quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Sporting e a Síndrome de Estocolmo

Ciclicamente, somos vítimas da Síndrome de Estocolmo. No passado foram o Postiga e o Djaló. Havia sempre uma boa razão para eles jogarem. Não era nada que se visse em campo. Era algo que estava para além do entendimento do comum dos mortais que se limitasse a ver os jogos e a julgar pelo que via. Até que finalmente os adeptos se fartaram e os puseram fora cobertos de alcatrão e penas. Só quando se foram embora é que todos perceberam que não só continuávamos a jogar com onze como jogávamos melhor.

Este ano temos o caso Carriço e, por oposição, o do Onyewu. No ano passado a defesa melhorou de maneira muito significativa. Essa melhoria muito se deve ao Onyewu. Deixámos de sofrer golos ridículos jogos atrás de jogos a partir de lances de bola parada. Só se equiparou a ele o Xandão. Mesmo assim, quando o Onyewu recuperou da lesão, o Sá Pinto mandou o Xandão para o banco.

Existem, seguramente, boas razões para se mandar o Onyewu embora. Porventura, temos melhor. Não sei, mas espero que sim. O que não se percebe é que se mande o Onyewu embora e se mantenha o Carriço. É que quando o Carriço tiver que entrar, por lesão de algum colega, e continuar a dar as barracadas do costume, vai acabar por ser posto fora pichado de alcatrão e penas. É que a paciência dos adeptos do Sporting esgotou-se há muito

9 comentários:

  1. Nós temos 2 tipos de central. O fixo matulão que dá porrada (Onyewu, Xandão e Boula) e o movel que consegue transportar bola (Rojo e Carriço).

    Portanto o Carriço não é um concorrente direto do Onyewu. Não se deveria por as coisas no sentido de "ou um ou o outro".

    ResponderEliminar
  2. quando li a ultima frase do Mike, o móvel que consegue transportar a bola (Carriço), pensei que estava no site errado, talvez do moreirense, sei lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh alf,

      A tua visão é que pode ter problemas, mas o que é que o Carriço andou a fazer na ultima metade da época passada?

      Eliminar
    2. Tem toda a razão, eu tinha me esquecido que o carnaval em alvalade foi o ano todo, e o Carriço andou fantasiado de jogador de futebol.

      Eliminar
  3. Essa do Carriço a "transportar a bola" não lembrava ao diabo.

    Esqueceu-se de mencionar as colocações da bola a 40 metros, em que ele é exímio. Sobretudo para fora das 4 linhas que delimitam o campo.

    Carlos Serra

    ResponderEliminar
  4. Caro Mike Portugal,

    O Carriço não serve. Talvez não seja correcto colocá-lo em alternativa ao Onyewu. Agora é uma pena ver o Onyewu sair, mantendo-se o Carriço. O Carriço acabou no Sporting. A mergem de erro é nenhuma. Para bem dele e do Sporting o melhor era sair e quanto mais depressa melhor.

    SL

    ResponderEliminar
  5. O Sá mantém o Carriço porque é alternativa aos centrais e alternativa aos trincos.

    O Mike Portugal falou bem, o Carriço é jogador que transporta, efectivamente, a bola. Foi por isso que foi adaptado a trinco. Transporta-a bem? Nem por isso, mas até chegou a fazer bons jogos como trinco.

    Também não percebo o porquê da exclusão do Onyewu, acho que ainda vamos chorar quando precisarmos dele para um jogo mais aéreo, mas espero estar enganado.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Antunes,

      A maior parte das equipas só marca golos em lances de bola parada. O Onyewu é insuperável nesses lances. Esta coisa de acreditar em contra-ataques e bolas em profundidade para as costas da defesa é uma ficção do Freitas Lobo e de outros do género.

      Mais, tão importante como as bolas paradas é ganhar a primeira bola de cabeça. A maior parte das equipas só chega à frente em biqueiradas para a frente e na tentativa de ganhar a primeira bola de cabeça.

      Acho que vamos ter saudades do Onyewu. Esparo estar enganado, mas não me parece.

      SL

      Eliminar
  6. Amigo Rui, o Carriço tem a vantagem de ser português da nossa cantera, capitão, e também alternativa para trinco.

    Mas a situação resume-se só e apenas a uma questão financeira. O capitão América, pesa 1M€ na folha salarial, demasiado para quem não é titular.

    ResponderEliminar