segunda-feira, 16 de abril de 2018

Um jogo do Var(alho) na SporTv

Entrámos a dormir. Foi assim que nos encontraram os jogadores do Belenenses na primeira vez que atacaram. O Rui Patrício acordou sobressaltado mas ainda a tempo de fazer a primeira defesa. A bola fez um balão e a falta de jeito de um jogador do Belenenses só lhe permitiu enfiar uma carecada que o Coates limpou com facilidade. Entretanto, o Rui Patrício tinha procurado recuperar a bola, tendo dado um encontrão no avançado depois da (dita) carecada. O Rui Pedro Rocha da SporTV viu tudo, inclusivamente uma chapada, e exultou quando o vídeo-árbitro e o árbitro lhe deram razão.

Não sei se pelo golo, pelo árbitro, pelo vídeo-árbitro ou pelo histérico Rui Pedro Rocha, acordámos. O Bryan Ruiz se não estava acordado, acordou quando ganhou um segundo ressalto com a cara, permitindo ao Bruno Fernandes um passe extraordinário de trinta metros que isolou o Bas Dost para marcar um “penalty” em corrida, uma das suas especialidades. Completamente desperto, o Bryan Ruiz marcou rapidamente uma falta, passando-a para o inevitável Bruno Fernandes que fez o mesmo que tinha feito no golo anterior, permitindo ao Gelson Martins fazer o mesmo que o Bas Dost, depois de ter visto como se fazia. Em dez minutos, fizemos a remontada que não tínhamos conseguido contra o Atlético de Madrid durante o jogo todo. A acabar a primeira parte, o Ristovski fez tabelar a bola no cocuruto da cabeça de um defesa do Belenenses para isolar o Acuña que, com o pé que tinha mais à mão, rematou à meia volta para fazer o terceiro golo. O Rui Pedro Rocha voltou a ver tudo e ficou imensamente frustrado por o árbitro e o vídeo-árbitro não lhe terem dado razão desta vez, lamentando-se o resto do jogo como um disco riscado.

Entrámos na segunda parte para controlar o ritmo de jogo, como se costuma dizer em linguagem técnica quando se pretende adormecer o adversário. Como sempre nos acontece, não o adormecemos e acabámos por nos adormecermos. O lateral esquerdo do Belenenses encontrou literalmente a dormir o Ristovski e o Coates, permitindo-lhe entrar na área à vontade e passar a bola para um seu colega fuzilar o Rui Patrício. O jogo estava em aberto, dizia o Rui Pedro Rocha. A nossa defesa fez-lhe a vontade e não se limitou a abrir-se, resolvendo escancarar-se numa biqueirada para as suas costas pela enésima vez, acabando o Acuña por fazer “penalty”. O Rui Pedro Rocha viu tudo e voltou a exultar quando o árbitro e o vídeo-árbitro lhe deram razão. O jogador do Belenenses foi marcá-lo com cara de quem ia para o cadafalso, mas acabou em desespero por conseguir bater o Rui Patrício.

O jogo voltava ao princípio e no princípio era o verbo (apitar). Na sequência de um canto, o Yebda tentou com o cotovelo arrancar os queixos do Bas Dost. Só após o comentador ter sido conclusivo na análise do lance, o Rui Pedro Rocha a contragosto acabou por ver também e não exultou quando o árbitro e o vídeo-árbitro lhe deram razão. O Bruno Paixão não deixou que o Bas Dost marcasse o “penalty” depois de receber assistência médica. É verdade que o Jonas não joga há dois jogos, mas parece excesso de zelo. O Bruno Fernandes aproveitou para molhar a sopa com a paradinha do costume. Logo a seguir, o Bas Dost foi agarrado na área na sequência de outro canto e o Rui Pedro Rocha não viu grande coisa e o árbitro e o vídeo-árbitro também não. Ainda marcámos o quinto golo, mas o Rui Pedro Rocha viu o fora-de-jogo e exultou mais uma vez quando não só lhe deram razão o árbitro e o vídeo-árbitro como o bandeirinha. Entretanto, o Jorge Jesus resolveu meter trancas-à-porta com a entrada do Lumor e do Petrovic, sofrendo-se a bom sofrer até ao último minuto.

