sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

O Sporting e a modernidade

O Sporting é campeão europeu de judo. É simplesmente extraordinário. É também extraordinário e não me qualificada nada bem como sportinguista que não soubesse da existência desta equipa. 

Há vitórias que, parecendo pequenas, são grandes vitórias para um país, como Portugal, que necessita de consolidar a sua recente conquista da modernidade. Por exemplo, a vitória do Carlos Lopes nos jogos olímpico foi mais do que uma vitória. Foi a demonstração de que passávamos a ser um país como os outros, que podia competir com os outros e que podia ganhar aos outros. Costumo dizer que seremos um país tão desenvolvido como os melhores quando tivermos o primeiro Prémio Nobel da Física (troco-o pelo do Sporting no campeonato esta época). 

O judo não é só uma modalidade olímpica. É uma das mais relevantes modalidades olímpicas, por ser das mais competitivas e de prática mais generalizada no mundo (há mais mundo para além do mundo do futebol). Esta vitória enobrece-nos e enobrece o país. Parabéns aos atletas, parabéns a esta e à anterior direção do Sporting, parabéns a todos nós que somos e fazemos o Sporting.

6 comentários:

  1. Feito épico de que me orgulho com a minha origem portuguesa! A RTPi no seu noticiário preferiu falar do Rui Vitória. O blog "Fora de Jogo" também... Ainda bem pois normalmente só diz mentiras!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Nunca percebo estas coisas. A RTPi é paga com os nossos impostos e deve fazer serviços público às nossas comunidades. Não é paga pelo Benfica para fazer propaganda. Para isso há outros canais.

      Esta equipa orgulha-nos como sportinguistas e como portugueses. Quando a Telma Monteiro ganha também me sinto orgulhoso.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Rui,

    É disto que o Sporting é feito. E ás vezes é fácil escrever: orgulho!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gabriel,

      Há vitórias que parecem pequenas mas que são grandes vitórias para um país como Portugal. São estas pequenas vitórias no desporto, na ciência, na literatura, que vão fazendo de nós um povo melhor. É isso mesmo: orgulho!

      Um abraço

      Eliminar
  3. Caro Rui,

    A Telma foi um caso à parte. Nunca vi tanta promoção a uma atleta como à Telma Monteira.
    Tudo o que seja tratamento diferenciado, para mim é um nojo.
    A Telma tinha muito a aprender sendo atleta do Sporting. Talvez os feitos teriam sido ainda maiores.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Metralha,

      É verdade que há muita promoção à Telma Monteiro mas também é merecida.

      SL

      Eliminar