domingo, 19 de janeiro de 2014

A luta continua

O Piris lutou, o Maurício lutou, o Rojo marcou, o William jogou, o Adrien lutou, o Martins lutou, o Wilson lutou, o Capel tentou, o Montero lutou, o Jefferson centrou e o Slimani marcou. O Cosme apitou. E o jogo acabou.

Estamos em primeiros. À condição, é verdade. Só quer dizer que vão ter que continuar a levar connosco. A malta não desarma.

Foi um jogo terrível. Nos primeiros minutos os jogadores não perceberam que aquele jogo não estava para brincadeiras. Chovia. O campo parecia um batatal. A bola não andava. Não havia mais nada a fazer do que pontapé para a frente, muita luta e fé em Deus. O Leonardo Jardim procurava explicar que só podia ser essa a táctica. Só que os jogadores demoraram a entendê-la. Talvez não os tenha avisado de início para o que se ia passar.

Tardou a entrada do Slimani. Porventura, em jogos destes tem que entrar de início. Mesmo assim, entrou a tempo. Deu um golo cantado ao Montero. Chateou os defesas até mais não. Até que na primeira oportunidade parou-a no peito e meteu-a lá dentro com o pé que tinha mais à mão. De raiva. Com a força toda que tinha. Quando o Joaquim Rita disse que iríamos ter dificuldades em campos pesados esqueceu-se dele. Ele é um todo terreno. À chuva, ao sol, com campo seco ou molhado, lá está ele a chatear toda a gente e a lutar por cada lance como se fosse o último.

A arbitragem foi manhosa, como de costume. A expulsão do jogador do Arouca foi, no mínimo, excesso de zelo. Depois disso, havia que equilibrar as forças. A expulsão do Rojo foi completamente ridícula. A partir desse momento, os amarelos e as faltas passaram a ser aleatórias.

13 comentários:

  1. Jardim, no fim do jogo, disse que Slimani esteve a semana toda lesionado (não treinou) e só podia ser utilizado 30 a 40 minutos. Foi isso que aconteceu.
    Agora não se pode cobrar 20 euros para ver um jogo naquele campo. E aposto que o Arouca treinou lá a semana toda para preparar o enlameado (desculpem, relvado).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Só hoje é que li essas declarações. Assim tudo faz sentido. Agora, o Arouca queria jogar assim e preparou tudo para o fazer. Não tenho dúvidas que andaram a treinar naquele campo sem se preocuparem com o espectáculo. Depois não se pode cobrar 20 euros por aquela luta na lama.

      SL

      Eliminar
  2. Acho que o Trofense-Sporting B, que teve início às 16.00h, também se disputou no campo do Arouca. Pelo menos era o que constava no site da Liga. Mas o Trofense não tem um campo próprio? É lógico que dois jogos no mesmo campo, no mesmo dia, ainda para mais com muita chuva, só o poderiam tornar impróprio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tanto quanto sei o Trofense tem um estádio próprio. Deve ser somente a enorme competência da Liga.

      SL

      Eliminar
  3. Estou de acordo, com campos assim o Slimani tinha que entrar de princípio, porque até à sua entrada, só tínhamos feito cócegas aos centrais do Arouca. A substituição do William não percebi, quando ele começou a impor a sua batuta a meio campo é que o tiraram. Pareceu-me que o Capel não gostou de ser substituído, mas ele tem que perceber que aquele relvado (se assim se pode chamar) não estava próprio para ele. E aquele remate do William, se entra, era um hino ao futebol. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O LJ referiu no fim do jogo que o Slimani estava com dificuldades físicas, aliás, saiu do campo em dificuldades, e não podia jogar mais do que 30-40 minutos. A substituição do Capel era´óbvia. Com aquele campo não se pode transportar a bola. É preciso atirá-la para a frente. A do Willian é que não percebo. É que o Adrien estava como o Capel. Tentava fazer fintas e sair com a bola controlada naquele batatal. Para além disso, o William, como sempre, estava a fazer um grande jogo.

      SL

      Eliminar
  4. Coração Azul e Vermelho20 de janeiro de 2014 às 00:30

    Realmente, o que têm em luta sobra em talento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Já tardava. Não é mais qualquer coisa como "o que têm em luta falta em talento". É que a frase não se percebe.

      Eliminar
    2. Coração Azul e Vermelho20 de janeiro de 2014 às 11:21

      Meu caro,

      A sua mania da perseguição leva-o a pensar que eu era incapaz de fazer um duplo elogio à equipa do Sporting. Já Freud dizia que cada um interpreta as frases de acordo com a respetiva autoestima.

      Eliminar
    3. Meu caro,

      A dupla positiva não faz sentido. É um problema de português. Mas deixe lá isso. Agradeço o duplo elogio. O que conta é a intenção e essa é boa.

      Eliminar
  5. Ein, não esperava esta do andrades/lampiões a citar Freud, muito bem...Só ainda não consegui perceber o seu 1º comentário e já li 83 vezes, sem exagero. Mas já tinha saudades dos seus comentários.

    ResponderEliminar
  6. Coração Azul e Vermelho21 de janeiro de 2014 às 00:09

    Concordo. Esqueci-me do "ainda". O que têm em luta ainda sobra em talento.

    Era o caso do Jorge Mendonça, o melhor jogador português de todos os tempos na opinião de alguns familiares meus que o viram jogar em Espanha. Quem o viu, dizia que juntava força e talento. Melhor que o próprio Eusébio. Saiu com 19 anos do Sporting de Portugal e foi brilhar para o Atlético de Madrid e depois para o Barcelona. Em alguns jogos saiu em ombros, e várias vezes ganhou ao Real Madrid das 5 taças europeias. Diziam que dominada a bola a correr aos toques e fazia dos adversários crianças atrás da bola. Façam uma pesquisa e digam qualquer coisa. Jorge Mendonça, hoje terá entre 70 a 75 anos, de certo a primeira e a grande pérola perdida pelo Sporting

    ResponderEliminar