Acabado o jogo, o Rui Pedro Rocha continuou desolado por o árbitro e o vídeo-árbitro não lhe terem dado razão no terceiro golo do Sporting. Depois de termos visto durante o jogo trezentas e quatro vezes a repetição do lance desse golo, voltámos a vê-lo, sem que uma palavra ou imagem lembrasse o quarto “penalty” que ficou por assinalar. O vídeo-árbitro ajuda os árbitros, mas o Rui Pedro Rocha ajuda mais, situação que merece reflexão pelos entendidos destas coisas. Espera-se que o Bruno de Carvalho aproveite o Facebook, o WhatsApp ou o Twiter para o mandar para o Var(alho), poupando-nos e aos jogadores desta vez.

9 comentários:

  1. Caro Rui, bom dia!
    Concordo em absoluto consigo!
    Ontem passei-me dos carretos a ouvir o comentário (') ao jogo.
    Gostaria que quem vem a este fantástico blogue me secundasse no que vou fazer ainda esta manhã:
    Vou escrever para a Sporttv, a propor, na sequência do que se passou ontem:
    - que os comentadores a jogos do Sporting tenham que mencionar de 10 em dez minutos o seu número de associados do Benfica;
    - que a Sporttv disponibilize, à semelhança do que fazia quando tinha Sporttv golfe, comentários em inglês ou a possibilidade de se ter apenas o som do Estádio, para poupar os nossos neurónios a nos sentirmos como se estivéssemos no campo de jogos da segunda circular;
    - que o Sr. Rui Pedro Rocha consulte urgentemente o oftalmologista ou tenha um curso acelerado de regreas de futebol que lhe permitam comentar com isenção.
    - em alternativa, que seja enviado para a ìndia, a cobrir jogos desse emocionante desporto, o cricket;
    Um Abraço grande;

    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Lopes,

      O Rui Pedro Rocha foi demasiado zeloso no cumprimento da linha editorial da SporTv. É extraordinária a selecção de imagens que a SporTv faz na repetição dos lances supostamente controversos. É um condicionamento desbragado da opinião pública.

      SL

      Eliminar
    2. Caro Rui:
      Dar-lhe-ei conta da resposta que receber da Sporttv, se responderem.
      Grande Abraço

      Eliminar
  2. Caro Rui,
    como sempre excelente a sua análise, pelo que se livra de levar com um post do Presidente a exigir-lhe mais tento na escrita :)
    Deixo-lhe também um conselho, se me permite, desligue o som...felizmente em minha casa a única condição para me deixarem ver jogos é sem som...e aquilo que eu pensava ser uma punição é uma benção.
    Quanto ao jogo, que dizer... continua o Sporting em modo teatro de revista... há sempre qualquer coisa.. é surreal, é estúpido, é um futebol de terceira categoria que se pratica em Portugal... só há mesmo paciência para isto tudo, porque o futebol é irracional, senão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Em minha casa não mando e, portanto, não há SporTv para ninguém. Tenho de ir para o café da esquina ver os jogos. Mas pior do que os comentários é a selecção dos lances controversos para repetição. Não é por acaso e o Rui Pedro Rocha não é um acaso também.

      SL

      Eliminar
    2. Sugiro que faça como eu: vejo os jogos no "canal do Inácio". Ontem, com comentários isentos em castelhano num canal que nem consegui identificar. Na maior parte das vezes, apenas com som ambiente.

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Não posso. O dono do café da esquina, que é sportinguista, mão me perdoaria.

      Eliminar
  3. Qual será o contacto desse Rocha para o mandar para o zaralho?
    Boa análise, a equipa parece cansada com a sobrecarga de jogos mas como diz JJ, ou assim ou a comer filhoses no Natal ou a levar 5x0 do Basileia.
    Atitude impecável, venha o Porto.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Aos tropeções lá vamos continuando vivos ou meio-mortos, se preferir. Temos é de ganhar os jogos todos até ao final, por nós e pela nossa futura participação na Liga dos Campeões e para mandarmos o Benfica para o lugar que merece.

      SL

      Eliminar