quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Pior do que fumar

Acabámos de ganhar a Taça da Liga. No próximo fim-de-semana jogamos contra o Benfica. Ficávamos com uma semana para nos prepararmos para o “derby” enquanto enfiávamos uma outra alfinetada aos portistas e benfiquistas. Era mesmo necessário este jogo contra o Setúbal? Esta não era a semana perfeita para ficarmos refastelados em casa a ver o Barão Negro sem mais esta maçada? São questões que deixo para discussão, embora tenha a minha opinião formada, parecendo-me que os jogadores do Sporting têm a mesma. 

Sofremos um golo na primeira parte o que pode parecer um hábito mas não é: nos jogos fora de casa, há vinte e uma jornadas que sofremos pelo menos um golo e, portanto, não é um hábito, é um vício, como fumar. Faz mal mas não conseguimos parar, é compulsivo, é mais forte do que os jogadores e o Marcel Keizer (como antes o Jorge Jesus e o Peseiro). Este vício não afeta todos da mesma maneira. Para nós, adeptos, é pior sofrer um golo em todos os jogos fora do que fumar. Para os jogadores não é bem assim, sendo preferível para a sua saúde que não fumem mesmo que sofram uns golos aqui e acolá. 

Comecei a ver o jogo na segunda parte. O Doumbia ganhou uma bola ao Rúben Michael e leva uma trancada sem bola. O Raphinha ganha nas costas de cabeça de um defesa, a bola bate-lhe na mão (involuntariamente) e, na dúvida, o árbitro marca falta contra o Sporting e mostra uma amarelo ao Rúben Michael, pela falta anterior sobre o Doumbia imagina-se, e outro ao Bruno Fernandes, porque sim, porque tem poucos. Logo a seguir um jogador do Setúbal enfia uma cotovelada na cabeça do Ristovski, que lhe fez crescer um galo pica no chão de imediato, e o árbitro expulsa o jogador do Sporting (por palavras, em macedónio, presume-se, presumindo-se ainda que lhe tenha pedido para chamar o Varandas e como o Varandas não queria vir e não queria também ser assistido fora do campo, o árbitro o tenha expulsado por razões humanitárias). Era sobre isto que falaram o Luís Filipe Vieira, o Abel e o Salvador? Se houver também algum avençado envolvido neste jogo não se esqueçam de nos avisar para o despedirmos. 

O Marcel Keizer meteu o Nani e o Bruno Gaspar e tirou o Raphinha e o Doumbia. Mais tarde, meteu o Luiz Phellype e tirou o Petrovic. O jogo, bem, o jogo continuou, isto é, de um lado dez, do outro lado onze, servindo a bola de pretexto para o apito. Um tal de Mikel fez falta para segundo amarelo sobre o Nani e os comentadores sublinharam que ele arrisca muito, quando não arrisca nada, porque bate mas não fala em macedónio com a camisola errada e um alto na cabeça. Os jogadores do Sporting ainda levaram mais uns amarelos para aprenderem (o do Luiz Phellype só pode ser para rir). O árbitro fez tudo e mais um par de botas, chegando a suspender no tempo dois lances de perigo, um por fora de jogo que ninguém viu quando o trapalhão do guarda-redes saiu da baliza aos papéis e o Diaby ficou com a baliza aberta e outro por jogo perigoso (para o Setúbal, admite-se) do Luiz Phellype, quando a bola sobrou para a entrada da área onde estava isolado um jogador do Sporting pronto a rematar. Pelo caminho, o Bas Dost marcou um golo. 

Este jogo serviu exatamente para quê? Para vermos futebol? Para os jogadores disputarem um jogo? Serve de pretexto para o árbitro ter um emprego? A SportTv consegue que alguém lhe pague para ver isto ou as transmissões servem para criar conteúdos para o canal do Inácio? Sei as respostas todas. As perguntas são um simples exercício de retórica. Não nos venham é falar da falta de atitude dos jogadores do Sporting e da técnico-tática do holandês como se tudo fosse normal. Ver o Sporting é um vício. Faz mal mas nós, adeptos, não conseguimos parar. Um dia, aplicaremos uns adesivos, e vai-nos passar. Será um momento de libertação para nós e para o futebol português.

27 comentários:

  1. Treinador fraco e Presidente ainda pior... ah.. ele não pode reclamar da arbitragem. Não é coisa de gente educada e isso é só para "cobardes", conforme ele disse em Braga.. burro que nem uma porta!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Está a referir-se também ao Leonardo Jardim, ao Marco Silva e ao Jorge Jesus? Refere-se também ao Bruno de Carvalho? É que os resultados nas últimas épocas foram os mesmos nos jogos contra o Setúbal.

      Vamos lá tomar qualquer coisa para a memória, o Memofante, por exemplo.

