sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Vinho e futebol, bom e mau

Não há como não gostar do Sérgio Conceição. Existe vontade e determinação a que se associa o sentido de compromisso e de solidariedade com os seus jogadores e a sua equipa. Não fala futebolês e, melhor ainda, não é sonso nem se faz de sonso. Mas ninguém é perfeito (eu próprio tenho os meus dias). Perdeu a final da Taça da Liga e teve “mau perder”. Se no calor do momento ainda se pode compreender, não pode haver compreensão nenhuma passado um dia. 

Reafirmou que tinha “mau perder” como se fosse uma virtude. Para ele, o “mau perder” opõe-se ao “bom perder”, quem tem “mau perder” não gosta de perder, admitindo-se que quem o não tem também não gosta de ganhar. Há pessoas que têm “mau vinho”. Depois de beberem ficam irascíveis, implicativas e conflituosas. A essas não se opõem as que têm “bom vinho”, isto é, depois de beberem, entaramela-se-lhes a língua, caminham aos esses e adormecem em qualquer canto e esquina. Aos que têm “mau vinho” opõem-se os que sabem beber, bebendo com conta peso e medida, de forma a apreciar o que bebem e a usufruírem do convívio com os outros. Da mesma forma, aos que têm “mau perder” opõem-se os que sabem perder, sendo essa a virtude.

16 comentários:

  1. A questão é que os que têm "mau perder" raramente têm motivos para o demonstrar, enquanto os que têm "bom perder" demonstram-no vezes sem conta. E eles sabem-no bem, vidé também Vieira, Salvador, Abel...
    Os que têm " mau perder" preferem o pragmatismo à virtude.
    PS : faço notar que concordo com o texto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro S. Almeida,

      O "mau perder" no futebol português é só uma outra forma de justificar que os fins justificam os meios. O que importa é ganhar seja de que forma for. Há formas de ganhar que se derrotam a sim mesmas.

      SL

      Eliminar
  2. é a grande diferença entre o SCP e o porto , nós aceitamos a derrota , eles não . Nos preferimos perder , desde que educadamente e com estilo , a termos que enfrentar alguma critica pela maneira como ganhámos , preferimos a forma à substancia ( vide Bruno ) .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja lá isso do "nós". Se calhar era melhor falar por si.

      Estamos a falar de desporto, não se pode apresentar o "não aceitar a derrota" como se fosse uma virtude. Não se conformar com as adversidades, lutar até ao fim são tudo virtudes.
      Não aceitar que se possa perder é meramente uma infantilidade.

      E não preferimos perder coisa nenhuma, preferimos ganhar, de preferência limpo. Se não for limpo que seja descarado que ver os Abéis desta vida a espumar também tem a sua graça.

      Mas essa treta de conversa faz parte da narrativa dos saudosistas, os guardiões do verdadeiro sportinguismo (seja isso o que for, a mim faz-me lembrar um bocado o lampionismo mais basico). Isso e dizer que o que se passou nos ultimos anos é meramente uma questão de forma.


      Eliminar
    2. Meu caro,

      A educação não é para aqui chamada. É-se educado na vitória e na derrota. Todos desejam vencer. Uns preferem fazê-lo com elevação outros não. Estou na primeira categoria e muito bem acompanhado de vários sportinguistas. Não há o "nós"!

      Eliminar
  3. Ainda bem que existem pessoas com lucidez suficiente para "desmascarar" coisas simples - como já escrevi, e reescrevo, de vez enquanto é preciso alguém gritar - o Rei vai nu!

    Triste futebol !!!! o nosso....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Rei vai nu em muitas circunstâncias do futebol português. Para os seus lados, continuam a pensar que não se vê nada de tão vestidos que estão.

      Eliminar
  4. Foi Nani que disse :"quem não sabe perder, tambem não sabe ganhar".
    Sérgio Conceição, sem dúvida um lutador, ja era em jogador, tem por tras a estrutura do homem que em 36 anos de presidente ganhou 21 campeonatos e prepara-se para o 22º. Alguém quer apostar?

    Em relação ao vinho um grande produtor da áres de Setúbal disse aos filhos : não se esqueçam que com uvas também se faz vinho.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Este ano o campeonato é deles. Dentro deste lamaçal eles ainda acrescentam competência. Os outros é mesmo só lamaçal.

      SL

      Eliminar
  5. Queria dizer : Futebol e vinho, cada um toma "o que quer"
    João Balaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Balaia,

      Nós somos as nossas escolhas. O vinho que escolhemos define-nos, assim como o futebol. Sempre preferi bom vinho e mais não digo.

      SL

      Eliminar
  6. O Sérgio é mas é descontroladinho, com ou sem vinho.
    Agrava o facto que a sua sequência de derrotado no desempate das grandes penalidades vem desde a Final da Taça de Portugal, onde já contava com ela no palmarés ao intervalo, e vem daí a sua falta de tacto.

    Entretanto, contra ele e directamente, o Sporting já ganhou pelo menos 3 troféus, e só não ganhou os 4 porque veio a "tempestade perfeita" em Alvalade em Maio passado e o Aves aproveitou para ganhar o seu.

    ResponderEliminar
  7. Mais, quem viu a assistência ao jogo dos dragões contra a ex-equipa do Restelo e agora do Jamor, perceberá uma das razões para tanta dor.
    E não me venham com o mau tempo, se eles tivessem ganho o estádio estava cheio, não era por ser um túnel de vento e uma espécie de chuveiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Eles ficaram de monco caído. Essa é que é a verdade, no vinho e no futebol.

      SL

      Eliminar
  8. Caro Rui,

    no vinho há mais verdade: "in vino veritas".

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro,

      Boa! Essa fica guardada para uso futuro, se não se importa. Ontem, num jantar de amigos, bebemos um Quinta de Acorssó. Há vinho em Chaves para quem não sabe e o vinho é melhor do que o futebol do Chaves, mesmo com o Tiago Fernandes. Essa é a grande verdade de ontem para mim.

      Um abraço

      Eliminar