quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Para uma nova taxonomia dos afectos


Tenho um amigo sportinguista que tem sempre teorias sobre tudo. Por isso mesmo não precisa da Netflix para nada. Desta vez engendrou uma teoria da conspiração que dá bem com o seu humor (quando não se fala do Sporting), embora ele não se aperceba. Essa teoria diz mais ou menos o seguinte: a detenção de Bruno de Carvalho (e do Mustafá) a um domingo e perto da hora do jogo foi responsabilidade do próprio (embora não saiba explicar como) e dos seus novos (velhos?) amigos benfiquistas, para (mais uma vez, diz ele) ocultar e deixar passar em claro os e-toupeiras, emails, e por aí fora, até porque hoje tem início a instrução do e-toupeira. Desta forma, o ruído instalado superaria tudo. Quanto ao ruído e às patetices dos jornalistas e comentadores não poderia estar mais de acordo, relativamente ao resto, fico agradecido por vivermos num país onde o humor (e a imaginação) suplantam, em muito (ainda), o horror. Embora o Artur Albarran não o saiba.

Este amigo é um apoiante (enganado, claro está - diz ele) de primeira hora de BdC. Ele e muitos. Os mesmos que agora (recentemente) se juntam em fila indiana, batendo-se por serem os primeiros a atirar a primeira pedra. Não estivéssemos perto do Natal e dir-se-ia que a Páscoa era a época festiva que vivíamos, divertidos, tantas são as crucificações em praça pública, tantos são os que acompanham a via dolorosa, julgando e enxovalhando quem passa (caído em desgraça). Isto é, quem foi detido. Duas ou três passagens pela TV e percebemos que todos o sabiam, ou pressentiam, ou tinham avisado, o que tarde ou mais cedo seria inevitável. Todos os outros: enganados. Vê-se muito disto nos divórcios.

A forma como a imprensa (vamos chamar-lhe assim, à falta de melhor) cobre estas (e outras) detenções, estando previamente nos locais, tendo acesso a informação (supostamente) em segredo de justiça, diz-nos bem da formosa estrebaria (esta foi roubada a um viajante do século XVIII) em que vivemos. Fosse esta imprensa tão avisada noutras situações, fizesse investigação verdadeira e reportagem a sério e seríamos o Bas Dost da imprensa europeia.

Mas não se pense que a imprensa é o melhor disto tudo. Os comentadores (a soldo de quem agora?) são a cereja no topo da estrebaria (já sem tanta formosura). Passe a gritaria, passe a ignorância, o dinheiro a jorrar (não é só para as claques, estes tipos descobriram as claques agora, parece, como se fosse possível assobiar para o lado consoante a cor da camisola), mas o que não passa, ou não pode passar incólume, é aquela velha forma de adaptação ao status quo vigente, seja ele qual for, capacidade apenas disponível ao nível dos invertebrados. O meu amigo deve ter uma teoria para isto. Depois pergunto-lhe.

10 comentários:

  1. Caro Gabriel,

    Estava para escrever sobre este Carnaval em época de Natal que mais parece Páscoa. Ainda bem que não o fiz. Fica muito melhor assim.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  2. Gabriel, o seu amigo tem muitos sósias por aí

    Rui, convém redobrar a atenção neste tema.

    Desmistificar é sempre importante, nem que se repitam argumentos.

    A mentira dita muitas vezes torna-se verdade, diz o ditado.

    A verdade, é sempre verdadeira, em qualquer ponto de vista.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Já estamos ao nível de "a verdade da mentira", o melhor será contactar o Gonçalo Amaral, ele trata do caso, ou escreve (diz que sim) sobre ele...

      SL

      Eliminar
  3. É facil boicotar a cm tv, é por alguem sempre à frente das camaras de tv desse canal, impedido-os de filmar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau Caro,

      Não chega(va) cinquenta contos (dos antigos) de boicotes. Podemos é tentar calibrar melhor a balança, para que não hajam dois pesos e duas medidas...

      Eliminar
  4. As teorias da conspiração deviam ser uma secção desportiva do Sporting. Não seria difícil conseguir a estabilidade da secção com o patrocínio de um qualquer escritório de advogados - o Sporting alinha com o apoio de Serra, Alves e Almeida, RL - e podíamos mesmo retirar benefícios futuros. Os atletas com maior destaque nesta secção, podiam mais tarde ser transferidos para a Morning Post TV que joga na Champions League desta modalidade onde criariam teorias da conspiração a nosso favor.

    Não sei como ninguém vê isto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Razão. Eu acrescentaria a subsecção paranóia e um departamento do paranormal (para tratar os ficheiros secretos). Para finalizar ainda deveríamos arranjar um dos antigos endireitas, faz sempre jeito para colunas maleáveis e malformações congénitas.


      SL

      Eliminar
  5. Caro amigo,

    Mais um excelente texto, do melhor que li sobre o assunto. independentemente da plataforma.
    Acrescentaria apenas o espectáculo degradante patrocinado no dia (e até na escolha do dia) da detenção pela justiça portuguesa, e os igualmente degradantes (para a justiça) quatro dias e noites de detenção até serem presentes a um juiz. Inqualificável.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Meu caro,

    Obrigado. tens razão: todo este processo ainda engalana mais a formosa estrebaria.

    Abraço

    ResponderEliminar