sexta-feira, 5 de junho de 2015

O Sporting é o meu clube

O último livro de Michael J. Sandel (“O que o dinheiro não pode comprar. Os limites morais dos mercados”) é muito esclarecedor sobre o que se passou nos últimos dias com a contratação do Jorge Jesus e a rescisão do contrato com o Marco Silva. A transformação em valores mercantis de valores e relações sociais que devem ser preservados corrompe esses valores e essas relações, isto é, altera a sua natureza.

O Jorge Jesus era um símbolo do Benfica, um herói. Os sócios e adeptos tinham uma enorme relação de empatia com ele. Trouxe-lhes as vitórias e os títulos do passado. Fê-los reviver um passado glorioso. Essa relação estava muito para além daquela que se estabelece entre um entidade empregadora e um seu trabalhador.

O Marco Silva era o treinador do Sporting que nos levou à vitória na final da Taça de Portugal sete anos depois. A relação com ele não se mede por esse título. A nossa relação está, e estará sempre, associada ao final épico, ao golo do Slimani a iniciar a revolta e a corrida ao pé-coxinho do Patrício para se abraçar aos colegas depois do último penalty. Nenhum de nós, que viveu aqueles momentos, se esquecerá.

Hoje, quer um, quer outro, deixaram de ter esta relação com os sócios e adeptos. São traidores. São cínicos. São dissimulados.

Não são nada disso. Transformámos a nossa relação com os nossos clubes de sempre em relações de mercado. Mudam-nos os ídolos todos os anos para que se possam vender mais camisolas, para que a imprensa e os restantes media nos confiram maior notoriedade, pelas boas e más razões. Vendemos os nomes dos estádios e das nossas camisolas. Dizem-nos que o Sporting é uma marca, que é uma marca que pode valer mais dinheiro.

O Sporting é o meu clube. É isso e não pode ser mais nem menos do que isso. Se for outra coisa, não sei como poderei contar a um neto, que ainda hei-de ter, a tarde gloriosa em que espetámos sete a um ao Benfica.

25 comentários:

  1. Marco Silva já não tem essa relação com os adeptos? Deve ter falado com os sportinguistas errados, pois a maioria acha que ele saiu maltratado e injustiçado. Já Jorge Jesus, da forma como saiu, sim, acredito que seja visto dessa forma pelas bandas da Luz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não tenho paciência para essa história do Santo Marco... Por amor de Deus, o Sporting contratou o melhor treinador de Portugal, o único que o pode realmente aproximar de ser campeão... E o Benfica ficou muito mais longe desse objectivo... São do Sporting? Congratulem-se! Estamos mais fortes e o adversário directo mais fraco... Daqui a 3 meses ninguém se lembra do Marco Silva, que ganhou uma taça de Portugal com muita sorte à mistura, bem vistas as coisas.
      Saudações Leoninas.
      Lanterna Verde

      Eliminar
    2. Então não eram os árbitros? Foi mesmo tudo limpinho, limpinho? Onde anda a coerência? Não há luz nessa lanterna?

      Eliminar
    3. Subscrevo o pensamento de Lanterna Verde!...

      Fortes Saudações Leoninas

      Eliminar
    4. Para o Anónimo, a coerência não falha: o fífica foi levado até ao título, não ao colo, mas às cavalitas! Santo manto protector.
      Mas por mérito do Jesus, por mais que isso agora vos desagrade... recomendo Rennie, em doses cavalares!

      Saudações Leoninas Álamo... O futuro sorri-nos!

      Eliminar
    5. Para o Lanterna, sou Sportinguista e vou mesmo precisar de Rennie, em doses cavalares para engolir este treinador. Já não bastava um pavão no Sporting, agora são dois.

      Eliminar
    6. Meu caro, tem mesmo a certeza que é Sportinguista?
      É realmente difícil de perceber.
      E prevê precisar de Rennie para celebrar vitórias do clube?
      Ou por outra razão?

      Eliminar
    7. Não, não sou do seu tipo de Sportinguista. Não consigo estar contente com o meu clube quando contrata um treinador aldrabão, arrogante, desleal, vigarista, egocêntrico. Se vier o Maxi, caceteiro chefe dos lampiões, também tenho que ficar feliz?

