quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Os que jogam e sabem jogar e os que não sabem dar um pontapé na bola

Fui jogar à capital europeia da burocracia. Há seleções nacionais, há jogadores, há dinheiro, muito dinheiro que faz de bola ao mesmo tempo, há regras mas não há árbitro. Também se passa uma época toda a preparar esta final, que não é bem uma final, porque a esta se sucede sempre outra e mais outra. Há táticas, há técnica, há modelo de jogo, há quem comente sem nunca ter dado um pontapé na bola mesmo quando ela lhe é passada. No fim, também se ganha ou perde, mas o resultado ideal é o empate para que todos possam reclamar pelo menos uma parte da vitória. Assim, estive com o equipamento da seleção nacional vestido, mas sem direito a festejar golos e a correr para o público a beijar a camisola. Uma maçada, portanto. 

Neste jogo, aplica-se o princípio de que é sempre preferível um acordo a uma boa demanda. A razão só interessa na exata medida que nos permite chegar a um empate ou à vitória que queríamos deixando para os outros a vitória que desejavam também. Tudo isto serve para falar do possível acordo entre Sporting e o Wolverhampton para a transferência do Rui Patrício. 

O Wolverhampton dispõe do Rui Patrício, um dos melhores guarda-redes do Mundo, e parte à frente: ainda sem o jogo se ter iniciado, tinha a parte da vitória que desejava. Estando o Rui Patrício do lado de lá, o Sporting entra a perder, a não ser que não queira chegar a acordo para vir com umas bravatas, na perspetiva conhecida do “com papas e bolos se enganam os tolos”. Se o Sporting aceitar um acordo envolvendo um montante de transferência inferior ao que lhe foi proposto no passado perde. Aceitando um acordo por mais dinheiro, ganha sempre. Pelo caminho, liquida contas com o Rui Patrício, que nestas coisas há sempre uns rabos-de-palha que encravam os acordos. O Jorge Mendes não é para aqui chamado. O que se lhe deve, se é que se lhe deve, diz respeito a outro negócio e não a este. As dívidas pagam-se ou também se chega a acordo para se pagar na parte ou no todo, mas esse é outro jogo. 

O Sporting está em condições para chegar a um bom acordo. Melhor estaria se o Rui Patrício não estivesse a jogar no Wolverhampton e se não se acentuassem as suspeitas de envolvimento da direção do Sporting na invasão de Alcochete. Quem negoceia não determina estas circunstâncias. Mesmo assim, estou convencido que vai chegar a um bom acordo, isto é, um bom acordo para as três partes: Rui Patrício, Wolverhampton e Sporting. Haverá sempre os que vão achar que é uma capitulação, mas esses são os que comentam o jogo sem nunca terem dado um pontapé numa bola, bastando vê-los quando se metem nestas andanças e se lhes passa a bola.

19 comentários:

  1. Por mim, não era preciso envolver valores tão altos.
    5 milhõezitos, e o Wolverhampton pode ficar com Jorge Mendes, Varandas e Patrício (maior escroque da história do futebol).

    Aliás, por 2.5M, até incluiria o Peseiro no pacote!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Nós pagávamos era 2,5 M€ para nos vermos livres do Peseiro. Quanto ao Patrício não somos da mesma opinião. O Patrício foi um bom profissional no Sporting. Tanto assim foi que acabou como Campeão Europeu. Não me parece - e os dados estão cada vez mais aí para o demonstrar - que tenha querido sair da forma como saiu.

      SL

      Eliminar
    2. Tão bom profissional que zarpou quando pode... E o Sproting que se foda...

      Eliminar
  2. A coisa esta séria, como dizem os brasileiros. O que se suspeitava, começa a ter contornos catastróficos :"façam o que entenderem!".O Sporting perde capacidade de negociar, outros tentam aproveitar; ter Rui Patrício, Gelson, Podence, Rafael Leão de borla, o William já foi, é uma dilicia. Então noestros hermanos estãom sempre a salivar.
    Não sei onde Sousa Cintra foi buscar os 200 milhões de euros que o Sporting iria receber!

    Vi o jogo Brasil x Argentina, Battaglia cumpriu os 90+3'; parecia outro jogador. Muito melhor!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Aquela bravata do "quem quiser rescindir que rescinda" está-se a ver aonde nos vai levar. Vai-nos levar a um buraco e a culpa não é do Sousa Cintra.

      O Battaglia jogará melhor sempre que tiver um treinador em condições. Vontade e empenho nunca lhe faltaram.

