domingo, 15 de agosto de 2010

Paços de Ferreira 1 - Sporting 0

Isto afinal começa bem. Informa-nos o benfiquista Manha que o Sporting não começava a perder um campeonato há 15 anos. Pelas minhas contas, então, quando não perdemos na primeira jornada temos uma probabilidade de 14,3% de ganhar o campeonato. Acham muito? Eu não.

Quanto às estatísticas, estamos conversados. Vamos à análise técnico-táctica, que é o meu forte. A táctica da segunda parte pareceu-me original. Verificando que o Mathias jogava melhor no centro, o que é que o nosso treinador vislumbrou? Vislumbrou a táctica do “2-1-1-1-1-1” (muitas vezes denominada, nos meios mais informados, de “bicha”). À frente dos dois centrais plantou o Carriço. À frente do Carriço aparecia o Maniche, que tinha pela frente o Mathias, que não raras vezes chocava com o Postiga, que também por ali passava para apoiar nas costas o Liedson (nada de piadas parvas que o “levezinho” tem as costas largas).

Quando as coisas começaram a dar para o torto, deixou um médio e meteu cinco avançados. Desde os tempos em que assistia aos jogos do S. Nicolau dos campeonatos da Associação Distrital de Braga que não via nada assim.

Não quero ser demasiado crítico. A táctica da “bicha” não me pareceu brilhante, mas não se pode concluir, sem a testarmos mais vezes, que é errada. A de metermos todos os avançados que tínhamos à molhada na parte final do jogo é muito frequente nos campeonatos distritais, mas, conceptualmente, é uma táctica como qualquer outra. O que me pareceu melhor foi a capacidade para irmos mudando de táctica. Isso não é para todos. Significa que o treinador pensa depressa e isso é bom.

A táctica não sei se foi a mai adequada, agora os jogadores é que não se recomendam. Quem é que recomenda o Postiga, o Saleiro e o Djaló para jogadores da bola, ainda para mais a avançados. Alguns deles sabe dar um chuto (sim, um chuto, que isso de remates é para meninas) ou uma cabeçada? Nenhum deles.

Por isso, para melhorarmos temos que ir por partes. Em nenhum momento quero ver no campo o Postiga, o Saleiro e o Djaló. Ouviste ò Paulo? No próximo jogo indico-te os outros.

1 comentário:

  1. aqui bicha é sononimo de viado
    por acaso nao esta a insinuar q o paulinho tem algo a ver com isso , pois não?
    saudaçoes leoninas
    so hoje de manha descobri o seu blogue e parece-me uma lufada de ar fresco no q toca ao SPORTING
    muito obrigado
    joao costa

    ResponderEliminar