quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Conselho Coordenador já!

Foi contra o Basileia, mas se fosse contra o Carcavelinhos seria a mesma coisa. Confirma-se o que vimos dizendo. Os jogadores não são maus. Alguns são mesmo bons. Até se esforçam. Só que a equipa não funciona.

O espantoso foi que, na fase final do jogo, deixaram-se de tácticas e de tretas e decidiram ganhar o jogo por eles. Procuraram pressionar mais à frente e, na medida do possível, fazer alguma coisa. Ainda foi a fase menos má.

Tinha pensado numa solução. Se o Sá Pinto foi para treinador à experiência, dado que nada o recomendava para o lugar, admito que me pudessem contratar nos mesmo termos. Se corresse bem, tudo bem. Se corresse mal, fazia-se uma nova tentativa com outro caramelo qualquer.

Agora, a evolução da situação política em Portugal fornece-nos um manancial de novas formas organizativas que pode ser, com vantagem, replicado no Sporting. Ficámos a saber que foi criado o Conselho Coordenador da Coligação. Ora é de um modelo destes que precisamos no Sporting. Temos a defesa, o meio-campo e o ataque. Crie-se, então, o Conselho Coordenador da defesa, meio-campo e ataque. Pior do que o da Coligação não deverá funcionar.

15 comentários:

  1. Caro Rui
    Concordo em absoluto, voto e assino já.
    Mais, proponho para assessoria de comunicação desse Conselho Coordenador a malta da Sociedade Independente de Comunicação.
    Passo a explicar. O futebol do Sporting continua a não me entusiasmar, não se vê jogo de conjunto, fio de jogo, jogadas combinadas... mas nada como ouvir os comentários de Nuno Luz e & para reacender em mim a "alma sportinguista".
    O nosso futebol pode assim continuar uma valente bosta, os árbitros podem insistir em não ajudarem e asnearem com frequência, mas para incentivar os sportinguistas, tal como Salazar "fabricou comunistas", só mesmo aquela horda de lampiões ressabiados. Obrigado SIC.
    SL


    PS A "fome" de vitórias não deu sequer para uma bifana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Trindade,

      Não podíamos estar mais de acordo. Começo a desconfiar que sou do Sporting só para não dar o braço a torcer aos comentadores do costume. Sou do Sporting para chatear e ponto final.

      Aliás, como as coisas estão, devemos ser de alguma coisa só para chatear e mais nada.

      SL

      Eliminar
  2. Post bastante pertinente e com dose de sarcasmo mais do que adequada à situação vivida pelo clube. De facto, o paralelismo da crise vivida pelo país torna a hipótese dum C.C. para cada sector uma exigência! Vamos a isso.
    Só não concordo com a última frase. De todo. O passado recente do Sporting faz crer que a haver um C.C. poderia correr bem pior que o da coligação.
    No futebol profissional do SCP tudo pode correr sempre pior do que o esperado!
    Ou não foi metade desta equipa que hoje jogou, que perdeu com a AAC, esse colosso do futebol europeu, em Maio? O tal que hoje encaixou 3 de outro colosso da Rep. Checa
    Valha-nos o consolo...o Wilson Eduardo já marca...pela AAC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. F. Kreuger,

      É verdade. Isto no Sporting era capaz de correr pior. O Sporting é a lei de Murphy ao cubo.

      SL

      Eliminar
  3. Hoje não vou escrever palavrões, derivado ao facto de já os ter gasto todos. Curiosamente até acho que o SP esteve bem na constituição da equipa, com excepção do Elias, que não é melhor jogador do que o André Martins, e já tenho dúvidas que seja melhor do que o Adrien, pelo menos naquilo que tem mostrado no decorrer do ano há que já joga no Sporting. Lamento que a equipa tenha mais uma vez entrado cagona, até porque se provou, com 10, que pressionando os suíços se ganhavam metade das bolas. Se a a ideia era fazer isso na segunda parte correu mal por culpa exclusiva da polguice do Xandão.
    Mas seria preciso muito tempo para me convencerem que se há que cair em cima deles não é melhor fazê-lo logo no início do jogo...
    Foi o melhor jogo do Sporting esta época e isso diz tudo, e a seguir foi o jogo com o Marítimo, devido à presença de um verdadeiro jogador de futebol, infelizmente com pilhas marca branca.
    Podíamos ter ganho os dois jogos... Com mais sorte antes de Outubro ainda lá vamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leão Prejudicado,

      O que acho é que foram os jogadores que nos últimos minutos decidiram jogar daquela maneira, pressionando mais. Aquilo não veio da cabeça do treinador.

