domingo, 20 de maio de 2018

Nem crucificado nem ressuscitado: é assim a vida de (Jorge) Jesus

Nunca se pode dizer que se bateu no fundo. Há sempre mais fundo para além do fundo e quando se olha fixamente para o abismo o abismo olha para nós. O abismo tinha os olhos fixados em nós desde o primeiro minuto. Não desviámos o olhar. Voltámos a embrulhar-nos nas táticas maradas do Jorge Jesus com passes para trás e para a frente sem grande objetividade e menor contundência.

Face ao Aves, este monstro sagrado da futebolândia nacional, todos os cuidados eram poucos. Jogámos com dois trincos: o Battaglia e o William Carvalho, com o segundo um pouco mais avançado do que o primeiro e sempre na dúvida sobre quem fica e quem vai, quem recua e quem avança. As dúvidas eram tantas que no lance do primeiro golo do Aves não estava nenhum no seu lugar. Sofrido o primeiro golo, o William Carvalho recuou, o Bruno Fernandes também e não se percebeu muito bem o que andava a fazer o Battaglia em campo. Não seria grave se não percebêssemos. O que é grave é que o Battaglia também não entendeu. No ataque, o Bas Dost ainda ficou mais isolado. A precisar de marcar um golo, resolvemos dar descanso à defesa do Aves até ao final da primeira parte.

Na segunda parte, saiu o Williiam Carvalho e entrou o Montero. Deixou de haver menos dúvidas posicionais, mas continuámos sem saber muito bem o que fazer para marcar um golo. Esperava-se um massacre mas, para além das duas vezes que o Gelson Martins acertou no Quim na primeira parte, nem uma oportunidade para amostra se criou até se levar o segundo golo. A equipa queria acordar mas não conseguia. Entretanto, o Misic tinha entrado para o lugar do Coentrão e passou jogar a extremo esquerdo, uma novidade absoluta. Rapidamente se percebeu que também não sabia muito bem o que fazer em campo, passando a andar por um lado e pelo outro, tal deve ter sido a “overdose” de orientações que o Jorge Jesus lhe deve ter dado. O Bas Dost conseguiu falhar um golo de baliza aberta que, temo bem, até o Bryan Ruiz teria marcado.

Só quando o Battaglia e o Acuña quiseram apertar o papo a um avançado do Aves é que a equipa acordou. A equipa acordou sozinha em campo, sem orientação, sem ideias e completamente desesperada. Os centrais foram para a área do adversário e passaram-se a mandar bolas atrás de bolas para a área, até que num ressalto o Montero marcou golo. O vendaval de bolas para a área intensificou-se com o Aves a resistir como podia. Não chegou. Os jogadores deram mais em dez minutos do que nos restantes oitenta. O Aves sofreu mais nesses dez minutos do que nos restantes oitenta minutos também.

Este jogo foi o espelho da época. Jogadores amarrados a táticas e mais preocupados em as cumprir do que em ganhar jogos. Quatro e cinco jogadores na construção de jogo para os quais bastam dois adversários para a condicionar. Avançados isolados na frente à espera de companhia e que a bola lhes chegue. Incapacidade para dispor de um plano b e de um plano c que permita romper o cerco que criamos a nós próprios. Manutenção do pastelão tático com trocas permanentes de posição entre os médios até nenhum deles perceber bem o que está a fazer em campo. Ausência de bolas a explorar a profundidade e de saídas de bola rápidas pelas laterais. No final, Jesus costuma acabar crucificado. Não me parece que seja o que vai acontecer. Apesar dos milhões e milhões de euros gastos, fizemos duas épocas consecutivas miseráveis. Não satisfeito, o Bruno de Carvalho arranjou-lhe o álibi perfeito.

22 comentários:

  1. É ao contrário, o JJ é que é o alibi do Bruno porque por erros que cometa o JJ quem está a destruir o Sporting é o seu presidente.

    JRamos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JRamos,

      O Jorge Jesus nunca pode ser um álibi do BdC pelo simples facto de ele também ter sido o responsável por o contratar.

      SL

      Eliminar
    2. Olha o Ramos está em todas a fazer a angariação de fundos....

      Eliminar
  2. Se esta foi a semana mais difícil do Sporting, este era o teu post mais complicado. Em 90 minutos estiveram lá todas as insuficiências de que falaste ao longo da época. Mas as condições em que esses 90 minutos decorreram são tão excepcionais que não permitem análise alguma. Não sei até dizer se houve uma enorme dignidade, de adeptos e atletas, em comparecer no Jamor, ou uma enorme loucura em achar que este jogo se podia ter realizado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tens razão.Esteve tudo presente o que se viu durante a época,mas a situação emocional era de tal forma que a grelha de análise não pode ser a mesma. Este foi um final triste de uma época triste.

      SL

      Eliminar
  3. Os trites acontecimentos da semana tiveram pouco peso,a equipe jogou o habitual ...Nada!

    ResponderEliminar
  4. Os acontecimentos tiveram pouco a ver.?
    Este deve viver noutra galáxia.. a do bipolar carvalho.

    J Ferreira

    ResponderEliminar
  5. Caro Leão, é tudo isso! Excelente análise. Tal como na Madeira onde só um resultado interessava... não entramos para ganhar, para empurrar o adversário, onde está o rolo compressor da primeira época? Porque se mudou tanto e para pior. De resto não podia estar mais de acordo, nunca se deveria ter realizado este jogo. Nunca.

