sexta-feira, 4 de maio de 2018

l etat c est moi




Pelo que aqui tenho lido começo a achar que há bastantes adeptos de uma governação absolutista capaz de perdoar os tiques “tirânicos” do líder em nome da Obra. Já vimos disso muitas vezes ao longo da História da Humanidade e muitas atrocidades aconteceram fomentadas e permitidas por esta forma de (não) agir.
Felizmente não será este o caso agora. Trata-se apenas de aceitar a existência de um Presidente-Sol que enquanto for dando umas marretadas na "velha nobreza", distribuindo umas benesses pela burguesia e pela baixa-nobreza, promovendo obras, distribuindo muita cacetada nos adversários (internos e externos), governando os súbditos com mão de ferro e ganhando aqui e ali umas guerras, tudo estará bem.
Este “laissez-faire laissez-passer” nem sempre resultou em termos económicos, e muito menos em termos políticos, mas são os sinais do tempo e, provavelmente, se há o risco do Rui Gomes da Silva chegar ao poder no rival vizinho, o melhor mesmo é ter um presidente “musculado”. 
Provavelmente.

14 comentários:

  1. A ideia de que uma instituição privada deve ser uma democracia só existe mesmo na blogosfera.

    Eu não conheço nenhuma. O autor do texto conhece?

    ResponderEliminar
  2. Um qualquer clube perto de si já deve servir.
    Não deve mas pode, ou não?

    ResponderEliminar
  3. Confesso preocupação com os tiques tirânicos e as atrocidades permitidas.
    Para já é inadmissível as marretadas no dirigismo desportivo que ainda não puniu com jogos a porta fechada os clubes que lançam petardos para o relvado, mas que rapidamente castigou quem chamou labrego e trolha.
    Também no que toca a benesses, falamos de trocos: remodelação do Estádio e Academia, abertura de academias pelo mundo, luta pela tecnologia no futebol e pela transparência, regresso de dezenas de modalidades, títulos nacionais e europeus, aposta nas modalidades paralimpicas, "o" Pavilhão, uma televisão para vibrarmos com os títulos conquistados, milhares de novos sócios(somos mais de 170 mil!), recuperação da marca Sporting e promoção dos símbolos do nosso clube, Cr7 sócio 100 mil, Cantona sócio 150 mil, centenário de Peyroteo, luta pelos títulos conquistados no campeonato de Portugal, e ao mesmo tempo tirou o Sporting da pré-falência, renegociou a dívida e equilibrou financeiramente o Clube, recuperou os passes dos jogadores da formação, operou as maiores vendas de sempre do Sporting, possibilitou competitividade a equipa de futebol para lutar por títulos, +Gala Honoris Sporting, +Congresso "The Future of Football", +loja verde na baixa lisboeta...tudo piners!
    Quem esse déspota pensa que é! Nem um voucherzinho? Nem um bilhete jeitoso? nem um email ou Toupeira?
    Faz todo o sentido pô-lo no patamar de um Rui Gomes da Silva. Necessitamos tanto desse tipo de sportinguismo como dos estadistas que nos trouxeram à bancarrota, sem provas europeias, sem dinheiro, sem modalidades, humilhados e feridos no nosso orgulho! Esses é que eram tempos maravilhosos! Para alguns...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda narrativa que espero que não morra aqui e possa ser aproveitada para um qualquer momento eleitoral, nessa altura enriquecida com um nome.
      Tempos maravilhosos para mim são os da liberdade e livre troca de ideias, Quanto a categorizar sportinguistas e as suas ideias, coisa bastante comum nestes últimos tempos, é algo que me parece pouco democrático e pouco profícuo.

      Eliminar
    2. Pouco profícuo sim, pouco democrático? Não concordo com a categorização mas isso não retira nenhum mérito ou legitimidade ao presidente eleito e há lugares próprios para os Sportinguistas dizerem de sua justiça. Isso é que realmente preocupa os "democratas"!
      Concordo consigo, são tempos maravilhosos de liberdade de opinião e troca de ideias.
      Voltando ao início, bastará entrar no Pavilhão ou visitar o nosso Museu para ficarmos convencidos do trabalho meritório desta direcção. Os resultados é que contam. SL

      Eliminar
    3. E por tudo isso há que ficar calado quando o líder dá tiros nos pés e a CMVM suspende as acções do clube em bolsa. Como diziam no Porto no meu tempo de estudante:"íde-vos fo...".

      Eliminar
  4. Aqui foi o presidente que deu(mal) a bronca, no Rio de Janeiro, Brasil, a torcida do Vasco da Gama, depois de uma derrota 4xo, invadiu as instalações do clube e ate ouve tiros.
    Bruno de Carvalho tirou o clube da falência, deu todas as condições ao futebol e às modalidades para conquistarem títulos. As modalidades disseram presente, o futebol perde com o Estoril por causa do vento. Se fosse no Brasil........
    BC tem o apoio da MAIORIA dos adeptos, exceto de alguns intelectuais, alguns à procura de tacho.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tachos já tenho, procuro até livrar-me de alguns. Precisa?

      Eliminar
    2. Sem dúvida que tem o apoio da maioria, até o meu. Mas sempre que o seu egocentrismo e ausência de capacidade auto-crítica o levar ao erro em prejuízo do nosso SCP eu não me calarei. Nunca.

      Eliminar
  5. Caro A. Trindade

    Começo por salutar a sua presença que, pelos vistos, é feita mais para responder a comentários de outros posts. Mas, como moderador do blog, tem todo esse direito e dinamiza o blog (se bem que os posts do Sr. Rui custumam ser bons demais para se precisar de mais dinamizacao - não desfazendo dos outros escritores que também tem o seu mérito).

    Democracia significa, entre outros adjetivos, liberdade. Neste caso de expressão. Por isso, parabenizo-o pela sua presenca.

    Continue assim... A responder a comentários.

    Cumprimentos
    FM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo reparo.
      Vou continuar a gerir a minha presença aqui como sempre fiz, conforme me dá nas ganas e sempre no maior respeito pelos outros e por mim.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Bem me parecia que o malvado do presidente BdC (e a restante direção, já agora...) só fez a obra, o pavilhão das modalidades, o aumento de sócios inédito, o regresso das modalidades (e as novas...) em modo competitivo e com uma recuperação financeira em cima, o estádio cheio e até um ervado que se transformou em relvado, a recuperação dos passes dos jogadores... Dizia eu que bem me parecia que o terrível BdC só se deu a esta trabalheira toda porque é um egomaníaco, totalitário e ditadorzeco que parece ter aquela ideia peregrina fixa e louca de tornar o SCP cada vez maior!

    Bruno, Bruno... Se soubesses que podias simplesmente passar por aí apenas duas horas por dia para assinar uns papéis e desse modo não incomodar os guardiões da democracia e do "savoir-faire"... Poupavas muita chatice e desconforto a muita gente, isso é certo...

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelo tacho, não preciso, vivi sempre "pobre mas honrado", será por isso que sou Sportinguista?
    Não me estava a referir a nenhum autor deste blog, inteligentes o suficiente para não meterem o pé na argola.
    No fundo são brunistas, criticam o que é criticável, mas o passado recente do Sporting é demasiado vergonhoso para que as atitudes de Bruno de Carvalho mereçam crítica. A maioria de nos dá relevo à salvação do clube.
    SL

    ResponderEliminar
  8. Caro Trindade,

    Espero que uma melhor gestão das participações lhe permita "postar" mais vezes. Como vê, audiência não lhe falta.

    Abraços

    ResponderEliminar