sexta-feira, 12 de abril de 2019

Audita-me, cariño


Por falar em novidades: andamos uma semana (pelo menos), na praça pública,  a discutir as andanças de um suposto protocolo com o Batuque. Gosto do nome. Nem uma, ou duas palavras, sobre as comissões pornográficas pagas pelos clubes a empresários (intermediários, é assim?). No exercício anterior o Benfica gastou cerca de dezassete milhões nas ditas. O Porto dezasseis. O Sporting, a reboque, foi até aos dez. Os dezassete pagos pelo Benfica representam o terceiro maior orçamento (comparativo) da liga, à frente do Braga. O Real Sport Clube (quem?) pagou mais de um milhão, mais do que o Vitória (Guimarães), e muito mais que a maioria dos clubes da primeira liga gastam em orçamentos. Tudo limpo, limpinho. E sem qualquer investigação. Se recuarmos, verificamos que nos exercícios entre 2015 e 2018, o Benfica gastou mais de setenta milhões em comissões, o Porto mais de quarenta, e o Sporting cerca de trinta milhões. O silêncio sobre esta ilusão do futebol português é suficientemente ensurdecedor para deixarmos de acreditar (apenas) em batuques. Auditar sim, mas com o carinho que todos merecem. 

6 comentários:

  1. Caríssimo,
    excelentes textos sobre auditorias em saco roto. Nada a acrescentar. Excelente vitória ontem, decapitados de um jogador desde os 4 minutos. Com um pouco de jeito e menos tiros no pé podemos construir uma equipa competitiva para o ano.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que até podiamos ter construido este ano, bastava para isso ter aproveitado Augusto Inácio, que na altura pertencia aos quadros do Clube, em vez de se ter optado pelo incompetente do Pezero. E claro, não ter dispensado, pelo menos, o Demiral e o Matheus Pereira.

      Eliminar
    2. Caro Vidal,
      Obrigado. De auditorias já anda o mundo cheiro. Ter uma equipa competitiva não depende apenas de nós, como aliás, se tem visto...

      SL

      Eliminar
    3. Caro Paulo,
      Este ano podíamos ter aproveitado para não ter o Peseiro. Podíamos não ter dado à borla o Demiral. Podíamos não ter entrado na academia vestido de forma carnavalesca agredindo funcionários do clube. Podíamos ter falhado com a naturalidade da rotina.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Gabriel,

    Parabéns! Quanto a mim acertou em cheio no ponto-chave: valerá a pena andar a dedicar o nosso tempo a perceber o retorno do investimento do Sporting no Batuque quando há milhões em negócios com empresários que ninguém percebe?

    Só não sei se alargaria o âmbito da análise aos nossos vizinhos da 2a circular. Os 70 milhões que refere incluem os pagamentos ao César de que tanto se fala ? Se for caso talvez os investimentos tenham âmbitos diferentes e por isso não sejam comparáveis...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.

      Vale a pena porque a alma (e o ego) daqueles que nos rodeiam não é pequena. Começo a achar que servimos sempre como encobrimento das falcatruas dos outros.

      A César p que é de César. Esse deve ter um saco com as cores do seu clube destinado. O Petit, aliás, já veio dar o mote.

      SL

      Eliminar