      Aliás, considero que isto só tem solução se os jogadores mandarem o treinador aquela parte e começarem a jogar de forma solidária e da forma que lhes dê na cabeça. Com o Inácio deu resultado.

      SL

      Eliminar
    2. Caro Rui Monteiro
      Com o Inácio o que aconteceu foi que os medicamentos para a ciática fizeram efeito no Acosta. Não me parece que sequer o professor Karamba resolva a inépcia do Vw...

      Eliminar
    3. Caro Leão,

      Está-se a esquecer pelo menos do André Cruz. Também batia uma bolas.

      O Wolfswinkel vai lá. Não pode é jogar sozinho. Se o meio-campo não é mais dinâmico, joguem com dois avançados.

      SL

      Eliminar
  4. Caro Leão,

    Não me lembre esses tempos por se não ainda desato a chorar. Aliás, o Golo mais importante foi o do Vidigal. Estávamos a uma carrada de pontos do Porto. Jogávamos em casa com o Campomaiorense. O Campomaiorense teve quase uma dúzia de oportunidade de golo. A acabar o jogo, um charuto do Vidigal deu-nos a vitória. A partir daí foi sempre a ganhar.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Digam-me só uma coisa, a falta de profissionalismo de quem gere o sporting chega aos equipamentos?

    Como é possivel Xandão e julgo que Cedric, terem uma camisola diferente dos outros jogadores? A gola do Xandão é castanha e a da camisola oficial e de quase todos os jogadores é claramente preta!

    Mais ninguem reparou nisto?

    Sei que isto é um pormenor, que pouco tem a ver com o jogo, e bem dita seja a verdade, não me importava que fossem todas diferentes desde que conseguíssemos marcar golos e ganhar.. mas com estas exibições e resultados é apenas mais uma falta de profissionalismo incrível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro basculhu,

      Também reparei. Isto tem tudo a ver com os resultados. Uma organização funcional não permite falhas dessas. Se as permite, depois também permite outras mais graves.

      É assim em qualquer clube de futebol ou em qualquer outra organização pública ou privada.

      SL

      Eliminar
  6. Caro Rui,

    Se um Conselho Coordenador vai conseguir transformar o Passos Coelho e o Vitor Gaspar em políticos competentes e o Portas num parceiro fiel, acredito que três Conselhos Coordenadores possam fazer do Sá Pinto um Mourinho na motivação, um Wenger na formação e um Capello na táctica!

    Agora tenho fortes dúvidas se um Conselho coordenador transforma o Relvas num tipo honesto e mesmo três não vão chegar para que os defesas do Sporting insistem em nos fazer lembrar o Polga...

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E também aqui o "Cavaco" não se faz ouvir.

      Isto requer uma vigilia...à moda dos Super Dragões :D

      Eliminar
    2. Caro João,

      Começo pelo fim. Nós já fizemos a remodelação e afastámos o nosso Relvas.

      Agora, a minha proposta é deixarmos de ter mesmo treinador. com este conselho coordenador os jogadores entre si passavam a entender-se e depois jogavam com base nesse entendimento. Essa é que é a boa solução.

      SL

      Eliminar
    3. Caro Ajorge73,

      O nosso Cavaco faz-se ouvir da mesma forma que o Cavaco propreiamente dito. Tem que ouvir primeiro o Conselho de Estado.

      Quanto à vigília a coisa é mais complicada. É ue quem pode fazer a vigília encontra-se a treinador. Por definição, ninguém pode efectuar a vigília a si mesmo.

      SL

      Eliminar