segunda-feira, 16 de setembro de 2019

A mão invisível

“Se me perguntarem se prefiro o Sporting 18 anos sem ganhar um campeonato ou um Sporting a ganhar com um bom investidor, confesso que prefiro a última” 
Henrique Monteiro, “A Bola” de 12 de setembro de 2019 

Ontem, quando estava a ver o jogo contra o Boavista, veio-me à cabeça esta tirada do Henrique Monteiro. Talvez precisemos mesmo de um investidor, mas não de um investidor qualquer, de um investidor que queira simplesmente investir por falta de melhor altrnativa. Precisamos de um investidor que queira mesmo o seu dinheiro de volta acrescido de adequada remuneração e esteja disposto a tudo para que assim seja. 

O Henrique Monteiro acredita na metáfora da mão invisível do Adam Smith. Não precisamos da benevolência de um investidor, mas do seu interesse próprio. Não apelamos ao seu humanitarismo mas à sua autoestima. Se assim for, em seu benefício, conduzir-nos-á a todos (os sportinguistas) à felicidade eterna como se houvesse uma mão invisível. 

Quando o Bruno de Carvalho se candidatou à presidência do Sporting pela primeira vez, anunciou que trazia com ele investidores russos. Nada melhor do que investidores russos para defenderem o seu interesse próprio. Têm-no feito com todas as mãos disponíveis, invisíveis porque ou alguém fica sem elas ou nunca se chega a saber de quem são. 

Imagino uma mão invisível do Samuel L. Jackson a recitar Ezequiel 25:17 na sua versão muito própria: “The path of the righteous man is beset on all sides by the inequities of the selfish and the tyranny of evil men. Blessed is he who, in the name of charity and good will, shepherds the weak through the valley of darkness, for he is truly his brother's keeper and the finder of lost children. And I will strike down upon thee with great vengeance and furious anger those who attempt to poison and destroy my brothers. And you will know my name is the Lord when I lay my vengeance upon thee”.

8 comentários:

  1. Amigo Rui, sobre o jogo de ontem, só posso dizer que tinha empregue melhor o meu tempo a rever pela 12ª vez o Pulp Fiction, do que a agastar-me a assistir a mais um espetaculo deprimente....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O jogo teve um pouco de Pulp Fiction, mas temos que reconhecer que o árbitro não tem a pinta do Samuel L. Jackson.

      SL

      Eliminar
  2. É isso tudo Rui!...sem um "investidor" desses não vamos a lado nenhum Parabéns SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não precisamos de presidente, treinador ou até mesmo do Bruno Fernandes. Com o Samuel L. Jackson é que viam com quantos paus se faz uma canoa.

      SL

      Eliminar
  3. Stiglitz versus Smith, não é Rui?

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro,

      Se o Stiglitz não der conta do recado sozinho mandamos vir também o Piketty, que ele é que está do lado dos bens aventurados.

      Um abraço

      Eliminar
  4. uff, por alguns segundos julguei que seria mais uma zurzidela no Inquisidor-Mór, por se atrever a ser o pioneiro na sugestão da 'Solução Final'...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Já estivemos mais longe da Solução Final. Mais uns jogos destes e quem continuar a ser do Sporting e a ver jogos do Sporting candidata-se a um dos últimos sobreviventes de Auschwitz (com as devidas desculpas pelo humor negro).

      SL

      Eliminar