    ResponderEliminar
  6. Ainda a discutirem apenas um jogo englobado num contexto especial, enquanto o louco demente que está a provocar a destruição do SCP pass horas no Facebook a apagar comentários contra ele e a bçoquear os respectivos users. Tarado.

    ResponderEliminar
  7. Não temos Presidente (temos um criminoso a fazer de conta que é)
    Não temos CD.
    Não temos Orgaos Sociais.
    Não temos Departamento de Futebol.
    Não temos um Director de Futebol.
    Não temos um organigrama minimamente credivel para o Futebol.
    Não temos acçoes positivas de quem deveria Chefiar o Clube e a SAD.
    E possivelmente amanhã não teremos plantel senior de Futebol.
    Mas temos:
    Um presidente que dispara sobre tudo e sobre todos.
    Temos um presidente que só olha para o seu umbigo
    Temos um presidente mentiroso.
    Temos um presidente-adepto, com o que de pior têm os adeptos.
    Temos um presidente que aldraba o Facebook apagando todos os comentarios a criticá-lo
    Temos um presidente mais a mulher (antes simples Administrativa no Clube) a ganharem mais 15.000 Euros/Mês, fora o "resto" (para bons entendedores..)
    Temos membros dos CD agarrados ao poder como lapas e remunerados.
    Temos uma horda de brunecos que tal seguidores de um ditador, tudo fazem para continuar a apoiar o querido lider.
    Temos uma claque , Juve Leo, de criminosos, drogados, malfeitores.
    Temos processos crime na Justiça doa quais não iremos sair muito bem.
    Temos arguidos impedidos de frequentar as instalações do SCP.
    Temos que correr com o ditador carvalho, e instaurar-lhe processo disciplinar e expulsá-lo de socio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, respeito pela maioria de sócios que votaram nas últimas eleições é zero! Para não falar nas assembleias gerais que já houve...mas pronto a minoria é que tem razão

      Eliminar
    2. O Hutler também foi eleito com maioriam sabia? Ou você é neonazi e defende um louco alucinado e (ir-se-á provar) um criminoso.
      Um que anda a chular o SCP, ele e a querida mulher que sem o SCP não teriam onde cair mortos.
      E sim tenho direito de falar na muler dele, porque esse palhaço está constantemente a falar da familia dele em assuntos exclusivos do SCP.

      Eliminar
    3. Paulo Lopes, oxalá que nunca a sua mulher, filha ou mãe estejam no seu local de trabalho e sejam agradidas por vandalos que assaltem essas instalações, e o comentário do patrão delas for "foi chato".
      Isto é algo inaudito e defender com a treta da maioria que o elegeu é PURA DESONESTIDADE INTELECTUAL E NOJEIRA.
      Rua com esse bandalho.

      Eliminar
  8. Que venha lá essa Assembleia Geral, ontem já era tarde.
    SL

    ResponderEliminar
  9. Onde anda o Saraiva? Num momento em que a comunicação do Sporting tem que "congelar" tudo o que se passa, com informação interna assertiva, onde anda o Saraiva?

    ResponderEliminar
  10. exacto, onde anda esse génio da comunicação?

    ResponderEliminar
  11. A equipa jogou exactamente o mesmo do que na madeira: zero!
    Por isso, neste jogo, BdC ou o que aconteceu na terça tiveram pouca influência no resultado.
    A vergonha essa, é que não pára de crescer...
    Para a proxima epoca, que saiam todos, que saia JJ, que saia BdC(mas não já...antes ele a preparar uma epoca do que uma comissão de gestão de socios!! Que hajam eleições em Setembro) e que saiam todos aqueles que não sentem a camisola.
    Contrate-se um treinador sportinguista e jogadores que o saibam ser no 90 minutos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que tanto ontem como na Madeira jogaram pouco ou nada mas ontem fiquei com a sensação que queriam ganhar...Na Madeira fiquei com a sensação que não o queriam...claro que acaba por ser injusto porque alguns jogadores sempre demonstraram esforço e dedicação

      Eliminar
    2. BdC a preparar a proxima época?
      Você vive na lua? Com este plantel com quem não tem NENHUMA relação institucional, apenas os desanca no Facebook dum modo doentio.
      Sem treinador? Pois JJ vai embora .
      Ah deve ser com a bela equipa B, que desceu para a 3ª divisão.
      BdC prepara lá alguma coisa?
      Só causa devastação no SCP.
      Ele quer é os milhares de Euros que ele (e familia) chupam ao SCP todos os meses.

      J Ferreira

      Eliminar
    3. Caro J Ferreira, então diga la quem preparará a epoca? O Marta Soares? O Manuel Fernandes? Sabe que não é possivel haverem eleições pelo menos até Julho quando já quase tudo tem de estar definido...
      Eu tambem quero que BdC saia, mas ainda quero menos um presidente que não seja escolhido pelos socios...

      Eliminar
  12. Das coisas que mais observo na equipa é em posse de bola, por exemplo ontem: Ristovski sobe pela ala direita com a bola, começa a ser apertado por 2/3 adversários e onde estão os colegas? parados tipo desenrasca-te que eu estou na minha posição. Não sei se será ordens do JJ formatados na táctica/movimentação não havendo lugar a qualquer tipo de liberdade. Pelo lado esquerdo ou meio é o mesmo...se tiverem oportunidade vejam as movimentações dos jogadores que não estão com a bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tem toda a razão. Não existe jogo de equipa. Cada um está entregue a si próprio e depois pode ser que chegue alguma ao Bas Dost para a meter.

      SL

      Eliminar