      Eliminar
  2. Incrível. 90 por cento a falar de arbitragem. Qd 60 minutos de 11 contra 11 foram horríveis. Mas nem a vale a pena. A culpa é sempre do homem do apito. Pq se há lance que é indiscutível é a expulsão. Lance involuntário e o Ristovki perdeu completamente a cabeça. Ainda somos um país civilizado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias era estar preocupado com o gelado JJ que os benfiquistas irão comer com a testa, servido pelo Pablo del Carnide!

      Eliminar
    2. Meu caro jorgen80,
      Vocês não existe. Não acredito que exista. É a segunda vez que lhe digo. É estranho, muito estranho mesmo, que alguém venha ao blogue de uma pessoa que não conhece dizer o que ele deve ou não escrever. O dono do blogue escreve o que lhe apetece. Arranje um para si e vai ver que escreve melhor do que eu as coisas que pensa.

      Cada um pensa pela sua cabeça, a não ser o Ristvoski que tem um papo que ainda agora deve estar a pensar se tem uma ou duas cabeças. Faça o seguinte: bate com a cabeça numa esquina até ficar com um alto daqueles. Se lhe doer não diga nada para não parecer pouco civilizado e diga para si próprio que foi involuntário e que por isso lhe dói menos. Vai ver que percebe melhor e, pelo caminho, nem precisa de tomar nada antes de vir aos blogues dos outros dizer-lhes o que eles devem pensar.

      Eliminar
    3. O Rui gosta de filosofia- Consigo perceber isso. Ousar criticar o que o outro pensa, dentro de um âmbito desportivo, não me parece de todo, um ato irracional da minha parte. Ou talvez seja, mas faz sentido.

      Em relação ao lance, o Rist até pode ter razão: Ganharia uma falta. Em contrapartida, nunca pode reagir daquela forma. Se alguém vai à casa do Rui, e lhe manda um impróprio, o que lhe acontecerá? É posto na rua, certo? Foi o caminho do Rist.

      Eliminar
  3. Caro Rui,

    Como consegue não ficar com o dia estragado depois e sem vontade de dar um enxerto de porrada a um árbitro destes ?!

    Preciso de ajuda. É que não me sai da cabeça a imagem da cara maquiavélica daquele senhor na expulsão do Ristovski.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Procuro desligar-me emocionalmente do que estou a ver. O que me apetecia era chegar ao pé do Coates e a chorar dizer-lhe que não merece o que lhe fazem, que não merecem que brinquem com o seu esforço e a sua vontade de vencer. Dizer-lhe que há quem brinque com ele mas eu não, nós não. Ele não merece o que se passou, como muitos outros que jogaram com a nossa camisola.

      Um abraço,

      Eliminar
    2. Ora nem mais. De todos, era o Coates que eu mais gostava de abraçar. Ele que tanto luta contra a corrente nos jogos assim. Tenho uma gratidão enorme pelas arrancadas de raça. Deixa tudo em campo. Imensa tristeza que não seja capitão. Podia ter rescindido, podia cumprir calendário apenas.

      Mas não, é um Leão enorme.

      Eliminar
  4. É impossível não ficar triste com o actual futebol em Portugal. Estádios vazios, futebol pobre, arbitragens vergonhosas, dirigentes sem qualidade, corrupção, negociatas.
    Ao mesmo tempo que o Sporting jogava em Setúbal jogavam Atalanta-Juventus e Barcelona-Sevilha. Estádios cheios, bom futebol e golos.
    Acabo de ver o resumo do Porto-Belenenses com o Estádio do Dragão às moscas. E é líder do campeonato!
    Falam tanto da Indústria e do espectáculo, mas quanto à acções concretas para defendê-lo, bola!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O que se passou foi uma vergonha. Vi quarenta e cinco minutos de tudo menos de futebol. Vi falta de respeito pelos jogadores, pelos espectadores, pelos telespectadores. A quem é que serve esta vergonha. Só a um bando de fanáticos.

      SL

      Eliminar
  5. Bom resumo, só uma adenda:

    O tal Mikel foi o jogador da "primeira cacetada no bigodudo" da praxe, sem qualquer punição, aos 7 minutos de jogo. Daquelas que é para moer e aleijar. Daquelas que nunca são punidas com cartão. Todos os jogos.

    Mais tarde, numa incursão de Diaby após um passe de Jefferson paralelo à linha lateral, fica para trás e vai fazer uma falta onde leva cartão amarelo, aos 26 minutos e meio.

    Até chegarmos à 2.ª parte, acalmou um bocado. Depois foi o que relatou. Mais depressa puxou do cartão para expulsar o Ristovski que tinha acabado de levar com uma cotovelada (involuntária ou não, não sei dizer, mas cotovelada), onde o VAR nem deu sinal de vida, pelo menos para que Hélder Malheiro revisse o lance.

    E eles que são tão rigorosos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Foram muitas. No entanto, à primeira falta o Petrovic leva amarelo. Acha que o Setúbal tinha marcado se o Petrovic não tivesse nenhum amarelo? Tinha ficado muito antes de chegar à área.

      No entanto, com os outros não aconteceu o mesmo e continuaram sem amarelos nem vermelhos. As regras são diferentes.

