quinta-feira, 18 de abril de 2019

Oh, é apenas um Petit favor


Com a naturalidade de quem aborda um bom cozido à portuguesa num almoço de domingo, Petit, um tipo cuja (suposta) franqueza cheira a impunidade, lá foi dizendo o que toda a gente sabe mas não quer dizer para não estragar a surpresa: isto anda tudo mais ou menos (des)controlado no futebol imaginário cá do burgo. Os jogadores (daqueles que são normalmente titulares) fazem-se expulsar (só isto é todo um programa) para não jogar contra o Benfica. Por ordem expressa do treinador. Normalmente, esta ilegalidade lícita, ou ilicitude legal (eu sei lá), é muitas vezes feita para limpeza de amarelos contra equipas (supostamente) mais fracas, designadamente, em competições como a taça (igualmente reprovável - parece-me uma chico-espertice à portuguesa).

Neste caso, porém, retiram-se jogadores titulares de um jogo (fora de portas) contra uma equipa superior, logo limitando as hipóteses, já de si limitadas, de ganhar. É uma espécie de excursão ao estádio da Luz. Não se desse o caso de ambas as equipas lutarem por objectivos primordiais nesta época (título e descida de divisão), e poderíamos pensar estar perante relações entre subalternos. A verdade desportiva deve ser isso. Como diria o outro, o chato é que isso mexe com muito dinheiro. O Sporting, que nunca sabe em que rua fica o Canadá, perdeu uma pipa de massa com a derrota em casa do marítimo o ano passado. É o que dá jogar a sério. A seguir foi o que se viu.

Não são necessárias malas com dinheiro. Perde-se, e com muito gosto.

10 comentários:

  1. Foi chato o Eintracht não ter feito o mesmo.
    Nem tudo esta perdido. Vitória do português Gonçalo Paciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Nem tudo está perdido então. Temos portugueses em prova.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Gabriel,

    Depois de perderem contra uma equipa que joga com o Bruno Gaspar e outra que joga com o Gelson Fernandes, é preciso recuperar os jogadores e a sua dignidade. Nada melhor do que o Petit Marítimo.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,

      O Petit Marítimo está a postos. Toda a gente sabe que o Eintracht frankfurt é uma potência. O Gelson fala por si...

      Abraço

      Eliminar
  3. Ontem faltou o VAR, esse equipamento tão a gosto do Benfiva e das centenas dos seus propagandistas. Como disse o Pizzi, há VAR em todas as provas só não há na Liga Europa. Tem rqzão, apoio! e digo mais, VAR ao nível de Santa Maria da Feira.

    João Balaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Que nunca falte o BAR. E uns acepipes ao gosto do pé.

      SL

      Eliminar
  4. Tem razão, claro. Nunca é demais repetir.
    Boa Páscoa aos autores e comentadores do Blog.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Não obstante todos fazerem o mesmo, eu advogo o que faz a UEFA.

    Por exemplo, num jogo em que o Sergio Ramos, do Real Madrid, forçou um amarelo, foi castigado com 2 jogos sem apelo nem agravo.

    Mas estamos em Portugal, e estas práticas não constam do regulamento de disciplina.

    ResponderEliminar
  6. Meu Caro,

    Tem razão, pena que o mesmo não aconteça contra o Sporting.
    Isto não é apenas uma questão de disciplina, mas de profissionalismo. Os intervenientes são pagos para serem profissionais. Temos o circo para assistir a palhaçadas.

    SL

    ResponderEliminar