quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Compreensão lenta

Compreender o jogo de ontem contra o Benfica não é para qualquer um. A equipa do Sporting é melhor e o treinador também. Ficámos a ganhar cerca dos vinte minutos. Assistimos a setenta minutos em que o meio-campo do Sporting foi terraplanado com o treinador a ver e a não mexer uma palha. Quem não percebesse nada do futebol português, poderia ser levado a pensar que o Rui Vitória é um génio.

O William Carvalho a perder bolas sobre bolas e a não recuperar nenhuma, o Battaglia transformado num escuteiro, o Acuña a não conseguir atacar nem defender, parecia incompreensível. Mais incompreensível parecia a substituição do Gelson Martins pelo Bryan Ruiz. A saída do Gelson Martins parecia incompreensível, mas sempre se podia admitir que estava lesionado. A entrada do Bryan Ruiz é que parecia completamente incompreensível. Se era para jogar à Mourinho, entrava o André Pinto ou, na melhor das hipóteses, um trinco qualquer (admitindo que existia algum no banco). Se era para jogar como deve ser, entrava o Doumbia ou o Podence. Nessa altura veio-me à cabeça o óbvio, se não compreendemos o que vemos é porque não temos inteligência para tanto, sobretudo quando o que se vê tem o dedo do Jorge Jesus. Nessa altura, compreendi tudo.

Havia um plano. Doesse a quem doesse o Benfica não podia perder e nós estávamos lá para garantir que não perdesse. Depois dos emails e de campanhas miseráveis na Liga dos Campeões, na Taça da Liga e na Taça de Portugal, perdendo, corria-se o risco de a direção do Benfica cair de madura e com ela mais uns tantos maduros. Não queremos isso. Não queremos o Benfica fora do campeonato desde já. Queremos mais emails e revelações dos mercados da bola. Ainda ontem ficámos a saber que um jornalista de Lisboa ganha mais do que um jornalista do Porto e que qualquer um deles ganha menos num mês do que duas senhoras numa noite. Também não queremos ficar a disputar o título sozinhos com o Porto, que eles são manhosos e têm os emails.

Depois de compreender tudo, fiquei muito mais contente com o resultado. O plano foi executado com todo o brilhantismo, nem de mais, nem de menos. Talvez fosse de evitar o golo do Gelson Martins. Mas, tendo-se cometido esse erro, o penalty estúpido do Battaglia a acabar o jogo foi de génio (o Rafa, como sempre, tinha fechado os olhos e a bola preparava-se para esbarrar no Rui Patrício). Foi melhor assim. Até pareceu que não estava tudo planeado. Só uma dúvida me inquieta: e se o Jorge Jesus também recebeu algum email e apagou mesmo tudo?

15 comentários:

  1. "Também não queremos ficar a disputar o título sozinhos com o Porto, que eles são manhosos e têm os emails". Disseste tudo. Até aqui o Sporting tem sido usado (coisa de décadas) pelo FCP como tampão contra o Benfica. Há-de chegar a altura em que o FCP descarta o Sporting como quem cospe uma pastilha elástica já mastigada e sem sabor. O melhor está para vir? Certamente que sim! Aguardemos que isso não é segredo nenhum!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Saraiva. Eu digo sempre tudo. Nunca fica nada por dizer. É isso que me distingue dos demais. As minhas metáforas são um pouco melhores. A do cuspir uma pastilha elástica mastigada e sem sabor não é grande coisa. É preciso melhorar isto.

      Eliminar
  2. Acho que cada um de nós tem um treinador dentro de nós... uns melhores que outros, mas seja como for, qualquer um melhor que o nosso treinador ontem.
    Penso que ele se preocupou mais em que o slb não vencesse os 3 pontos e ficasse com os mesmos pontos que o Sporting que se preocupou em ganhar o jogo. Esse é o problema do Jesus, ele pensa demasiado naquilo que os outros vão dizer dele... e prefere sempre minimizar a coisa, como o fez ontem a dizer que o resultado é muito pior para o slb.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Jorge Jesus acagaçou-se é o que se pode dizer. A ver o meio-campo esfrangalhado e foi incpaz de mexer no que quer que fosse. Quando meteu o Bryan Ruiz, então estragou tudo.

      SL

      Eliminar
  3. vi exactamente o mesmo!!!
    O pior jogo do Sporting com os grandes de que tenho memória...
    as férias fizeram mal a toda a equipa. Apáticos, lentos, sem garra, sem energia, o que terá transmitido o mister ao plantel????
    muito mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Foi dos piores jogos do Sporting das últimas épocas, se não mesmo o pior. Não me parece que seja um problema de atitude somente. É sempre o problema da gestão física do plantel. Os jogadores estavam pesados. A nossa sorte é que os dos Benfica não são brilhantes e a defesa é segura. Mas estivemos sempre expostos aos perigo.