      SL

      Eliminar
  6. Mas os jogos são para se jogar 90m com mentalidade ganhadora e não 30 ou 20. Guimarães, Tondela e agora Setúbal! Nós adeptos é que sofremos!
    Em Braga a postura da equipa foi bem diferente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos Duarte,

      Não vi a primeira parte e, por isso, não posso opinar. Agora, a segunda parte foi um filme. Queremos ver futebol se não se importam. É que o jogo fica tão irritante que só um doido como eu é que se dá ao trabalho de ver uma coisa daquelas.

      SL

      Eliminar
  7. Estou farto de ver o Sporting jogar sempre contra a mesma equipa! Seja ela o porto, braga ou um dos tondelas.
    São sempre os mesmos pontas de lança que nenhum defesa consegue segurar e são sempre os mesmos defesas de classe mundial que dominam qualquer um.
    Não vale a pena jogar com tecnicistas como Nani, Rafinha, Wendel ou Bruno Fernandes quando estes apanham com mais amarelos dos que sacam mas não por falta de porrada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A jogar contra o Sporting todos os jogadores são bons. Aliás, os que temos menos receio ainda são os do Benfica e do Porto. Contra esses ainda há algum cuidado, não muito mas algum.

      SL

      Eliminar
  8. ESTAMOS NO NOSSO LUGAR , AINDA COM O BONUS DE TER GANHO A TAÇA DA LIGA (ganhou-as o VAR ) .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Faça um favor a si próprio. Não se martirize. Faça um favor aos outros também. Não nos martirize. Faça uma terapia a ver futebol inglês e de outros países, isto é, a ver futebol sem olhar para as camisolas e quando estiver melhor volte a ver os jogos do Sporting ou não. As melhoras!

      Eliminar
  9. Peço desculpa a todos os presentes, mas não nos estamos a esquecer do penalti sobre o Raphinha, pois não?!!
    Nem a marioneta que lá andava vestida de vermelho nem os que estavam a salvo da chuva, em frente a uma dezena de ecrãs viram uma coisa tão evidente?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://twitter.com/MajesticCoates/status/1090983266562256897?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1090983266562256897&ref_url=https%3A%2F%2Fs9e.github.io%2Fiframe%2Ftwitter.min.html%231090983266562256897

      Eliminar
    2. Se isto não é um penalty em qualquer parte do Mundo... (onde o árbitro faça cumprir as regras do jogo, claro)

      Eliminar
    3. Meus caros,

      Ainda pior. Não tinha visto este lance. Não sei se foi na primeira parte. Ainda bem que não vi porque se não ainda mais irritado ficava.

      SL

      Eliminar
  10. Caro Rui,

    a sua crónica fez-me lembrar aquilo que vivi ontem no Bonfim: umas sôfregas passas no cigarro para não me "passar dos carretos". Valeu que a cidade de Setúbal deve ser o melhor sítio do mundo para um repasto de fim de jogo e a companhia era agradável.
    Só podemos contar connosco e com aquilo que depende de nós. Não temos umAcuña na arbitragem. Se a equipa afrouxar um pouco, se os adeptos não comparecerem em massa, então está o caldo entornado. No caso de ontem, houve logo caldeirada.

    O Bas Dost entrou outra vez naquela fase da "frescura" em que, ora lhe dá para assistir colegas, ora quer marcar golos em "souplesse". Eu gosto é quando ele é malheiro e usa o malho nas redes...

    Um abraço

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro,

      Conheço mais ou menos bem Setúbal. Costumo passar uma parte das férias em Tróia (ou passava até a minha filha nos mandar dar uma volta). Até o choco frito parece bem. Com um jantar dos que imagino, conseguia que a neura me passasse.

      O problema está na desmobilização e já faltou mais. É verdade que sobra sempre a história e a cultura da instituição que perduram e são fatores de renascimento do clube a qualquer altura. A continuar assim não vejo grande futuro no curto prazo. Quando os outros não tiverem adversários ou tiverem os adversários que eles próprios inventam vão perceber que perderam também. Até lá continua o fanatismo.

      Um abraço,

      Eliminar
  11. Amigo Rui,

    Mais um dia, mais uma volta, mais um ficha.

    Pessoalmente, acho que a Liga, antes do início de cada campeonato, deveria libertar o seguinte disclaimer:

    "Não nos responsabilizamos pelas interferências arbitrais registadas durante os desafios. Trata-se de uma competição inquinida à partida, portanto, o vencedor não é para levar a sério. Proceed at your own risk".

    Ficava tudo muito mais claro, ninguém se chateava e víamos o jogo como os combates do Tarzan Taborda ao domingo.

    SL
    Picareta Oceano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O mais de acordo consigo. Estamos sempre a pensar: “É desta que vamos ver futebol!”. Não vamos ver coisa nenhuma. Se se filmasse a segunda parte e se mostrasse a um estrangeiro qualquer que não nos perceba, perguntar-se-ia exatamente se aquilo não é mesmo o Tarzan Taborda.

      Um abraço,

      Eliminar