segunda-feira, 7 de maio de 2018

Cobardia

O futebol não é para meninos, embora possa ser para meninas, como se viu este fim-de-semana com a equipa do Sporting a sagrar-se bicampeã. É para homens de barba rija, mas pressupõe lealdade e, por isso, que as armas sejam iguais. As leis do jogo servem para assegurar essa lealdade, competindo ao "fair play" dos jogadores os comportamentos éticos que são independentes, e estão para além, da regulamentação.

Durante anos, assistimos impotentes à atuação de gerações de sarrafeiros do Porto como o Fernando Couto, o Jorge Costa ou Paulinho Santos. Atuaram sempre com total impunidade. Batiam no que se mexia sem que sofressem qualquer penalização dos árbitros e sem que os adversários pudessem retorquir na mesma moeda. Sempre considerei essa atuação uma cobardia. Até que um dia o “velho” Acosta enfiou uma cotovelada no Paulinho Santos que lhe abriu um buraco na cara. O Paulino Santos percebeu na sua própria pele as consequências do seu reiterado comportamento, tendo o Acosta resgatado a honra de todos aqueles que foram agredidos época atrás de época, especialmente o João Pinto. O comportamento não foi bonito e as imagens arrepiantes.

Depois do Apito Dourado e do Benfica se ter transformado no “Dono Disto Tudo”, passámos a assistir à atuação de uma geração de sarrafeiros do Benfica que se permitem comportamentos que a nenhuns outros são admitidos. Seguindo o belíssimo exemplo do Luisão, assistimos a comportamentos reiteradamente violentos do David Luís, do Maxi Pereira, do Javi Garcia ou do Renato Sanches. A nova coqueluche do varapau é o Rúben Dias. Não há jogo em que não mereça o amarelo ou a expulsão, não há lance que não dispute em falta. Tudo lhe é permitido sem que sofra quaisquer consequências. Não foi expulso uma única vez e tem o mesmo número de amarelos do Rui Patrício.

No sábado, fez duas faltas na área para “penalty” e ainda enfiou uma cotovelada gratuita no Gelson Martins para vermelho direto. Em nenhum lance foi sequer marcada falta e, portanto, não levou nenhum amarelo, quanto mais vermelho. Num jogo em que em circunstâncias normais teria enterrado a sua equipa duas vezes e sido expulso duas vezes também, admitindo-se que tal fosse possível, acaba por ser o grande herói. Porque é que ele joga assim? Porque pode, dado que de outra forma não se perceberia o descaramento do Rui Vitória ao considerar que o Benfica ainda foi prejudicado pela arbitragem. Aonde pára o Acosta? É que não me parece que o Bruno Fernandes dê conta deste recado sobretudo quando não acerta nas canelas de quem merece e por isso e só por isso também merecia ser expulso.

11 comentários:

  1. Caro Rui....
    não podemos deixar passar essas coisas em claro, mas cada vez mais me convenço que serve de muito pouco esta luta... é como se fossemos todos, D. Quixote...
    Por vezes leio alguns comentários de benfiquistas que conseguem acreditar que os mails do benfica são normais e justificáveis e que o grande culpado da podridão do futebol português é o Bruno de Carvalho...
    já o disse, o futebol é algo inexplicável, pois qualquer pessoa com um pingo de juízo já tinha desistido de assistir a esta modalidade...
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A questão é mesmo essa: sabendo o que sabemos por que razão nos damos ao trabalho de ver jogos de futebol em Portugal? Não sei responder ou a resposta é porque somos masoquistas.

      SL

      Eliminar
  2. Aplaudo de pé o postal!...

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  3. Num blog, o autor diz :"não jogamos um caracol mas devíamos ter ganho", mais ou menos isso. Dois penaltis escandalosos, o de Mathieu, anda aí nas redes sociais.
    Deixando de lado o jogo, a questão que coloco é dirigida a Fernando Santos : vai convocar este sarrafeiro? Leve 5 centrais, se ele jogar assim não esta nas 4 linhas do Costa 15 minutos.
    Tenha cuidado Engenheiro, não se deixe pressionar....lembre-se do EURO.
    sl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caros,

      O Fernando Santos como todos os outros lembrar-se-á dos euros. Do Euro lembrara-se-á menos.

      SL

      Eliminar
  4. E ainda faltaram alguns no post (Matic, Cardozo, Garay, Jardel, Eliseu, Fejsa, Samaris, Pizzi)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não consegue escrever um "post" com essa gente toda. Ficam os expoentes da pancadaria.

      SL

      Eliminar
  5. Não esquecer o Marco Aurelio, o Naybet, o Beto, o genial Quím Berto, o Rui Bento, o Videgal etc.. Quando falas de Fernando Couto e do Paulinho Santos devidas ter Vergonha.. O vosso SISTEMA era serem constantemente enrabados por Rio Aves, Paços Ferreira e o grande Leiria do qual fomos CAMPEÕES no hotel com 9 (!) pontos de avanço.. Larguem a Negação Croquetes.. São e hão de ser SEMPRE uma colectividade de pobres ricos e com problemas eternos dentro de casa.

    Godinho Lopes

    ResponderEliminar
  6. O Jorge Costa e o Paulinho Santos têm o DOBRO dos vossos títulos Internacionais.. É preciso ser intelectualmente muito desonesto para sequer tentar colar estes Senhores com um qualquer Ruben de taberna.. O Jorge Costa "só" foi 2 vezes o melhor central da EUROPA e o melhor do Euro2000 juntamente com o outro Senhor que mencionaste, de seu nome Fernando Couto.

    Paulo Pereira Cristóvão

    ResponderEliminar
  7. Para o anónimo e o reincidente homónimo apenas isto:

    Acosta e George Weah, que até indo a votos ganhou, pelo que pelo raciocíno atrás exposto o soco nas ventas do bicho foi bem dado...!

    ResponderEliminar