      SL

      Eliminar
  3. Negócio de 18 milhões para receber 12.
    Critiquei estes valores quando diziam que Bruno de Carvalho iria aceitá-lo.
    Agora acho excelente e dou os meus parabéns à todos os intervenientes. À Varandas que fez valer a sua capacidade negocial e o relacionamento estreito com Patrício, à Rui Patrício por ter feito valer o seu sportinguismo e convencido o Wolverhampton de que não valia mais, ao Jorge Mendes por ter permitido que pudéssemos abater a dívida num negócio em que o Wolves não estava envolvido, e ao Wolverhampton por mostrar toda a sua solidariedade desportiva(neste desporto de abutres) ao não se aproveitar da fragilidade actual do Sporting. E ao Sousa Cintra por ter vendido o Demiral por 3,5 milhões.
    Os Sportinguistas só podem estar agradecidos.
    Viva o Sporting! SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JHC,

      As histórias sobre as rescisões e os negócios que não tínhamos com o Mendes mas afinal tínhamos, precisam de ser contadas com detalhe. Vamos ver se o Varandas no conta porque o anterior presidente fez o favor de não nos contar.

      A venda do Demiral só revela a incompetência do treinador se é que dúvidas existiam.

      SL

      Eliminar
    2. Acrescento a compra do diaby. Esta do demiral é de amador.

      Eliminar
    3. A dívida referente à Adrien, e que BdC empurrou com a barriga, é de 2012. Mas mesmo Bruno de Carvalho nunca explicou. Apenas recusou que fosse envolvida no negócio com o Wolves.Cintra fez o mesmo.
      Concordo consigo nos dois pontos que foca, caro Rui Monteiro: Varandas poderá explicar os contornos da negociação, e a venda de Demiral é incompetência pura.
      SL

      Eliminar
  4. Este texto, e uma sua frase, fez-me recordar o que me dizia o meu avô- "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"!

    Talvez pela sua larga experiência na administração publica, era um dos que detestava aqueles que comentavam sem nunca terem dado um pontapé na bola.

    Falta sempre qualquer coisa e podia sempre fazer-se melhor.

    Aplica-se, infelizmente, a qualquer actividade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Bem compreendo o seu pai. Homem sábio, não tenho dúvidas. O futebol é só o reflexo do que somos como povo e como país.

      SL

      Eliminar
  5. Como o Rui diz acima, na seleção argentina há táticas, há técnica, há modelo de jogo. No Sporting tudo à molhada que o Diaby, o jogador mais rápido da Liga, segundo Cintra, não resolve.
    Espero que Varandas, não foi o meu candidato, votei no Benedito, Resolva. Vai precisar da ajuda de todos os Sportinguistas de boa vontade.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Vai precisar de ajuda dos sportinguistas e de um treinador em condições. Com a ajuda de um treinador em condições é mais fácil encontrar a ajuda dos sportinguistas.

      SL

      Eliminar
  6. Comissões deveriam ser pagas por jogadores!!!
    Eles contratam agente/representante/empresário e o clube é que paga???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não podíamos estar mais de acordo. Toda a gente enriquece com o futebol menos os clubes.

      Eliminar
  7. o franguicio nunca foi nem será sportinguista - nem capitão do SCP - foi mais um de muitos que se aproveitou da simpatia dos sportinguistas com tudo o que vinha da nossa formação , para andar anos e anos a frangar , queimou muitas vezes o Paulo Bento ,e quando chegou a hora de retribuir , tentou sair varias vezes , sem nunca dar a cara , e acabou por ser o traidor que iniciou a debandada , vai ficar conhecido por isso . E perdoou o que ? brincamos ou que ? onde é que isso foi julgado ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Rui Patrício foi e é um grande profissional. Ninguém lhe pagou para ser sportinguista. Pagaram-lhe para ser bom guarda-redes e ele transformou-se num dos melhores do Mundo com a camisola do Sporting. Deve isso ao Sporting mas também, e sobretudo, ao seu trabalho.

      Se fosse assim tão interesseiro, como as coisas estão, não tinha nenhum problema em continuar com a rescisão com justa causa. Se tivessem permitido a sua transferência, como chegou a estar acordada, talvez não se tivesse registado a debandada que se registou. Outros também podiam ser vendidos. Existem culpados de tudo isto mas não me parece que o Rui Patrício tenha sido um deles.

      Eliminar
    2. 3º Oficial abandonou o barco sabendo que tem responsabilidades!

      Eliminar