segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Reviver o passado em Belém



Foi linda a cerimónia. A bandeira verde esvoaçando sobre o palácio. A comitiva verde, convidada a pedido do agraciado, toda aperaltada com a farda do clube. É certo que faltaram os meninos das escolas primárias e os populares com as bandeirinhas de Portugal, mas o resto seguiu as mais belas e ancestrais tradições do rito político português. Muita gravata, muita laca, muito sorriso cerâmico, muito protocolo (ignorado apenas pela Dª. Maria que, em nome da cunha nacional, decidiu apresentar o agraciado à família de todos nós). A melhor pompa e circunstância que se fabrica em Portugal. Mas o melhor mesmo foi o discurso do Senhor Presidente, aí não faltou nada. Estava lá a pose de Chefe de Estado, a dicção a lembrar outros homens de Estado que por ali andaram, até a métrica do discurso paternalista de outros tempos. No entanto, o âmago residia no conteúdo do discurso. Destaco comovido a referência feita pelo Senhor Presidente à altura em que Ronaldo homenageou o pai (a Família) olhando o céu (Deus) após ter marcado um golo ao serviço da seleção (Pátria). Mais, lembrou ainda o Senhor Presidente que Ronaldo «não tem apenas prestigiado o nome de Portugal no mundo, mas  feito "qualquer coisa única", que é trazer alegria a milhares de pessoas» nesse aspeto, arrisco afirmar, tal como o Senhor Presidente. O Ronaldo merece esta  homenagem e não tenho dúvidas que nós, cada vez mais, merecemos este presidente.

4 comentários:

  1. Só faltou dizer: "Portugal não é um país pequeno!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...pois não é! E nunca o será enquanto tivermos o Ronaldo e o senhor Cavaco.

      Eliminar
  2. Mesmo com a alegria transmitida pelos dois, Ronaldo e Cavaco «Estudo diz que ontem foi dia mais triste do ano - Investigação baseou-se na resolução de uma equação matemática que analisou fatores como a meteorologia e os encargos financeiros resultantes do Natal.»

    ResponderEliminar
  3. Para a próxima cerimónia, a "esfíngica figura" já encomendou uma mini-saia igual à da Carla Mouro! Em Belém, só cabe um protagonista...

    ResponderEliminar