Motivos desportivos? Então o OO jogava mal? Já sei, era lento? E o Polga fazia os 100mts em 9,50 seg.? Os 5 ou 6 golos que o OO marcou não encheram as medidas? Quantos é que o Polga marcou em 9 anos? E o OO lesionou-se mais que a maravilha peruana contratada ao Braga que está agora no RA? Hum? Claro que não?
      Alguém se esqueceu quantos pontos deu a ganhar o OO em golos o ano passado? Eu relembro: um golo fora contra o RA que deu vitória (3 pontos), único golo do jogo contra o Nacional em casa (+3), dois golos ao BM em casa (+3), i.e. 4 golos que ajudaram a valer 9 pontos para além dum golo na taça da liga contra o RA nos últimos minutos que nos safou de uma derrota humilhante...
      Portanto: é caro este ano para os mesmos dirigentes (motivos financeiros) e é lento (desportivos), toca de contratar outro trintão sarrafeiro holandês e o Rojo que nos vão dar a ganhar no mínimo os 9 pontos que o OO deu o ano passado e outros tantos! Será? Tenho cá um palpite...
      Para finalizar, em termos desportivos, como é lento é emprestado a um clube que vai à... Liga dos Campeões!
      Nada disto faz sentido para o comum dos mortais.. Apenas está ao alcance de SÍMBOLOS VIVOS do clube, que esses sim são muito à frente!
      Tudo isto daria vontade de rir se tal não fosse tão triste por ser feito no maior clube desportivo nacional.
      Hajam Zenits e City para nos alegrar. Se o rombo no futebol praticado por SLB e quiçá FCP for o antecipável pelo resultado destas vendas e permitir ao SCP ombrear com eles em termos competitivos, talvez o Godinho Lopes pudesse homenagear o clube russo (que deu 3 a Porto e Benfica) e inglês (que o SCP eliminou) no próximo ano com um equipamento alternativo... Azul celeste! Que tal? Estava a parodiar!
      SLeoninas

      Eliminar
    3. Caro Frade Kreuger,

      Os factos falam po si. É caro, mas é mais barato dar 4 M€ pelo Rojo. É mau jogador para uma equipa como o Sporting. É suficientemente bom para ir para uma equipa que vai à Liga dos Campeões.

      SL

      Eliminar
  5. E como se não bastasse tudo o que refere ainda por cima teve classe na forma como se despediu.

    No meio de algum notório pesar de muitos Sportinguistas (eu incluido), acabei por ler uma entrevista dele em qem a proposito do ser ou não lider em que ele diz o seguinte: "Quero e gostava de servir como um exemplo, mas sem dar nas vistas. Isto porque acredito mesmo que a melhor forma de liderança surge quando somos respeitados sem termos de nos impor, sem termos de obrigar seja quem for a respeitar-nos. Prefiro não falar e deixar que as pessoas vejam quem eu sou através dos meus atos, do meu comportamento."

    Se calhar o homem dos suspensórios aprendia mais num aninho com este do que em mestrados com visitas de estudo ao City.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ajorge73,

      O Onyewu portou-se sempre como um senhor, dentro e fora do campo. Era um matulão, como disse, mas nunca se aproveitou desse fecto para arranjar problemas dentro de campo. Aliás, bastava estar lá para que os problemas não existissem.

      SL

      Eliminar
  6. Execelente texto, reflecte muito do que penso.

    É triste ver partir um jogador desta categoria, mesmo quando se deve reconhecer que ele poderia não ser titular indiscutível... A verdade é que as bolas paradas são cada vez mais decisivas no futebol Português e passei largos minutos do jogo do jogo com o Rio Ave a pensar em como poderia dar jeito o Onyewu em campo para atacar tanto cruzamento desperdiçado... e acho que ainda nos vamos ver a roer as unhas a ver uma vitória ameaçada por lances de bola parada ou chuveirinho e pensar em como poderia dar jeito ter Onyewu para lançar no jogo... e para não falar que os centrais que temos jogam rijo, o que não jogando de azul ou de vermelho quer dizer que vai haver muito cartão...