      Eliminar
    8. Meus caros,

      Os sportinguistas são todos diferentes e todos iguais. São iguais porque são do Sporting. São diferentes porque felizmente cada um pensa pela sua cabeça. Ninguém é mais sportinguista do que outro.

      O problema é outro e mais difícil. Com este tipo de futebol, onde é fica a memória? Onde é que ficam os símbolos?

      SL

      Eliminar
  2. Um abraço ao Rui Monteiro pelo excelente texto.

    SL

    ResponderEliminar
  3. jolly jumper - o Cavalo filósofo6 de junho de 2015 às 10:39

    Pessoalmente acho que o Sporting acaba de rescindir com o futuro para contratar o passado :(.

    Jesus é passado. Aceito que na primeira época no Benfica conseguiu por a equipa a jogar. A partir daí perdeu e ganhou tendo um plantel claramente superior ao Sporting e ao nível ou melhor que o do Porto.

    Marco Silva com um Presidente que acha que esquece que para se ser respeitado tem primeiro de se respeitar consegue ganhar a taça, ter uma segunda volta em que faz mais pontos que o tal mais melhor treinador Português de sempre.

    Vamos lá a ver não acho que o Marco seja Santo. Mas é profissional, competente e parece-me saber o que é ter caráter e ética. Quem entra parece-me ser competente e só.

    Sou Sportinguista, recebi o ano passado o emblema de 25 anos e comprei bilhete para a final da taça no primeiro dia de venda. Mas não sei se existem condições para continuar num clube onde o caráter e a ética são substituídos pela ingratidão e pelo vale tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não é caso para tanto. O futebol não é uma coisa para levar a sério. É só uma forma de nos entretermos à falta de melhor.

      SL

      Eliminar
    2. Quem terá sido que assumiu um clube humilhado, falido e desmoralizado e nos fez acreditar que é possível lutar contra quem nos quer humilhar e menosprezar

      Eliminar
    3. Só a titulo de exemplo - Quando fomos "comidos" e em duas fases, no processo Moutinho, do outro lado estavam génios, que defendiam os interesses do seu clube.

      e
      - Quando fazemos negócios, acima de tudo transparentes, rescindimos com um treinador invocando deslealdade e desrespeito pela hierarquia, em tribunal se provará ou não os factos e contratamos um treinador que estava disponível no mercado,

      De imediato aparecem acusações de falta de: ética, carácter, ingratidão,

      Confesso que tudo isto me custa a entender

      Eliminar
  4. Queremos que o Sporting seja um Grande Clube, tão Grande como os maiores da Europa.

    Será isto possível, quanto somos pequenos e continuaremos pequenos mas grandes em falsos moralismos...

    BdC cometeu algum crime, estamos perante um novo apito dourado?

    Actos de gestão, somente isso, despedir um treinador, não por incompetência mas sim por desrespeito e deslealdade, só poderia ser da forma como foi, querem ver que pagávamos a indemnização e o enviávamos de bolsos cheios e alegremente para os braços de um rival!

    Ingratidão, é retirar a imagem e o nome das conquistas, ingratidão é não reconhecer o óbvio.
    Porque será que tudo o que diz respeito ao Sporting tem de ser tão imaculado e escrutinado, temos um Presidente e no final do mandato fazem-se Balanços. Neste momento e nesta época o balanço financeiro diz-nos que temos 22M de resultados positivos e se provisionarmos eventuais efeitos Doyen o resultado ainda continua muito positivo. Consequência disso ou estagnamos e consolidamos ou arriscamos e investimos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Vamos ver se as contas reflectem as provisões necessárias para tanto processo em tribunal.

      SL

      Eliminar
  5. Caro Rui Monteiro, primeiro os meus parabéns pela excelência dos textos publicados no blog.

    Os processos cujas decisões vão sendo conhecidos tem pendido para o lado do Sporting, e já foram varios (Bruma,Elias,Bojinov,Djalo),

    O garoto está bem "acessorado" juridicamente.

