sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Olha para mim! Olha para mim!

Aproveitando a balbúrdia arbitral desta semana, o Sporting de Braga também se veio queixar que tem sido prejudicado. Não vejo qualquer problema que o Sporting de Braga se queixe como se queixou o Benfica ou se poderia ter queixado outro clube qualquer. É um pouco estranho que esteja tudo bem até à semana passada e esteja tudo mal nesta, mas, mais clube, menos clube, é o que se vai passando semana sim, semana sim. Concluir que o Sporting foi, em contrapartida, beneficiado constitui um estilo “Olha para mim! Olha para mim!” que não me parece exaltar o clube e a cidade que representa.

Vivo em Braga há mais de duas décadas. É um cidade que foi mudando e se tornando cada vez mais cosmopolita e vibrante, muito por força da afirmação da Universidade do Minho e de projetos como o Theatro Circo, que, dirigido pela Cláudia Leite, tem vindo a diversificar e a popularizar a oferta cultural. No desporto, a cidade também se afirma em modalidades tão diversas como a natação, o atletismo, o andebol e, naturalmente, o futebol. Por estas e mais outras (boas) razões, Braga reforçou o seu papel de terceira cidade do país, sendo elemento constitutivo de um sistema urbano responsável pelo desenvolvimento dos territórios do Cávado e do Ave, dispondo de mais de oitocentos mil habitantes e o maior volume de exportações de mercadorias do país. Assim, o Sporting de Braga é um grande clube português e é ou deve aspirar a ser tão grande como os maiores e não o primeiro dos últimos, o último dos primeiros ou o campeão regional. 

Nas últimas cinco épocas, em nove jogos, o Sporting de Braga perdeu os nove contra o Benfica, sofrendo trinta e um golos (média de quase três golos e meio por jogo) e marcando sete golos (média de menos um golo por jogo). O Sporting de Braga empatou na última jornada, foi ultrapassado no terceiro lugar e na próxima vai jogar contra o Benfica. Com este enquadramento, mais parece que estas queixas são meramente táticas e preventivas, antecipando o que tem sido normal e a eventual ultrapassagem do Famalicão e a aproximação do Guimarães.

A missão deste próximo fim-de-semana não parece nada fácil. Pelo que se viu nos últimos dois jogos contra o Porto e o Guimarães, os jogadores do Benfica não estão em condições de ajudar e, assim, os do Sporting de Braga vão ter de perder sozinhos. Há outras medidas de recurso, como decretar uma virose, metendo máscara nos que sobrarem e levando para o campo uma galinha preta, ou, aproveitando este pedido de árbitros estrangeiros, arranjar um chinês muito constipado para fazer de George Sousa mas sem deixar pontas soltas (perdoem-me o humor negro!).

6 comentários:

  1. Meu caro,

    Os do Braga vão perder sozinhos e com gosto. Caso não seja possível existem sempre soluções de recurso muito interessantes. Não há motivo para preocupações:)

    Um abraço

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gabriel,

      O Braga nunca desilude. O problema é que a continuar assim, como o Alverca do Minho, também não entusiasma ninguém.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Não trago novidade rigorosamente nenhuma ao escrever que o Braga, em futebol 11 sénior e neste momento, é superior ao Sporting. Se se fizer a análise a orçamento para isso, a superioridade dispara. Tem é já, tal como os 3 "grandes", presidências patéticas. Enfim, faz pela vidinha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O plantel do Braga é mais equilibrado do que o nosso. Agora, dispõe na presidência de mais uma figurinha do futebol português.

      SL

      Eliminar
  3. O Slb continua a jogar mal e o Braga não conseguiu perder. Pallhinha marcou o golo e furou o esquema habitual. Espectacular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      É absolutamente evidente que o Salvador perdeu o controlo da equipa. Os jogadores amotinaram-se e o Palhinha foi o mais amotinado de todos. Nas últimas duas jornadas recuperámos quatro pontos ao Benfica. Mal o Silas começou a dizer que estava a olhar apara cima os de cima começaram a descer. Pena que os de baixo tenham resolvido subir.

      SL

      Eliminar