sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

O Sporting e a modernidade

O Sporting é campeão europeu de judo. É simplesmente extraordinário. É também extraordinário e não me qualificada nada bem como sportinguista que não soubesse da existência desta equipa. 

Há vitórias que, parecendo pequenas, são grandes vitórias para um país, como Portugal, que necessita de consolidar a sua recente conquista da modernidade. Por exemplo, a vitória do Carlos Lopes nos jogos olímpico foi mais do que uma vitória. Foi a demonstração de que passávamos a ser um país como os outros, que podia competir com os outros e que podia ganhar aos outros. Costumo dizer que seremos um país tão desenvolvido como os melhores quando tivermos o primeiro Prémio Nobel da Física (troco-o pelo do Sporting no campeonato esta época). 

O judo não é só uma modalidade olímpica. É uma das mais relevantes modalidades olímpicas, por ser das mais competitivas e de prática mais generalizada no mundo (há mais mundo para além do mundo do futebol). Esta vitória enobrece-nos e enobrece o país. Parabéns aos atletas, parabéns a esta e à anterior direção do Sporting, parabéns a todos nós que somos e fazemos o Sporting.

11 comentários:

  1. Feito épico de que me orgulho com a minha origem portuguesa! A RTPi no seu noticiário preferiu falar do Rui Vitória. O blog "Fora de Jogo" também... Ainda bem pois normalmente só diz mentiras!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Nunca percebo estas coisas. A RTPi é paga com os nossos impostos e deve fazer serviços público às nossas comunidades. Não é paga pelo Benfica para fazer propaganda. Para isso há outros canais.

      Esta equipa orgulha-nos como sportinguistas e como portugueses. Quando a Telma Monteiro ganha também me sinto orgulhoso.

      SL

      Eliminar
    2. Não nos queixemos da RTPi, quando o podemos fazer da SIC e da TVI. É que a RTP ainda é dos poucos canais que liga ao Judo, e a outras modalidades "sem bola" mesmo quando não é ano de Jogos Olímpicos.

      Podem não passar na RTPi, mas sim no Desporto 2, mas várias provas do calendário mereciam, até há um ano ou dois, menção no espaço das modalidades. Que só passa na RTP.

      Lembra-se de se queixar da RTPi não ter passado os Nacionais, quer de Judo quer de Atletismo? Ou de nem a RTP, nem nenhum televisão portuguesa na realidade, se interessarem pelas provas do Circuito dos Grand Prixs / Grand Slams, onde os atletas vão marcando os pontos que os levam aos JOs?

      Eliminar
    3. Não percebo!!? O judo é definitivamente uma modalidade com «bolas»...

      Eliminar
  2. Caro Rui,

    É disto que o Sporting é feito. E ás vezes é fácil escrever: orgulho!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gabriel,

      Há vitórias que parecem pequenas mas que são grandes vitórias para um país como Portugal. São estas pequenas vitórias no desporto, na ciência, na literatura, que vão fazendo de nós um povo melhor. É isso mesmo: orgulho!

      Um abraço

      Eliminar
  3. Caro Rui,

    A Telma foi um caso à parte. Nunca vi tanta promoção a uma atleta como à Telma Monteira.
    Tudo o que seja tratamento diferenciado, para mim é um nojo.
    A Telma tinha muito a aprender sendo atleta do Sporting. Talvez os feitos teriam sido ainda maiores.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Metralha,

      É verdade que há muita promoção à Telma Monteiro mas também é merecida.

      SL

      Eliminar
    2. Caro Rui,

      E somos chegados ao ponto em que um Sportinguista defende uma atleta do Benfica e o Benfiquista vem discordar.

      A Telma foi uma atleta de exepção? Foi. Teve resultados quase únicos para a categoria em que está inserida, mas a verdade, para quem segue a carreira dela desde os tempos das Construções Norte-Sul, é que houve um certo proteccionismo à "Princesa do Judo" que outras e outros atletas da mesma geração não usufruiram. Há mérito nos resultados? Há.

      Chegou lá através de um processo de triagem em que os bons estão todos em pé de igualdade no acesso a provas, treinos federativos, clínicas com os melhores, apoio médido da FPJ? É discutível... ;)

      Eliminar
  4. Isto de vir a seara alheia botar faladura é complicado e nem sei em que termos o fazer. Só conheci este blog "da concorrência" quando os meus colegas trolhas chamaram a atenção para o texto que elogiava o nosso Estaleiro. Não sei se merecemos tamanho elogio como o que foi feito, mas para mim foi o suficiente para me tornar leitor regular.

    Quanto ao Judo, apesar de defender camisolas escalates, como praticante da modalidade sempre segui mais os judogis com o leão. Desde os tempos em das irmãs Cavalleri, passando pelo João Pina, um dos mais injustamente incógnitos praticantes da modalidade, até ao Anri, um dos mais promissores praticantes.

    Mas pessoalmente o atleta do SCP que mais sigo é o Jorge Fernandes. Torço para que consiga trazer uma medalha dos Jogos, pela sua história de vida e pela forma como vai marcando pontos numa categoria onde tem tudo para não singrar.

    Agora o feito da equipa de judo, depois de anos a ficar em terceiro. É histórico e único, mas... No que ao projecto Olímpico diz respeito, o Masters do próximo fim-de-semana é muito mais importante e o Jorge, o Anri e o Sherazadishvili (pelo menos) vão marcar presença. Quando comparamos a equipa do SCP com os restantes clubes, vemos que foi a única a levar figuras de primeira linha do judo mundial. Esperemos que com uma visão a longo prazo e não imediatista, porque é fácil falar da "promoção" que os atletas de outras paragens têm e não ver que o trabalho de escolha das competições a que se apresentam tem muito a ver com essa visibilidade. Já que alguém mencionou a Telma, é incrível de ver como a gestão da carreira pós-Rio é completamente desastrosa e contribui, numa medida não negligenciável, para a figurinha triste que ela tem andado a fazer.

    A nível do SCP, ter mantido Yakiv Khammo, que não irá ao Masters, para os +90 em vez de levar o Jorge, cuja condição tem de ser gerida cuidadosamente, seria talvez mais proveitoso, não contribuindo para uma perda de qualidade (o Ucraniano está a regressar à melhor forma) e permitindo gerir melhor a equipa (o Jorge não tinha suplente).

    Entretanto, para quem não segue a modalidade, parabéns ao SCP por ter contratado a Daria Bilodid. Fazendo um paralelismo futebolístico é como a equipa de futebol feminina ir buscar a Marta com 17 anos. Aposta em trazer dois ouros para o ano?

    ResponderEliminar
  5. Caro Fernando Aguiar,

    Os elogios são merecidos. Não esperava encontrar um benfiquista com sentido de humor e fina ironia na análise do seu clube.

    Quanto ao judo, só posso dizer que me fascina. No entanto, não percebo nada. Se bem percebi, podemos não ter escolhido bem colocar todas as fichas na competição de clubes. Percebo bem que os "masters" podem ser mais relevantes.

    Obrigado pelas informações.

    ResponderEliminar