domingo, 19 de agosto de 2012

O triqui-troca

Só vi a segunda partedo jogo contra o Guimarães e, por isso, corro o risco de ser injusto. Mas do que vi, fica-me a convicção que nos preparamos para dar novos mundos ao mundo do futebol. Se o Barcelona inventou o tiki-taka, nós estamos a inventar o triqui-troca. É um género de tiki-taka, mas com a bola a ser jogada sempre para trás. Só o Elias é que passa a bola e se desmarca para a receber mais à frente. Todos os outros, quando passam a bola para a frente nunca se desmarcam e ficam sempre à espera de a receber no pé atrás. As coisas vão tão longe, que muitas das vezes à custa de tanto atrasarmos tanto a bola acabamos a recomeçar as jogadas. Voltamos vezes sem conta à casa de partida mas sem receber dois mil escudos.

Com este tipo de jogo, ao menos que se aproveitem as bolas paradas. Mas não. Ainda não tivemos tempo de as treinar, enquanto aperfeiçoamos o triqui-troca. Assim, qualquer equipa adversária sabe que pode fazer as faltas ou ceder os cantos que quiser que o resultado é nulo.

Três notas finais. Os árbitros fazem-nos relembrar o quanto somos do Sporting. Só os sportinguistas é que continuam a sofrer e a ver os jogos na mesma. Quaisquer outros já se tinham deixado disso. Gostei do Boulahrouz. Não é só porque limpa os lances todos. É que não gosta dos adversários e os adversários sabem disso. Não percebi a ida do Carriço para o banco em vez do Xandão ou do Onyewu. É que pode ser mesmo necessário substituir um colega que se lesione. Se é para dar sorte, como se viu, é preferível uma boa e velha pata de coelho.

8 comentários:

  1. O Barcelona joga o Tiki Taka , um futebol de quem bem ataca!

    O Sporting joga o TIki Teka , um futebol que é uma SECA!

    Acorda Sá Pinto!!!

    Ler mais: http://www.forumscp.com/index.php?topic=43907.3960#ixzz244sHYfRm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro juanguevara,

      Já tinha escrito isso há uns tempos. Disse que o futebol do Sporting era uma seca. Espero que estejamos os dois enganados.

      SL

      Eliminar
  2. Quer-me parecer que nem a 2ª parte do jogo viste...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro RSNT,

      Vi. O que não vi foi uma única oportunidade de golo. Outros devem ter visto. Eu, infelizmente, não.

      SL

      Eliminar
  3. A primeira parte foi tão só a continuidade do que assistimos nos últimos jogos oficiais do clube(jamor e dragão)... com a agravante do nosso técnico ter ficado deslumbrado com a exibição dos seus pupilos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ralf77,

      A jogar assim, o Porto até podia ser campeão. Alguém se encarregaria de lhe arranjar as oportunidades de golo e de os marcar por eles. Nós temeos mesmo de os marcar por nós.

      Eliminar
  4. Seguindo a sugestão do blog formação táctica, pensei no seguinte :
    Sejamos sinceros o wolfs farta-se de falhar,tá mais preguiçoso por estar a ficar habituado a não ter ng que lhe tire o lugar, e precisa de evoluir o cabeceamento e o viola é um miúdo, não se pode esperar tudo dele e gosta de jogar mais nas alas do que a PL porque não se sente tão a vontade, qual e a nossa esperança no ataque? Precisamos de um reforço "pinheiro" como bianchi e com faro pelo golo,como há tanto tempo nos prometem, só com um jogador assim vamos acabar com o nosso problema de ontem e outros jogos nos últimos tempos, A FINALIZAÇÃO!
    Vamos divulgar a noticia , TROCA Bianchi pelo Bojinov pela net, pode ser que os responsáveis a concretizem!
    Livra vamo-nos de um problema, e resolvíamos outro!
    Quem se opõe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sporting para viciados,

      Não sei se chega. Uma equipa joga toda ao ataque e toda à defesa. Para atacar é preciso que a equipa, toda ela, se mobilize para isso.

      SL

      Eliminar