quinta-feira, 26 de abril de 2018

Voleibol do Sporting: o primo e o amigo que também são meus (*)

Há uns anos, no início do semestre, recebi email de um aluno, o Tomás Albuquerque, pedindo-me para o dispensar das aulas, dado que se sobrepunham aos treinos de andebol do ABC. Percebi de imediato a importância relativa, respondendo-lhe que também preferia os treinos do ABC às minhas aulas. Não me lembro de o ver numa única aula, nem no exame ou na apresentação do trabalho final; não me recordo sequer da classificação final (verifiquei agora que obteve 14 valores). Cada vez que o vejo jogar no ABC sinto um enorme orgulho, “ele foi meu aluno”, digo para mim mesmo ou para quem esteja por perto. Há dias, uma colega, mãe do Hugo Rocha, que também joga no ABC, falou-me dele. Respondi-lhe de imediato: “conheço-o muito bem, foi meu aluno!”. Esta identificação não se explica. A única explicação possível seria a de que ao dispensá-lo das aulas, permitindo-lhe treinar mais e melhor, teria contribuído para que fosse melhor jogador de andebol, mas isso não me devia orgulhar, muito pelo contrário.

Esta época o voleibol regressou ao Sporting. Do nada, arranjámos uma equipa. Admiti que nos limitássemos a distribuir umas camisolas ao jogadores do Sporting de Espinho da época passada e a transportá-los fim-de-semana sim, fim-de-semana não, ao Pavilhão João Rocha para fazerem uns jogos. Comecei a ler notícias das contratações e fui ficando hesitantemente esperançado, eram grandes jogadores mas parecia que se estava a contruir uma clínica geriátrica e não uma equipa de voleibol capaz de disputar o título com o Benfica.

Entretanto, a Teresa, uma amiga, informou-me que o filho de uma prima, o Afonso Reis, tinha decido aceitar o convite para jogar no Sporting e, para que isso fosse possível, tinha-se matriculado na Universidade do Porto. Não me pareceu propriamente entusiasmada. Disse-lhe que qualquer uma das escolhas seria perfeita e em conjunto revelavam superior inteligência, explicando-lhe que, para mim, o meu clube é o melhor do Mundo, jogando com o Miguel Maia, tinha a melhor equipa de voleibol do Mundo e a universidade onde sou professor é a melhor do Mundo também (até por esse facto).

O Paulo, outro amigo e colega (de Espinho), com quem almoço praticamente todos os dias, informou-me que um grande amigo dele, o Hugo Ribeiro, iria jogar para o Sporting. Brincámos com a sua idade (40 anos), uma boa idade para se ter juízo, porque os joelhos não aguentam o jogo de líbero.

Fui vendo um ou outro jogo do Sporting. Nem sempre os vi. Lembro-me de ter visto o Afonso num dos últimos jogos da fase regular e de ter ficado orgulhoso pelos elogios do comentador, afirmando que era um das grandes promessas do voleibol nacional (acabou de ser convocado para a Seleção Nacional). No último fim-de-semana vi o Hugo nos dois jogos contra o Benfica. Quando acabou o primeiro, telefonei ao Paulo para lhe dizer que nunca tinha visto nada assim, um jogador que aos quarenta anos nunca dava um lance por perdido e passava o jogo todo a atirar-se para o chão como se não houvesse amanhã. Quando acabou o segundo estava exausto, jogar pela televisão cerca de três horas não é para meninos, e só tive forças para mandar um SMS a dizer: “A velhice de Espinho não dá hipóteses!”. Nunca mais me vou esquecer da bola que o Hugo sacou no último “set” que podia dar o 9-5 para o Benfica. Foi a partir dessa bola impossível que virámos o “set” e ganhámos o jogo. Daria de bom gosto muito do que fiz na vida em troca para um dia mostrar o vídeo do lance à minha filha ou a um(a) neto(a) que hei de ter.

Embora não os conhecendo, o Hugo e o Afonso passaram a ser meus. No fundo, no fundo queria que perdessem o próximo jogo contra o Benfica, ganhando a negra no Pavilhão João Rocha no dia dos meus anos, para que em êxtase com os adeptos e o orgulho melancólico dos velhos pudesse dizer: “O Hugo e o Afonso ganharam! O Sporting é campeão!”

(Fotos simpaticamente cedidas pela Teresa e pelo Paulo 
para que pudesse escrever este “post”)


(*) "Breaking news": O Hugo mandou-me uma mensagem a dizer que, se tiver de ser, não se importa de me dar a prenda no dia de anos, mas que prefere dar-ma antecipadamente este fim-de-semana. Respondo-lhe na mesma moeda: tem de ser e que seja já este fim-de-semana. Boa sorte Hugo!  

8 comentários:

  1. Esse mergulho do Hugo no lance que seria o 9-5 e foi o 8-6 e o inicio da enorme reviravolta e' impressionante. Um voo quase inacreditavel. Um enorme obrigado ao Hugo. Parabens para ele, e para os "seus" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Hugo foi o meu herói nesse jogo. Foi impressionante o voo. A bola ia cair mesmo ao pé da rede.

      SL

      Eliminar
  2. Espectáculo!
    Grande abraço e que venha já essa merecida prenda.

    ResponderEliminar
  3. Venho so' aqui deixar o meu voto de protesto... nunca se deseja adiar um festejo :D
    E agora, votos de um aniversario Muito Muito Feliz :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um muito Feliz Aniversário!:)))

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Com os meus agradecimentos pela deferência: https://levezaliedson.blogspot.pt/2018/05/dia-d.html

      SL

      Eliminar