      SL

      Eliminar
  4. O lado positivo deste jogo, resume-se ao facto que o pior Sporting da época contra o melhor Benfica de Rui Vitoria, teve a 3 minutos de ganhar.
    O lado negativo diz-nos que não perdemos com Braga, Benfica e Porto por manifesta felicidade.
    Se fizermos uma 2ª volta com o mesmo nível exibicional da 1ª, é certo que acabamos a 8 ou 9 pontos do primeiro classificado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Quando estava a ver o jogo pensava exactamente nisso. Queres vir que um dos piores sportings de sempre ganha na Luz?

      Considero que o problema é sempre o da gestão física e anímica do plantel. Vamos ter pelo menos mais seus jogos dentro em breve do que o Benfica e todos de elevada dificuldade. Sem uma melhor gestão do plantel, não vamos lá.

      SL

      Eliminar
  5. Grande texto, caro Rui.

    Vejo muita felicidade (ou será alívio?), por parte dos sportinguistas, pelo resultado de ontem.

    Pela 1ª vez nesta época, o SLB parecia uma equipa de futebol. Sinceramente, não sei como é que isso pode ser visto como algo positivo para o nosso lado. Até porque foi por culpa nossa que o SLB jogou assim.

    Até ao jogo no Dragão temos de tornar este resultado em "Excelente". E isso só acontece a jogar e a ganhar como equipa Grande.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Cantinho,

      Acrescentava uma nuance: vejo ainda mais satisfação e alívio nos benfiquistas. Acho que o Benfica tem falta de qualidade em alguns jogadores. Se assim não fosse, ontem saímos da Luz com o saco cheio. Com um Gaitan por exemplo não sei como seria.

      A equipa parecia cansada. Não gosto muito da análise da vontade e da atitude. Prefiro falar na gestão física e anímica do plantel. Este é o ponto fraco do JJ. Só assim se percebe a lentidão e a falta de intensidade. Praticamente não ganhamos uma bola e se ganhávamos a primeira não ganhávamos a segunda.

      Não me parece que os reforços, sejam quais forem, venham acrescentar alguma coisa. Primeiro que se adaptem ao que quer o JJ passa uma eternidade. Enquanto não se adaptam, o JJ continua a apostar nos mesmos.

      Vamos ter pelo menos mais cinco jogos difíceis do que o Benfica (Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa). Sem gestão do plantel, não conseguimos. Quando chegarmos ao Dragão já estamos mortos.

      SL

      Eliminar
    2. Concordo. Fisicamente estamos de rastos. Olhamos para o 11 e achamos que há muita gente sem qualidade. Errado. Simplesmente, muitos não conseguem dar mais.
      Correm de cabeça no chão e ficam sem discernimento em muitos lances.

      Por exemplo, hoje olho para o Acuna e pergunto: 9M? O que é que dá ao jogo? Fez um jogo horrível.
      Mas está há mais de 1 ano a jogar (sem parar).. Não pode ser.
      Agora surge a notícia que Mathieu pode parar até ao fim de Janeiro.

      Porquê que jogaram contra o União da Madeira e Belenenses (Taça da Liga)?
      Vamos a caminho das 20 contratações (esta época) e jogam sempre os mesmos..

      Veremos se o resultado final não será, também, o mesmo de sempre.

      SL

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Caro
    De acordo no essencial. Não se percebe porque não foi feita a "inflexão". Quando RV deixou de ter cérebro e muro no jogo, não seria possível uma contenção de bola seguida de um ataque perigoso ou mesmo uma falta provocada num contra-ataque para colocar o Benfica de novo em sentido? Ficariam perante a realidade objectiva que, eles não seriam capazes de impedir mais um golo ou, o que seria normal, teriam de ficar muito mais atentos lá atras. Deram-se ao luxo até de desguarnecer a defesa. Só o fazem as equipes grandes quando jogam com os muito pequenos e tem o azar de algo lhes correr mal. Mas já percebi que JJ é incapaz dessa inflexão e prefere jogar nas brasas da vantagem de um golo que pode ser perdida com um clube da segunda divisão quanto mais com o Benfica que jogava tudo ali. A mão do Bata não é a causa do empate. É o efeito. Confesso, é estranho...Na gíria popular costuma-se falar do complexo do tomate: Faz boa figura, tem tudo para dar certo, mas quando chega a hora, não consegue ir lá... Alguém me explica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Esse complexo esteve presente no jogo de ontem. O JJ sofre dele com frequência. Em jogos decisivos, tem medo de perdere e não arrisca a ser feliz. O medo transmite-se aos jogadores.

      SL

      Eliminar
  8. Caro Rui,

    É difícil perceber o jogo de 4a feira. Esta explicação é a melhor que já vi, e a única condizente com o estatuto das partes.

    Estou também consigo no que se refere à gestão do plantel. Não sei se jogámos mal porque andámos a brincar à Taça da Liga uns dias antes. Ou se foi por andar a brincar na Liga dos Campeões semanas a fio. O que sei é que na 4a não era a brincar. Não tivéssemos tido alguma sorte e tivesse o adversário mais cabeça, saíamos de lá em terceiro...

    SL,

    ResponderEliminar