segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vamos lá ganhar ao Gil Vicente e deixemo-nos de teorias

O principal argumento para defender os sucessivos treinadores que vêm passando pelo Sporting é extremamente perigoso. Segundo esse argumento, a culpa dos resultados não é desses treinadores. É das expetativas dos adeptos, que são irrealistas.

Segundo esta linha de argumentação, a culpa nunca é dos treinadores. Mas o lado perigoso desse argumento não é esse. O que se pretende é que baixemos as nossas expetativas. Quando as baixarmos, a desilusão será menor ou mesmo inexistente. Só que no dia em que as baixarmos, a profecia cumpre-se a si mesma. Não ganhamos o campeonato porque partimos do pressuposto que não o podemos ganhar. Nesse dia, o Sporting, como sempre o conhecemos, acaba.

Só que esse argumento é uma mentira pegada. Nada permite afirmar que o Sporting não pode ganhar o campeonato. Mais, nos últimos dezoito anos, ganhámos tantos como o Benfica. A ambição e a grandeza de um clube não se medem pelos resultados de um par de anos.

Que esse argumento seja desenvolvido pelos nossos adversários, é perfeitamente normal. Que nós próprios o comecemos a assimilar, é que me parece, isso sim, muito perigoso. Por isso, vamos lá ganhar ao Gil Vicente e deixemo-nos de teorias.

6 comentários:

  1. Como um livro aberto!...
    É assim que penso, por isso aplaudo, de pé, até me doerem as mãos!...

    ResponderEliminar
  2. Caramba, rejubilei com o golo do holandes.
    Mas agora não sei que pense. Não sei se estou triste se estou contente.
    Que equipa tão esfrangalhada, tão sem rumo, que dó....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro NPR,

      Se o Sá Pinto tiver aprendido alguma coisa com este jogo, as coisas podem mudar.

      SL

      Eliminar