Está aqui tudo dito de uma forma que não seria capaz de dizer. Traduzo para treinadores de bancada como eu.
A maior parte das equipas que joga em Alvalade a última coisa que lhe ocorre é sair com a bola a jogar e com disposição de atacar. Os mais jeitosos, como os do Basileia, atrasam a bola ao guarda-redes quando são pressionados mais frente. Os mais mal jeitosos – como são a maioria das equipas do nosso campeonato – vão com a bola até onde puderem e, depois, mandam uma biqueirada para a frente. Quando mais à frente mandarem a biqueirada mais atrás o Sporting recupera a bola.
A solução é simples de dizer e um pouco mais difícil de fazer. O Domingos ainda tentou essa solução. Só que levou três do Valencia e ficou com medo, pensando que Gil Vicente e quejandos também jogassem no campeonato espanhol. Pressiona-se mais à frente e, para esse efeito, sobe-se a defesa para a linha do meio-campo. Mal se recupera a bola, avança-se com rapidez para a baliza contrária, não se fazendo aquele triste espetáculo de andar a trocar a bola cá atrás à espera que os adversários vão no engodo e avancem no terreno.
Façam o favor de treinar isto. Se o treinador não sabe treinar, arranje-se alguém para o fazer, e leve-se o Sá Pinto para os jogos como o Benfica faz com a águia Vitória. Os símbolos servem para isso. Servem para animar a rapaziada antes dos jogos começarem e nos intervalos.
Nem mais...
ResponderEliminarP Baylina - VNGAIA
Caro P. Baylina,
EliminarObrigado.
SL
Adorei essa comparação do SP com a águia (nem sequer é bem uma águia!) do Benfica.
ResponderEliminarGenial!
SL
Caro Juca,
EliminarObrigado.
SL
O SP é um cagão. Foi por isso que eliminámos o City, mas foi também por isso que não ganhámos a Taça. Lembro-me de ele na época passada passar o tempo a dizer que não tinha tempo de treinar, eram jogos atrás de jogos. Quando começou a ter tempo para treinar começou a asneirar.
ResponderEliminarNesta altura do campeonato penso que é irrelevante mudarmos de treinador, mas o homem devia ser avisado de que se não vai Champions para o ano está na rua. E nessa altura era contratar um gajo com mais de 50 anos sobre cuja competência e personalidade não houvesse dúvidas. Se mesmo assim continuarmos a jogar este "futebol"... olhem, é mudar o estádio de sítio que aquilo deve ter sido construído em cima de um cemitério mouro ou coisa do género.
Caro Leão,
EliminarO Sá Pinto pensa sempre que está a jogar contra o Manchester. Não está. A maior parte das equipas só não quer perder.
SL
Caro Rui Monteiro.
ResponderEliminarMais um poste de grande qualidade.
Já tenho 48 e sou do SCP desde que me conheço, lá em casa não havia outra hipotese.
A desilusão é grande e parece-me que não vai ficar por aqui, se alguma coisa não mudar.
Sabe?.Existe uma expressão americana, que por acaso até é o nome de uma série de TV.
A expressão é: “Breaking Bad” e quer simplesmente dizer que quando as coisas estão muito mal, atenção que podem piorar.
Esperemos que não mas….. já acredito em tudo.
SL
Pedro
Caro Pedro,
EliminarTemos a mesma idade. Não estamos a caminhar para novos. É preciso, então, que o Sporting se apresse.
Não vamos ser tão pessimistas. Também é verdade que quando as coisas estão mal têm tendência para melhorar. É o teorema da convergência para a média. Só que isto é estatística e não futebol.
SL
breaking bad e ir de bom para mau.
EliminarOlá. Eu sou mais um Levezinho.
ResponderEliminarGostava da vossa opinião.
http://eulevezinho.blogspot.pt/2012/09/4-3-3-ou-4-4-2.html
Meu caro,
EliminarTambém estou de acordo. Jogar com um avançado no nosso campeonato, ainda por cima em casa, é dar descanso ao adversário.
SL
Caro Rui
ResponderEliminarInfelizmente já o ano passado, apesar da euforia com a caminhada na liga europa, me interrogava se aqueles princípios de jogo que utilizávamos eram apenas por necessidade (face a alguma falta de condição física para fazer mais e melhor) ou por convicção. Também já sabia que este ano a resposta seria dada.
Acho que a melhor forma de animar a rapaziada é colocar o Sá Pinto a andar dali para fora. Mas tal qual acontece no panorama político nacional, a minha maior preocupação não é a (fraca) qualidade do timoneiro que temos mas sim aquele que o irá substituir.
Escolhem o Oceano? Ou o Abel? Medo...
Meu caro,
EliminarO que não podemos é continuar a contratar treinadores sem experiência como se fossemos a Académica ou o Paço de Ferreira.
Agora treinar exige uma equipa. Não é só o treinador principal. Espero que se encontre essa equipa.
SL
Se o texto do blog que 'linka' no seu post é um retrato fiel de parte do que se passa durante muitos jogos do SCP, o seu post sintetiza em linguagem clara o disparate táctico que anda a ser cultivado pelo orientador Sá.
ResponderEliminarO seu último parágrafo pode não agradar a todos mas merece que se lhe dê os parabéns pelo brilhantismo da comparação: algum tempo atrás li um comentário de um Sportinguista defensor aguerrido de Sá que o retratava como um símbolo vivo do clube, por isso...respeito.
Respondi-lhe que talvez fosse melhor propor a transposição de tão ilustre símbolo para o museu do clube para que os indefectíveis admiradores o pudessem apreciar sempre que desejassem e deixasse o cargo de treinador para alguém com outra disponibilidade (menos emocional) e competência para o cargo.
Porventura qualquer outro treinador que tivesse perdido a final da taça com a AAC teria o seu contrato renovado em Alvalade?! Não Brinquem!
SLeoninas
Caro F. Kreuger,
ResponderEliminarAs coisas são simples. O facto de ter gostado do Sá Pinto como jogador não me obriga a gostar dele como treinador. Agora, também admito que um treinador vale pela equipa de treinadores que constitui.
Nesta altura é complicado substituí-lo. Então, o que se pede é que se arranje alguém para a equipa técnica que ajude a resolver este problema.