quarta-feira, 2 de maio de 2018

Amadores


Quando falamos com amigos de clubes (supostamente grandes) rivais, percebemos a sua indiferença (e desconhecimento) sobre as modalidades (ditas) amadoras, que de amadoras já apenas sustentam o nome. Salvo raras exceções, ou em situações muito particulares (por vezes isso acontece no futsal), ou nas denominadas “polémicas” dinamizadas pela TV, simplesmente são adeptos de uma equipa de futebol.

Ontem, no trabalho, senti perfeitamente isso na pele. Três a quatro vezes tentei uma abordagem ao jogo de voleibol (eu seguia-o através de SMS´s de um amigo), abordagem essa que, ou era recebida como se de uma disputa alienígena se tratasse, ora confundida com o pano de fundo clubístico habitual, sustentado em polémicas, tricas, e desinformação informada. Em suma: o futebol. 

Se olharmos bem, e eu lá vou tentando olhar, isso permite-nos tentar entender uma série de coisas. Nas modalidades acima referidas, existindo investimento, e agora com o pavilhão João Rocha, as nossas equipas lutam até ao fim e até ganham. O ano passado isso aconteceu no andebol e futsal; este ano já fomos campeões no voleibol (e logo no primeiro ano), estamos bem encaminhados no andebol e futsal e (surpreendentemente até) em todas as frentes no hóquei em patins. Isto relativamente a modalidades coletivas.

A pergunta que não para de ganhar forma na minha cabeça é daquelas perguntas para um milhão de euros. Independentemente do investimento (sempre discutível) na equipa de futebol, da onda verde, este ano em casa sempre acima de 40 000 espectadores, da asneirada, ou mesmo do desporto sportinguista de tiros no pé, pergunta-se: porque é que nunca conseguimos molhar a sopa? No final, com toupeiras ou ratos, com polvos azulados ou apitos, ganham sempre os mesmos. Parece que a conclusão andará próxima da biologia evolutiva. A inexistência de um polvo verde, ou roedor esverdeado, parece (dizem os cientistas) estar directamente relacionado com o assunto. Mas não há provas. Ou então, somos todos mesmo amadores.

18 comentários:

  1. Somos amadores, não utilizamos os esquemas que, dizemos, não estão no nosso ADN. Bonito termo, motivo para faladura do Dr. Pinto Coelho, antigo médico do Sporting; o homem fala de tudo e mais alguma coisa, mesmo que não saiba de nada.
    Ficou famoso o diálogo de Pinto da Costa e Sousa Cintra acerca da cor dos reforços que segundo PC dariam o titulo ao Sporting do seu amigo. Afinal....não eram jogadores!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Ainda hoje Pinto da Costa deu à luz mais uma preferência sua, esta relativamente ao derby do próximo fim-de-semana. Isso diz-nos muito, não diz?

      SL

      Eliminar
  2. Essa é a pergunta que todos fazemos e se calhar sabemos a resposta. Mais um excelente texto. A liberdade também passa por aqui.
    SL

    leão de leiria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Obrigado. A liberdade implica responsabilidade. Mas fica sempre a faltar qualquer coisa. A resposta teremos nós que a criar. Não será?

      SL

      Eliminar
  3. Caro Gabriel,

    O facto de não haver provas é que faz de nós amadores.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,

      Amadores e ingénuos. Ou será ao contrário?

      Um abraço

      Eliminar
  4. Comprar árbitros disse finalmente... Relativamente à preferência de PC sobre o vencedor do derby, ele muda consoante os seus interesses, no passado o Sporting foi o freguês. Noutro pais o Sporting não teria só 18/22 campeonatos.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Basta atentar nos arrufos do Braguinha para perceber quem manda. Ou ou outro, não faz diferença. Noutro país não seríamos Sporting Clube de Portugal.

      SL

      Eliminar
  5. Tem tudo a ver com investimento e a chamada magistratura de influencia.

    Porque é que em Espanha, Inglaterra, Alemanha, França e Itália ganham sempre(quase) os mesmos?

    São os clubes com mais adeptos, com mais influencia e normalmente com maior capacidade de investimento, e estribados na História, que, quer se queira quer ,não faz parte do processo de vencer.

    Nas modalidades, vá-se lá saber como, e isso não interessa para este caso, o vosso clube decidiu investir desproporcionalmente nas ditas que de amadoras tem pouco.

    Logo, só pode dar resultados desportivos, e mesmo assim o meu clube podia ter ganho no Voley, e nas outras, pese embora a superioridade teórica do Sporting, que é gigantesca no Andebol, Enorme no Futsal e quase equilibrado no hóquei, o normal será o Sporting estar mais perto da vitória.

    É a minha ideia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Folgo em saber que também tem uma ideia...

      Retribuo-lhe o amadorismo da sua análise: no voleibol o Sporting este ano bateu-se com o campeão com um jogador chave com 47 anos; no andebol ficaram com o treinador (disputado?) e vários jogadores numa clara aposta (logo se verá); no hóquei o melhor é nem falar sobre o assunto; no futsal ainda não veio o Ricardinho (recorda-se?), e fomos à final da liga dos campeões.