    Se estes são aspectos mais ou menos visíveis, existem também os que não passam de especulação, mas ao que parece um clube que se queixa tanto de formar melhores jogadores que Homens não se pode dar ao luxo de prescindir de alguém com o carácter que Onyewu parece ter...

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Deixemo-nos de tretas. Os campeonatos em Portugal ganham-se nos lances de bola parada. O Benfica não faz outra coisa que não seja treinar esses lances.

      Nós resolvemos abdicar do principal ponto forte, a defender e atacar, desses lances. Já começámos a ver os resultados dessa opção.

      SL

      Eliminar
    2. De acordo, mas como sabe certos clubes têm direito a mais livres no último terço de terreno que outros... Daí que uns treinem mais que outros! Apesar disto é notória a incapacidade do Sporting neste domínio, especialmente agora na ausência de Onyewu.
      João

      Eliminar
  7. Apetece-me acrescentar que a saída de Onyewu é a manifestação mais evidente de uma gestão desportiva em que o planeamento - feito numa lógica plurianual e nos interesses do clube - pode sempre sucumbir a decisões determinadas por razões que nem desportiva nem economicamente nos favorecem. Revisitem-se as decisões de Paulo Bento sobre alguns jogadores como C.martins ou Varela, por exemplo. Ainda hoje o representante do Sporting no prograsma grandes adeptos da Antena Um dizia que o ano passado o clube fizera um grande investimento numa equipa nova e que este ano apenas seriam necessárias pequenas adapatações. Não foi isso que se passou. De facto não necessitávamos de gastar dinheiro com defesas. Onyewu e Xandão mostraram ser competentes e garantes de dois ou três anos a um nível elevado. O Sporting comprou dois centrais com um investimento de 4 milhões. Nos outros sectores podemos fazer uma análise semelhante como na estranha aquisição de Gelson Fernandes num sector sobrelotado e para o qual existem recursos internos, caso de Carriço -que não é a única alternativa a Rinaldo - que é nesta posição aquilo que nunca foi nem será como central. Podíamos falar dos outros sectores.
    Há um problema de qualidade de liderança que leva a estes disparates.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Guinote,

      Estou completamente de acordo consigo. Como disse, não percebo porque é que se foram contratar dois centrais para titulares, dando 4 M€ pelo Rojo (se é por ser promissor, para isso, há alguns na equipa b e emprestados).

      Depois, há opções que ainda não foram explicadas. O Gelson pode ser uma boa alternativa para o meio. O que não se percebe é porque razão fica o Carriço. O Labyad parece bom, só que, pelos vistos, o Adrien é melhor.

      Supostamente o Rojo veio porque também joga a lateral esquerdo. Entretanto, também se contratou o Pranjic como alternativa ao Ínsua.

      SL

      Eliminar
  8. Nota prévia: tenho consideração por Sá Pinto. Pelo seu profissionalismo como jogador e mais tarde pelo seu sportinguismo.

    Cada treinador escolhe os jogadores e a forma como a equipa joga. No fim é responsável pelos resultados. Mas faz-me confusão, que depois do muito dinheiro gasto na época passada, a equipa anterior deveria ser o esqueleto desta, mas não. Onde estão estes jogadores de qualidade: Schaars; Oguchi; Rinaudo; Matias; Xandão e ismailov? Rojo não é melhor que Oguchi, Carriço não tem lugar no plantel (mas poucos se lembram que o passe pertence a Baltazar e no valor de 5 milhões! Por isso à que ter paciência). Outra coisa que não percebo são as alterações na Academia. Para a equipa B entra Dominguez amigo de Sá Pinto e que não é sportinguista! Na época passada, em entrevista ao suplemento desportivo Sport do CM, antes do derby SCP-SLB foi-lhe perguntado quem queria que ganhasse Dominguez referiu que lhe era indiferente. Como tal não é sportinguista. Nos juvenis saí Lima ex-jogador dos séniores do Sporting, três vezes campeão de juniores (como treinador e licenciado em E.Fisica), para entrar Pedrosa (e sua equipa técnica!)que por acaso dizem ser amigo de Sá Pinto. Não percebo! Mas, o mais importante agora é que os sportinguistas se unam e apoiem, para que este seja o nosso ano. S.Leoninas.

    ResponderEliminar