segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Bo(m)bos e zés-pereiras a interpretar Duke Ellington

Vi o jogo do Sporting contra o Braga e não percebi o que vi, a modalidade praticada e as suas regras. Não, não foi um jogo de futebol. Neste fim-de-semana, também vi um pouco do jogo contra o Benfica em basquetebol, do jogo contra o Setúbal em andebol e do jogo contra a Oliveirense em hóquei em patins e, ainda, a Super Bowl, entre os San Francisco 49ers e os Kansas City Chiefs. Também não foi um jogo de basquetebol, andebol, hóquei em patins ou futebol americano ou talvez só em parte: não tenho dúvidas que aos jogadores do Sporting lhes aplicaram as regras do basquetebol. 

Este fim-de-semana fui ouvir a Patricia Barber ao Theatro Circo. Estranhamente, ou talvez não, esse espetáculo permite compreender melhor o que se passou no jogo do Sporting contra o Braga. Como a Patricia Barber, os jogadores do Braga podem tocar como querem, na cabeça ou nas pernas dos adversários, e tantas vezes quantas querem. No entanto, a subversão das regras, contrariamente às performances de piano, do baixo ou da bateria, não geraram qualquer harmonia. Foi um género de zés-pereiras a interpretar Duke Ellington. Houve bombo, muito bombo e os jogadores do Sporting foram os bo(m)bos da festa. 

O Luís Neto disse o essencial: o que se passou revela total falta de respeito em relação aos jogadores do Sporting. Não, não nos venham com a conversa da falta de atitude, da pressão alta ou baixa, da maior ou menor intensidade de jogo. Quando uns podem fazer faltas e mais faltas sem quaisquer consequências e outros não, não há tática nem qualidade dos jogadores que expliquem os resultados. Cada falta era amarelo e cada amarelo era a promessa do vermelho para a próxima. Para que a farsa fosse evidente, fica a espantoso exibição do Galeno. Espantosa pelo espanto que gera a possibilidade da sua expulsão ter passado despercebida ao árbitro um par de vezes (uma delas, com o fiscal-de-linha a meio metro). 

Não sei o que se pode fazer. Talvez por isso seja mais favorável à aposta nos jovens e em nos deixarmos de ilusões. Alguém considera no seu juízo perfeito que isto se resolve com jogadores? Não vale a pena gastar dinheiro. Há coisas que só o tempo resolve. Talvez ajude a resolver treinadores mais comprometidos com o Sporting e os seus jogadores, como o Paulo Bento (depois do que se passou em campo e da intervenção do Luís Neto, as declarações do Silas são uma vergonha e, para mim, estava a caminho da rua). Talvez ajude uma direção que seja absolutamente intransigente na defesa do bom nome de uma instituição secular, que muito tem dado ao desporto português, e do bom nome dos seus praticantes. Como sócios e adeptos do Sporting não podemos continuar a ser os bo(m)bos deste corso carnavalesco em que se transformou o futebol português.

17 comentários:

  1. Caro Rui Monteiro,
    Tem razão em tudo, ou quase tudo, que diz acerca do jogo de ontem. Jorge Sousa brindou-nos com, mais uma, grande arbitragem anti-Sporting. Mas fora os amarelos para o Sporting e a ausência deles para o Braga, o que dizer do futebol praticado pela equipa de Silas? Mesmo quando, nos primeiros minutos, conseguiu trocar bem a bola, logo percebemos que daquele jogo não iriam resultar remates perigosos à baliza do Braga. Silas é mais um equívoco de Varandas a somar ao de Keizer, já para não falar de Leonel Pontes e de todas as contratações de jogadores de segunda categoria, em que Varandas gastou o pouco dinheiro que tinha disponível. São equívocos a mais para quem se apresentava como grande conhecedor de futebol. Como dizia Gabriel Pedro, há dias, o chão de Varandas não vai dar uvas, está mais que visto."Time to say goodbye"
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "pouco dinheiro que tinha disponível"??

      É impossível dizer isto sem rir.

      Quanto adiantou do negócio NOS? Quanto facturou em jogadores que o BdC lhe deixou?

      Eliminar
    2. Erk, eu considero Varandas bastante incompetente na gestão do futebol mas dizer que ele herdou uma situação financeira extraordinariamente boa, deixada por BdC, é viver no mundo da Lua.

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O Varandas é um incompetente. Tal facto não implica que tenhamos que jogar com regras diferentes.

