sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Benfica no Xadrez

A relação entre o Benfica e o Xadrez nem sempre é a mais óbvia e não se rege exclusivamente pelo momento, pela conjuntura. Benfica e Xadrez são dois substantivos próprios. Benfica no Xadrez, título deste “post”, pode ser uma alusão à equipa de Xadrez do Benfica, se é que ela existe. Benfica no xadrez teria um significado completamente distinto, mas não é função deste blogue andar à procura do “Wally”.

Este é um “post” sobre o Benfica e o Xadrez em caixa alta. No “post” anterior, efetuei uma série de comparações entre os jogadores do Sporting e o jogo contra o Guimarães, respetivamente com o Karpov e o Kasparov e um jogo de xadrez. Um bom colega meu, benfiquista, explicou-me que as comparações eram despropositadas, mesmo espúrias, não respeitando o Xadrez e os seus dois grandes mestres e Campeões do Mundo.

A esmagadora maioria dos jogos entre o Karpov e o Kasparov acabou com empate, o que não foi o caso do jogo contra o Guimarães. Os dois campeões não tinham o mesmo estilo de jogo e cada um deles não tinha como objetivo anular o jogo do adversário. O Karpov era um jogador posicional ao passo que o Kasparov era um jogador agressivo. O jogo de pares, entre peões nomeadamente, sobre o qual assentou uma das metáforas que elaborei, não reflete os embates entre eles. Para além de adversários, eram sobretudo arqui-inimigos. O nosso arqui-inimigo é o Benfica e não o Guimarães. Por fim, qualquer um deles é mais alto e mais forte do que o Montero, dispondo assim de melhores condições para substituir o Bas Dost ou acasalar com ele.

Ganhámos ao Guimarães e passámos para a frente do campeonato. A euforia subiu-nos à cabeça e daí à arrogância, como se viu, é um passo. É preciso ser mais humilde, coisa que não fui, levando necessário corretivo de um benfiquista. Não foi bem um corretivo. Fui mais vítima de “bullying”, dado que esse meu colega é grande jogador de xadrez. Os mais crescidos não devem bater nos mais pequenitos, seja no xadrez seja no que for. Mas os benfiquistas são assim, não respeitando ninguém. Se puderem humilhar, humilham, mesmo quando existem grandes assimetrias de força, poder ou inteligência. Está-lhes na natureza, como o escorpião.

9 comentários:

  1. O Sporting e o doping! Nada?!? Ou não receberam o email?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O doping do carnide tá a ser investigado, não te preocupes, e quanto aos emails é perguntares ao janela, que ele é que envia os briefings aos atrasados mentais aí de carnide.

      Eliminar
    2. Meus caros,

      Este "post" resulta de uma troca de emails entre um sportinguista e um benfiquista. Divertimo-nos imenso a fazê-lo. Vocês não são capazes de fazer o mesmo?

      Eliminar
  2. Na última frase está a razão de eu ser Sportinguista. Em finais dos anos 70, tinha eu 7 ou 8 anos, como o meu pai (belenense) não ligava à bola, o meu avô levava-me à Luz, a ver jogos contra o Marítimo, o Portimonense, o Espinho e afins, que acabavam sempre em cabazadas. E o espectáculo daquela gente a babar-se por humilhar pequeninos (só por isso, não pelo jogo) fez-me espécie. Quando voltei a um estádio, a 01.06.1980, pela mão do meu Tio António, já sabia bem que Alvalade era a minha Casa, e já dava graças a Deus (como dou) por não ter nascido lampião. O que é fácil não dá gozo. SL! JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Sou do Sporting porque sou do contra. Era do contra desde pequenito. Ser do contra era ser do Sporting face à hegemonia mas, sobretudo, à arrogância. Nessa altura, quem não era do Benfica não era bom chefe de família. Agora não sei que exemplo querem dar, do tipo, quem não é do Benfica não tem bigode. Deve ser qualquer coisa do género.

      SL

      Eliminar
  3. Quem não é do Benfica não é arguido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é que é essa. Começa a ser todos os dias. Estou em crer que na próxima semana chegam ao penta.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. uns grunhos cheios de bazófia e o problema deles não é apenas falta de escolaridade é algo que radica mais fundo mas que me provoca um profundo asco...

    ResponderEliminar