segunda-feira, 9 de abril de 2018

Tão grandes que somos os maiores

Hoje, no trabalho, tive duas conversas muito interessantes com um portista e com um benfiquista.

O portista queixava-se do “penalty” inventado a favor do Benfica e do jogador que tinha efetuado a (suposta) falta, aparentemente ainda tem os salários pagos pelo Benfica apesar de ser jogador do Setúbal. Queixava-se deste roubo, mas queixava-se sobretudo de ninguém falar dele e do clássico do próximo fim-de-semana. Disse-lhe que quando o tema é o Sporting não há espaço para mais nenhum clube. Os “media” só noticiam o que é importante e se não noticiam é por que não é importante. Também me espantava como é que sempre nos quiseram ganhar fora das quatro linhas, para acabarem a queixar-se de ganharmos o campeonato que se joga fora das quatro linhas e que é o campeonato preferido dos portugueses.

O benfiquista procurou compreender o meu estado de espírito recorrendo à sua experiência. Disse-me que também sofreram com as vigarices do Vale e Azevedo, o alegado alcoolismo do Jorge de Brito e do Manuel Vilarinho e a capela da mulher do Manuel Damásio. Só depois de passarem por estas agruras é que, finalmente, tinham alguém a fazer um bom trabalho. Disse-lhe que não era trabalho, era trabalhinho. O trabalhinho até já tinha dado tantos nomes de código à Polícia Judiciária como os que recorreu o George Smiley em toda a sua vida (para quem não leu, recomenda-se “A Toupeira” de John le Carré). No Sporting não esperamos que a justiça condene (ou não) o trabalhinho, bastam uns “posts” mal-amanhados no Facebook e são postos a andar.

9 comentários:

  1. Das coisas mais comoventes dos últimos 5 ano foi como os benfiquistas se tornaram em septuagenárias no centro de saúde. Teimam à viva força que temos de ter as mesmas maleitas que eles. Qualquer caganeira, achaque ou palpitação… eles já tiveram…. era “Vale e Azevedo”.E vai chegar o dia em que me vão dizer para qualquer sarampo, sarampetelo e papeira… que era “Vieira”. Gajos assim, é sarna.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sérgio,

      Se tivermos um que seja multado por conduzir o carro com excesso de velocidade vão-nos dizer que também tiveram um igual mas em camião.

      SL

      Eliminar
  2. O grande problema é que a seguir a um desbocado no Facebook podrá vir um muito polido mas corrupto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não temos competência para tanto. Vamos arranjar um da banca que não é banqueiro.

      SL

      Eliminar
    2. Já tivemos,
      Era o Betencourt dos RH dum banco nacional. Terminou com a maçã podre no fcp...
      Será que Rui Patricio irá terminar como a ovelha negra nos encarnados ?

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Era exactamente a esse e a outros que visão tecnocrática que nos liderou durante anos que me referia. Quanto ao Patrício, não percebo a razão dos boatos. Não tem contrato com o Sporting? O Moutinho também tinha, só que o tecnocrata do momento achou que não tinha mal nenhum passá-lo ao Porto dando razão à birra do menino.

      SL

      Eliminar
  3. Tudo certo, caro Rui, mas é fraco consolo saber que os nossos rivais se sentem cómodos na pocilga. Há que aspirar a mais, sabendo que nos bastidores dispomos de menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O que diz é verdade. Mas também é verdade que nas vésperas do jogo que decide o título ninguém fala dele e falam de nós. De facto, não somos grandes, somos enormes. Era melhor que falassem por boas razões, mas era pior se não falassem de todo.

      SL

      Eliminar