domingo, 14 de agosto de 2011

Um dia depois e ainda a bater na mesma tecla

Vamos ver o jogo de ontem contra o Olhanense com um olhar mais distante e com outra frieza. A equipa parece uma equipa e isso diz praticamente tudo quando se pretende efectuar qualquer comparação com o passado recente. A equipa tem um modelo de organização o que, quando se está em presença de qualquer fenómeno de acção colectiva, é o mínimo que se espera.

A equipa pressiona bem a saída da bola dos adversários e procura recuperá-la rapidamente. Quando a recupera, consegue mantê-la. No passado recente, mesmo contra uma equipa de bidões, não conseguíamos a percentagem de posse de bola que tivemos ontem.

No momento decisivo, as jogadas estão a falhar. As culpas são de vária ordem, mas a principal tem um nome: Postiga. Não são só os golos que falha (o remate à entrada da grande área isolado e a cabeçada a dois metros da baliza, definem-no). Jogando a equipa num 4x3x3, tem mania de vir às laterais trazendo os centrais para atrapalhar os extremos e laterais que lá estão. Estes, mesmo que consigam sair da embrulhada em que ele os meteu, não podem fazer nada a seguir porque não está ninguém no meio, onde ele devia estar, a quem dirigir a bola. Quando recua para receber a bola, invariavelmente a perde ou demora a passá-la ou passa-a mal. É apanhado em foras-de-jogo sistemáticos por estar distraído e não se saber movimentar nos momentos certos. Quando se joga um futebol mais directo, não ganha uma única bola aos defesas. Passa o tempo todo a jogar em “souplesse” como se estivesse num campeonato de patinagem artística ou de natação sincronizada.

Mas não são só os disparates seguidos. É a sensação de irritação e ansiedade que vai transmitindo aos outros jogadores e, principalmente, aos adeptos. Às tantas, toda a gente assobia a toda a gente. A margem de tolerância, mesmo para com os outros jogadores, vai diminuindo. Ou o Domingos o tira ou corre o risco de queimar os outros jogadores com a teimosia.

9 comentários:

  1. concordo com o post. Para jogar apenas com um ponta de lança em 4x3x3 é necessário que o mesmo seja fixo e altamente eficaz, não sendo assim mais vale jogar com 2 pontas de lança um fixo e um mais móvel. Já,anteriormente, num outro blogue comentei que tinhamos (e temos equipa) para lutar pelo título...Se nos deixássem. Pelo que já foi visto não nos deixam...Miseráveis! Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  2. 100% de acordo, o postiga não vale um charuto furado...

    ResponderEliminar
  3. Viva Boas Noites,

    fazem parte da minha blogosfera leonina

    concordo que há jogadores na equipa que estão a jogar para nos fazer felizes e tenho muita esperança que vamos conseguir os nossos objectivos independemente dos senhores árbitros e de quem lhes adoça a vda.

    Mas já não há 'pachorra' para bostigas e floribelas!!!!

    A continuarem a titulares volto a esquecer o futebol de 11 e dedico 100% dos meus tempos de 'belas bezanas' ao hoquei em patins.

    beijos e abraços

    ResponderEliminar
  4. So falta enunciar Djalo!!

    Wolf a titular (ha extremos para servir o PL)

    Optimos posts

    SL

    ResponderEliminar
  5. Pois digo-vos que estão todos equivocados.

    A culpa não é só do atleta Djaló e do melhor defesa adversário, o Postigo. Nem sequer do Xistrema.

    Estranho não o terem reconhecido, mas era ele.

    O bandeirinha que não viu a mão do defesa Olhanense, e não viu bem o fora de jogo do Postigo, foi o Zé "Ferrari" Cardinal, esse mesmo, o da Taça da Liga que viu da outra ponta do campo que o Pedro Silva tinha um braço a crescer no meio do peito. Esse que todos os vizinhos do bairro definem como um benfiquista ferrenho, daí a alcunha.

    ResponderEliminar
  6. De facto não se entende.gastou-se uma pipa de massa com jogadores para o ataque,mais rápidos,mais altos (VW) e continua-se a apostar neste trambolho.
    Quanto ao resto,estive lá e gostei da atitude da equipa e do treinador,rápido e corajoso a fazer alterações e a corrijir o que estava menos bem.

    ResponderEliminar
  7. Ao senhor que disse que a culpa era do senhor do Ferrari, eu também acho que fomos uma vez mais injustiçados. Algo que já se está a tornar demasiado normal no nosso estádio. Mas o Sporting tem de ganhar. Seja a ser espoliado, seja a não ser espoliado. E ontem, a verdade é que houve um golo mal anulado ao Postiga, mas houve pelo menos 3 que ele tinha obrigação de fazer melhor. 1 deles então era um golo simples. Para não falar das sucessivas jogadas que estragou ou decidiu mal.

    Enquanto tivermos o Postiga a titular, será assim. Mentalizem-se.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Até que enfim que alguém descreve verdadeiramente o que é o Postiga em campo.

    Obrigado Rui.

    ResponderEliminar