    Sendo certo,que materialmente relevante apenas o processo da doyen poderá causar alguma preocupação, obviamente o processo MS esta condenado ao insucesso, raramente em Portugal se decidem processos de recisões contratuais a favor da entidade patronal. Penso que este será mais uma questão de princípios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado pela referência.

      O caso Marco Silva foi só para marcar posição. Em qualquer tribunal está perdido. Agora, as perdas podem não ser iguais ao montante dos salários até ao final do contrato. Depende da futura situação contratual do Marco silva quando da decisão.

      Até agora, a Direção do Sporting não esteve mal nos contenciosos. O caso Doyen pode ser mais complicado.

      Agora, o que me preocupa são resultados líquidos muito positivos sem se saber bem se as contas estão devidamente provisionados para estes casos. Mas também é para verificar isso que lá estão os ROC e o Conselho fiscal.

      SL

      Eliminar
    2. Parabéns Rui pela correcção e clareza das suas análises sem entrar nos estereótipos pró-BdC ou anti BdC como alguns sportinguistas pretendem analisar as questões do nosso SCP.
      É verdade que espero e desejo que o Sporting fique a dever a Bruno de Carvalho (BdC) a sua salvação do desastre financeiro em que estava atolado pela má gestão crónica, e o renascimento enquanto clube viável e com futuro. Bruno não só apresentou uma gestão rigorosa com resultados positivos, como se bateu por uma maior verdade no futebol sendo capaz de afrontar os grandes grupos financeiros que o controlam e dele enriquecem. Bruno bateu-se militantemente pela transparência no futebol.
      Mas com Marco Silva ao contrário de transparência o que houve foi sofisma, canalhice, e perseguição oculta, algumas vezes feita por interpostas pessoas (como José Eduardo), ausência de frontalidade e liderança. Sabe-se hoje que os grandes gestores sabem ouvir os outros depois formam a sua opinião e decidem, geralmente de forma ajustada. Forjar motivos (ridículos) para despedir Marco é uma atitude mesquinha de alguém com um carácter narcísico e perverso. Foi BdC que contratou Marco por 4 anos. E se logicamente o tribunal decretar, como é espectável, face à ausência de substância para a justa causa, que o Sporting terá de indemnizar Marco, essa indeminização corresponderá a 3 anos de contrato, uma duração contratual que é da responsabilidade de BdC, com prejuízo financeiro para o SCP. A indignação que manifesto relativamente ao tratamento do meu clube relativamente a MS nada tem a ver com a chegada ao Sporting de Jorge Jesus do qual como é óbvio espero grandes êxitos. J.J foi sempre para mim, um treinador mais de vocação do que formação, sempre teve a minha admiração e restará saber que relação será possível estabelecer com um presidente como BdC. Pelo que se vai sabendo, o que me parece muito positivo, a atribuição ao treinador das decisões do foro futebolístico, condição deste para aceitação do cargo, colocará funcionalmente BdC mais distante da intervenção directa no futebol com todas as vantagens para o SCP. Bruno é essencial para a continuação de uma situação saudável nas contas do clube que serão sem dúvida a base de todo o renascimento desportivo do nosso SCP.

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Isto é que se chama um texto equilibrado. Devemos pensar sempre pela nossa cabeça.

      SL

      Eliminar
  6. Infelizmente o Sporting esta quase a deixar de ser seu. Se o aumento de capital for, como se fala, para as maos da Holdimo o Sporting passa a ser maioritariamente, de um investidor privado angolano. Ainda bem que ficam contentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falar, fala-se de muitas coisas, até se fala que os lampiões vão fazer novo empréstimo obrigacionista. Ninguem se questiona para onde vai o dinheiro das vendas milionárias? Apenas interessa escrutinar de onde veio o dinheiro para o Sporting, eu estou mais interessado em saber para onde foi o dinheiro das vendas dos lampiões:

      Eliminar
  7. Caro Rui Monteiro, após um silencio ensurdecedor finalmente um texto. Um texto muito inteligente por sinal.

    Abraço
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado pela referência. ainda vamos ter tempo para voltar a este assunto. O Verão ainda nem começou e o defeso muito menos.

      SL

      Eliminar