      No futebol, mais mais de 40.000 adeptos de média no estádio (estamos a seguir os seus parâmetros), 22 títulos e 16 taças não sei se contarão para o efeito.
      Em Inglaterra nos últimos três anos houveram três campeões diferentes, uma quarta equipa que não foi campeã vai à final da liga dos milhões. Em Espanha, vai-me desculpar mas apenas um ganha, o Barcelona, 7 campeonatos em 10 anos. O mesmo que disputa quase todas as ditas amadoras. Em França, se não contar com os dinamizadores de lavagem de dinheiro pouco fica.
      O que não consta por essas paragens são pequenas coisas como os vouchers, emails, jornaleiros, toupeiras ou polvos à lagareiro.
      De resto está tudo bem. Encontramo-nos no próximo jogo. É a minha ideia.

      Eliminar
    2. E é uma boa ideia.
      Nada contra, quem debate ideias com outro fica com duas para reflectir.

      No entanto não me parece nada contraditória, apenas analisa de um ponto de vista diferente.

      No final, analisando de forma racional acaba por nem se saber quem se aproximou mais da realidade.

      Encontrarmo-nos no próximo jogo é difícil, infelizmente os ares que se respiram no futebol não me faz querer ir ver jogos do Benfica sem ser na Luz.

      Eliminar
    3. C indigno
      Onde é perigoso é mesmo na Luz, pode ir descansado a Alvalade e levar a família que não acontece nada de mal. Não temos very lights e não há claque ilegais. Vá descansado, não precisa ir para o balneário!
      SL

      Eliminar
    4. Caro Indigo,

      Tudo aquilo que escrevi no comentário são factos, não ideias. As ideias são para o JJ.
      Não irei a Alvalade, estou longe e com trabalho até aos olhos. Mas não me parece que corra qualquer perigo.
      SL

      Eliminar
    5. Caro Gabriel
      Os factos são sujeitos a interpretação, logo são burilados pelas nossas ideias.

      Infelizmente ficou na minha memória a única vez que fui a Alvalade, um jogo que por acaso nos correu bem, lembro-me do Valdo ter feito uma grande exibição e o Benfica ganhou salvo erro por 2-0.

      Iamos a passar numa espécie de rampa junto ao Estádio e fui apedrejado juntamente com um grande grupo de pessoas por um aglomerado de gente com lenços na cara.

      Não posso garantir se eram de alguma claque ou não, sei que ficou na minha memória, especialmente porque tinha ido com o meu sogro e com um tio meu que tinha vindo de férias de França, e esse meu tio nunca na vida tinha ido a qualquer estádio e até nem era grande adepto de futebol.

      Mas fora isso o meu tio achou muita piada ao colorido da festa, e dentro do Estádio até ficamos no meio de Sportinguistas e não houve nenhum problema, eram tempos em que se falava de futebol com civismo.

      Aliás, ainda hoje me lembro de estar a ouvir com um grande amigo do Sporting o relato do jogo em que o Sporting foi campeão ao fim de 18 anos e acabamos os dois a chorar, ele de alegria e eu por solidariedade. Foi quase como se o Benfica tivesse sido campeão.

      Hoje confesso que já não tenho esse tipo de sentimentos, e a responsabilidade é dos dirigentes dos grandes clubes, semeiam o ódio que se reflecte nas "conversas" que se vão tendo nos blogs - a velha máxima, se não és por mim és contra mim.

      Eliminar
  6. Já agora só uma achega.
    Eu sou destes tempos e estive lá...

    ver 0:12s

    https://www.youtube.com/watch?v=tBYKStPswM4

    Hoje isto nunca poderia acontecer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Recordo ainda (a minha memória é muito boa) a grande amizade Pinto da Costa e Fernando Martins (o trolha do 3º anel). E recordo que as primeiras investidas de PC foram contra o Sporting. O benfica veio muito depois.

      SL

      Eliminar
    2. A verdade é que PC, do alto da sua estratégia, sempre privilegiou o relacionamento de um dos grandes de Lisboa em detrimento do outro.

      E nós, infelizmente, nunca conseguimos perceber que a nossa rivalidade, que dantes era sã, só alimentava o FCPorto.

      Alimentava e alimenta, como se pode ver nesta época a aliança mais ou menos encapotada entre Sporting e FCP deu o grande prémio (ajudou a dar) ao FCPorto.

      Eu sempre fui e serei contra qualquer aliança, isso é anti-desportivo e não trás benefícios, como muito bem percebeu esse grande dirigente que foi João Rocha, e não percebeu aquele que chama de trolha do 3º anel, que misturou a vida privada com o desporto, prejudicando o Benfica mesmo que sem intenção objectiva.

      Já agora um reparo que me causa confusão por se tornar num mau hábito entre bloguers -porquê escrever Benfica com minúsculas? Acho extremamente deselegante e só deixa mal quem assim escreve.

      Saudações Benfiquistas e desportivas.

      Eliminar
  7. Meu Caro,

    Saiu assim em letra pequena. Não é feitio é defeito.

    SL

    ResponderEliminar