      O exercício contrafactual não é simples. Se a nossa defesa jogar com as mesmas regras da do Benfica, sofremos os mesmos golos? Se o Doumbia ou o Battaglia poderem entrar à maluca como o Gabriel ou o Tarabaat passa alguém? É que parece que só nós é que contratamos flops. Estou convencido que com a equipa do Sporting o Benfica era campeão. aliás, estou convencido que seriam campeões com a equipa do Tondela ou do Paços de Ferreira.

      SL

      Eliminar
    4. Meus caros,

      A ideia que ainda andamos a jogar ao Bruno de Carvalho contra o Varandas e vice-versa é deprimente. Nós jogamos contra o Porto e o Benfica. Só os adversários interessam, para não sermos adversários de nós próprios.

      SL

      Eliminar
    5. Meu caro, neste blog escreve-se muito bem, nota-se tb que amam o futebol e o Sporting. Por isso, visito-o com frequência. No entanto, no que diz respeito ao que se passa actualmente no Sporting, ou vivem no mundo da lua (citando um comentário anterior), ou querem tapar o sol com uma peneira.

      Eliminar
  2. Rui Monteiro
    Excelente análise, como sempre o faz. Gosto das suas crónicas. Gostava de o conhecer pessoalmente para uma troca de impressões. Sou de uma cidade encostada a Braga e também frequentador do Teatro Circo, mas não do circo da pedreira.
    Já tenho um trolha que é muito bem nas reparações da minha casa, quando necessito.
    Um abração e saudações leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado meu caro. Se assim entender, um dia destes deixo-lhe o contacto de email para isso.

      SL

      Eliminar
  3. O Neto falou para cima, o Silas falou para baixo, o Presidente falou para lado nenhum. Trata-se do Principio do Coelhone Invertido "Quem é do Sporting leva!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro LMGM,

      O Varandas foi pior do que isso. O Varandas falou para os sócios e adeptos. Falou para o lado, na melhor das hipóteses. Quando não se tem uma agenda consistente e persistente, estas intervenções casuísticas cheiram a desculpas. Quanto a mim, o silas, como sabe que já foi, vai-se defendendo, porque é preciso arranjar outro emprego para a época que vem, depois do tirocínio no Sporting.

      SL

      Eliminar
    2. É isso mesmo, o Silas já está a pensar no seu futuro após Sporting e portanto, no seu discurso, tenta não confundir-se, demasiado, com o Sporting.

      Eliminar
  4. Excelente crónica.
    Depois da vergonhosa arbitragem do ex-super dragão não me apetece falar do jogo.
    Ninguém compreende como esse apiteco ainda "apita" jogos do Sporting.
    Reza a história que um antigo presidente do Sporting entrou na cabine do árbitro de canhota em punho. Foi recentemente desmentido!
    Nos dias de hoje, uma claque do norte faz "visitas de cortesia" aos juizes de campo.
    No sul, outra claque faz massagens nos seus atletas.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Somos os únicos que vamos tirar satisfações aos jogadores. Os do Porto visitam os árbitros no treino. Os do Benfica têm o rapaz Gonçalves para tratar deste assunto à revelia, naturalmente, da direção que não quer nada disso e só pensa na verdade desportiva.

      SL

      Eliminar
  5. Boa análise. Só faltou, a meu ver, a referência à cuspidela do Paulinho do Braga no árbitro. E não me venham dizer que o árbitro não viu pois se não viu, pelo menos sentiu, pela cara com que se virou para o jogador e tendo o jogador levantado a mão como que a pedir desculpa. Olha se fosse um jogador do Sporting.....
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O fiscal-de-linha consegui não ver a falta do Galeno sobre o Ristovski quando estava a meio metro!...

      SL

      Eliminar
  6. Quando o Bruno chegou ao SCP havia um PER em cima da mesa . As pessoas parece quererem esquecer-se disso . Se este mariconso que por fatalidade e presidente do SCP diz que herdou ( eu ouvi 2 vezes o seu diretor financeiro dizer que não havia buracos nas contas )uma má situação financeira então o que dizer da situação que havia aquando da chegada do Bruno ?? Então este larilas tem dinheiro da NOS , verba pedida ao fundo Apolo , vendas de jogadores do tempo do Bruno e vem-se queixar de falta de dinheiro ?? Pobre SCP .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Qual é a relação entre o BdC e o PER e a arbitragem do jogo contra o Braga?

      SL

      Eliminar