quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Fácil, fácil!...

O Sporting não me apetece ou não me tem apetecido. Não vi os dois primeiros jogos do campeonato. Vi o terceiro e o quarto por desfastio. Voltei a ver o costume com as explicações do costume. Vi uma jogada de ataque do Sporting que acaba com a bola recuperada pelo jogadores do Portimonense, vi-os perder a bola, vi uma falta, vi marcar livre, vi marcar “penalty”, vi marcar uma falta que não vi e vi marcar um livre pela falta que não vi. Vi marcar um “penalty”, vi marcar outro “penalty”, vi marcar outro “penalty” ainda e vi o que nunca tinha visto e o que nunca se tinha visto. Tudo me foi explicado minuciosamente como se não tivesse visto o que vi ou não compreendesse o que vi, como se fosse cego ou estúpido. Não sou cego, mas estúpido, por ainda continuar a ver o que vejo. 

A culpa é do treinador, deste, do anterior e do anterior do anterior. A culpa é dos jogadores, destes, dos anteriores e dos anteriores dos anteriores. A culpa é da direção, desta, da anterior e da anterior da anteriores, pelo menos. Fácil, fácil!... 

O Pinto da Costa confidenciou que se enganou no nome do treinador anunciado e, como não queria voltar com a palavra atrás, veio o Carlos Alberto Silva em vez do Carlos Alberto Parreira. Ficámos a conhecer duas das suas facetas: era muito religioso e aceitava de bom grado as substituições propostas pelo Pinto da Costa. Esteve duas épocas e ganhou dois campeonatos. Fácil, fácil!... 

O Jesus era o Rei da Tática, o maior entre os maiores e depois não era porque era treinador do Sporting. O Rui Vitória conduzia Ferraris, batia recordes, fazia pisca-pisca à noite quando o Luís Filipe Viera tinha insónias e depois queria-se desfazer do João Félix. O Bruno Lage bateu novos recordes, deu novos mundos ao Mundo, tocou no João Félix e ele levantou-se e andou. Fácil, fácil!...

8 comentários:

  1. Caro Rui, bom dia!
    É óptimo lê-lo de novo, embora com uma verve mais ácida do que a habitual, e onde o humor é negro.
    Na verdade, se bem percebi o que procura escrever, não escrevendo, é que no Sporting tudo está sempre mal, e nos outros tudo corre bem.
    Tem razão o Caríssimo.
    Na verdade, se Fernando Pessoa dizia que o melhor do mundo são as crianças, eu, ao ler o que se escreve na blogosfera afecta (??) ao Sporting, fico com a suspeita de que o pior no mundo são os sportinguistas. O nível de distúrbio psiquiátrico é incrível. Senão veja:
    - Bruno Fernandes sai? Incompetentes, não o souberam manter!
    - Bruno Fernandes fica? Incompetentes, deviam tê-lo vendido e comprado um 6 e um ponta de lança!
    - Leonel Pontes vai treinar interinamente a primeira equipa? Incompetentes! O homem (que leva alguns vinte anos de estrutura do Sporting, e devíamos procurar defender, não só por aceitar o risco que vai correr, mas também pelos incontáveis excelentes jogadores que ajudou a formar) não sabe orientar equipas de séniores!

    A sério? Só me falta ouvir, na esdrúxula hipótese de o Ronaldo vir para o Sporting: "Esse gajo, tá velho, só vem desestabilizar o balneário, quer é dinheiro e gajas!"

    Mas alguém tem pachorra para estes supostos adeptos e sócios?
    Alguém tem pachorra para claques que batem em jogadores e não são capazes de pelo menos criar um ambiente que assuste lampiões que vêm gozar connosco ao nosso Estádio, como aquele gaixo com cara de sinal de perda de prioridade, que é o associado do Benfica João Pinheiro? A sério? Sucedesse o que sucedeu no Dragão ou na Luz, e o Sr. Pinheiro onde estaria? Decerto nas distritais para sempre.
    Claro que o Sr Keizer foi um erro de casting que ninguém conseguiu explicar até hoje, principalmente pela desistência do futebol que propôs ao fim de cinco ou seis jogos.
    Espero que não crucifiquemos Leonel Pontes agora, que muita falta faz ao futebol do Sporting, principalmente de formação, por muitos e bons anos.
    Espero que se consiga um técnico de créditos firmados e, principalmente, a estrutura o proteja mais do que protegeram o Sr Keiser.
    E espero que deixem a dIrecção (n aqual não votei, mas tenho que democraticamente aceitar) trabalhar. No fim do mandato se decidirá o que fazer. É assim que se faz nas instituições a sério. Deixemos de ser um Clube de iluminados. Se querem mudar tudo, candidatem-se, porra!

    Para terminar, obrigado Direcção, por manterem Bruno Fernandes! Façam um plano de carreira, mantenham-no até ao fim desta, e mais além, como treinador ou dirigente.

    Desculpe o tempo que lhe tomei.

    Grande Abraço,

    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo isso é muito interessante e poderia fazer sentido não estivesse o SCPortugal a ser gerido como o godinho lopes o geriu, com o resultado que se viu. É só esperar o tempo necessário para derreter o que pingará da NOS e o que por ali ainda possa haver, ver um PER de volta e o clube absoluta e finalmente falido.

      É agradecer à direcção.

      Eliminar
    2. Curioso que, no tempo do destituído, não se tenha deixado a anterior direção trabalhar até ao fim do mandato e se tenha deitado para o lixo a preparação da nova época, a reestruturação financeira e a recompra das VMOC's. É assim que se faz nas instituições a sério.
      Por isso, passem a pensar pelas vossas cabeças e não deixem que o Sporting seja um clube de elites bafientas. Tenham vergonha na cara e corram com essa escumalha que suga o clube até ao tutano. É o futuro do Sporting que está em causa!

      Eliminar
    3. Caro José Lopes,

      Nós, sportinguistas, estamos sempre a desconversar. As coisas estão à frente do nosso nariz e continuamos a atirar pedras que não acertam no alvo, mas em nós.

      Nas modalidades amadoras, contratam-se bons jogadores, um bom treinador e constitui-se uma boa equipa. Vai-se para o campeonato e nem sempre se ganha, mas disputa-se até ao fim. Não sei se vamos ser bem-sucedidos no basquetebol, mas sei que vamos disputar o campeonato até ao fim. No futebol não acontece. Porque será? Não é preciso saber de física nuclear para encontrar a resposta.

      SL

      Eliminar
  2. Meu Caro Rui,

    Bons olhos o leiam.
    Não é fácil ser... sportinguista.
    Se fosse não seria para nós. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gabriel,

      Estava sem grande vontade. Mas os telefonemas e as insistências foram algumas. Havia amigos que pensavam que estava a passar um mau bocado em termos pessoais e tudo.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Marcar 3 penáltis, no mesmo jogo, na casa de um chamado grande e contra ele, vou esperar pela repetição deste epifenómeno! Grande parte da explicação do insucesso das últimas décadas está no sistema batoteiro do futebol tuga e nos adeptos leoninos. Pois, se a máfia deste futebol imundo não percebesse as divisões que graçam no clube não se atreveriam a tais diatribes. E nem vale a pena discutir a maior ou menor competência, de dirigentes, treinadores ou jogadores, com esta premissa principal, que infeta tudo, independentemente, de tudo ser bem feito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Hélder Mestre,

      O segundo penalty é de gargalhada. Ainda mais de gargalhada é quando se viu a arbitragem durante o jogo. Aquele é, mas o do Raphinha não é. Isso e um avançado que simula mais dois penalties sem levar amarelo.

      SL

      Eliminar