segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Verdades, mentiras e vídeo

A Taça da Liga merecia também um filme de Steven Soderberg. Em 2009, o vídeo não deixava margem para dúvidas: o Pedro Silva tinha dominado a bola com o peito. Seguiu-se uma rábula protagonizada pelo Lucílio Baptista e a sua equipa de arbitragem que se concluiu com um “penalty” contra o Sporting. Como se demonstrou, nenhum dos árbitros tinha efetivamente visto “penalty” algum, tendo o bandeirinha que estava mais mal colocado adivinhado que tal tinha acontecido. Havia vídeo mas, de acordo com as regras, o que valia era a mentira. Essa taça passou a ser um símbolo da mentira do futebol português.

Este fim-de-semana assistiu-se a vídeos e a mentiras, tendo, apesar de tudo, prevalecido a verdade ou, pelo menos, parte dela.

Contra o Porto, mesmo com vídeo e vídeo-árbitro, o árbitro não marcou um “penalty” escandaloso a favor do Sporting. Sem vídeo-árbitro, o árbitro não marcou o “penalty”. Com vídeo-árbitro, o árbitro continuou a não marcar o “penalty”. Um pouco mais tarde, o Porto marcou um golo. O árbitro e o fiscal-de-linha nada assinalaram. O vídeo-árbitro veio confirmar que o jogador do Porto estava fora-de-jogo, restando saber se muito se pouco. Sem vídeo e vídeo-árbitro, continuava-se com a mentira toda. Com vídeo e vídeo-árbitro, repôs-se parte da verdade.

Estranhamente estes dois lances foram equiparado, como se uma mentira fosse igual a uma verdade. A coisa foi tão longe, que ouvi um daqueles entendidos da bola que pululam na televisão a dizer que o árbitro e o vídeo-árbitro só tinham reposto a verdade no segundo lance, porque sabiam da mentira no primeiro. De repente, uma mentira passou a ser igual a uma verdade. No futebol português, está toda a gente tão habituada à mentira que a confundem com a verdade. A verdade, as duas verdades, é que foi “penalty” contra o Porto e o golo foi marcado em fora-de-jogo.

Contra o Setúbal, o árbitro não viu “penalty” nenhum. O vídeo-arbitro veio confirmar que tinha sido “penalty”. O árbitro não quis acreditar no óbvio e foi confirmar também. Demorando cerca de cinco minutos, acabou por marcar “penalty” a muito custo, tendo-se esquecido de expulsar o jogador do Setúbal. Numa das substituições, o jogador do Setúbal atirou-se para o chão e demoraram cerca de três minutos para o tirar de campo. Estes oito minutos, mais as substituições e todas as estratégias de perda de tempo do Setúbal, deram origem a uma compensação de cinco minutos. Sem vídeo e vídeo-árbitro, continuava-se com a mentira toda. Com vídeo e vídeo-árbitro, repôs-se parte da verdade, mantendo-se parte da mentira no que respeita à expulsão do jogador do Setúbal e ao tempo de compensação.

Sem vídeo e vídeo-árbitro não teríamos chegado à final. Mesmo na final, sem vídeo e vídeo-árbitro não teríamos ganhado. Não ganhou a verdade toda. Ainda se manteve uma parte da mentira. Mesmo sem a verdade toda, ganhámos. Com a verdade toda, talvez nem precisássemos da lotaria dos “penalties”. A quem é que interessa continuar com a mentira? Não me parece que seja ao Sporting.

7 comentários:

  1. "De repente, uma mentira passou a ser igual a uma verdade. No futebol português, está toda a gente tão habituada à mentira que a confundem com a verdade."

    Em duas frases, 30 anos de Futebol Português.
    Nem os famosos resumos das edições da Europa-América fariam melhor.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Cantinho,

      Hoje, no Benfica contra o Belenenses, chegou-se aos sete minutos de descontos, tantos quantos os necessários. Tudo mentira, tudo verdade, mais uma vez.

      SL

      Eliminar
    2. No final dos anos 80 (ou inícios dos 90, não me recordo), o SLB foi campeão num campeonato que o meu pai apelidou de "Campeonato da 2ª feira", em alusão aos jogos que o SLB vencia no "tempo de compensação" cedido pelos Carlos Valentes de então.
      Nesse tempo ainda era mais fácil, pois não era obrigatório mostrar o tempo de desconto. Basicamente (como ontem), era até marcarem. E assim foi...

      SL

      Eliminar
  2. Mais um excelente post. Parabéns. J. Rocha. SL

    ResponderEliminar