segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Carta ao Sá Pinto

Meu caro,

Deves ter aprendido mais hoje do que durante toda a tua carreira de treinador. Estivestes a poucos minutos de ser despedido. Só que a cair que se caia de pé, foi o que pensaste. Qualquer jogador sabe que pode perder um jogo. O que não admite é perder por ter medo de o ganhar. Arriscaste um bocado. Só que quando arriscaste, os jogadores, se dúvidas tivessem, deixaram de as ter. O jogo era para ganhar, doesse a quem doesse.

O coração não se opõe à razão. A conversa de que se “joga mais com o coração do que com a cabeça" é uma léria. Os jogos ganham-se com os dois , mas começam-se a ganhar com o coração. Se tiveres dúvidas, lê o Daniel Goleman, o Dan Ariely ou o Daniel Kahneman.

Não esqueças as tácticas. Agora, não te embrulhes nelas. A esmagadora maioria das equipas do campeonato é muito má. Hoje tiveste a oportunidade de verificar isso. Com um central e um médio, o Gil Vicente não conseguiu, mesmo assim, fazer um contra-ataque de jeito. Aliás, o golo deles não resultou de coisa nenhuma. Resultou de um domínio de bola com o nariz.

Continuo a ter muitas dúvidas sobre a tua competência. Não tenho dúvidas é sobre a tua determinação. Deixa de tomar ansiolíticos e mostra-lhes do que és feito, aos jogadores, aos adeptos, aos árbitros, à comunicação social, ou à Merkel se for preciso.

Nenhum jogo que disputarás será a Batalha de Agincourt. Não és Henrique V. Também não sou Shakespeare. Mas sempre que tiveres dúvidas, lê a peça. Vais ver que está lá mais do que em todos os livros sobre futebol que possas ler.

   

14 comentários:

  1. Ganhámos o jogo quando estávamos a jogar com um conjunto de jogadores e uma táctica que é probabilisticamente impossível o SP ter treinado. Ganhámos, com garra. O treinador serve para ganhar normalmente. Em casa. Com o Gil. Vamos para mais uma semana de treios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leão,

      Na primeira parte devíamos estar a golear. Neste caso, foi azar. Porque neste caso atacámos e a bola só não entrou por milagre.

      Na segunda parte, fizemos o que pudemos. Fizemos o que pudemos e ganhámos. Na maior parte dos jogos em casa, mesmo que as coisas não estejam a correr bem, isto serve, com mais ou menos avançados. O Gil Vicente como o Guimarães, o Paços de Ferreira, o Olhanense,a Académica, o Beira Mar e por aí fora, não sabem fazer um contra-ataque. O golo de hoje resultou de uma série de disparates e de um domínio de bola com o nariz. Estas coisas não se repetem. Nem todos têm um nariz tão bem treinado.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Rui, milagre seria ter entrado alguma...
    Estará atacado pelo síndroma "alma"?
    ;-)
    Prà semana falamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leão,

      A primeira parte não foi má. A segunda foi o que tinha de ser. As equipas também ganham assim.

      Agora, começámos a jogar com dois avançados. Em casa é o mínimo que se exige. Depois, metemos o Rinaudo e deixou de haver tretas. Deixámo-nos de trincos e de médios que compensam e por aí fora.

      Há sinais para alguma esperança. Continuo a achar que o Sá Pinto não é grande coisa. Mas também pensava e penso o mesmo do Inácio e ele ganhou um campeonato.

      SL

      Eliminar
  3. ganhamos porque o sa pinto abriu os olhos, finalmente, a jogar em casa com equipas de merda que só defendem temos de jogar em 4-4-2, gostei do viola e já agora, o deus rinaudo tem de jogar sempre!!! embora eu já me rendi ao gelson (excelente alternativa) o rinaudo é o rinaudo, finalmente aprendeste sa pinto, quando fores ao dragão, eu admito o 4-3-3, mas em alvalade contra equipas pequenas nunca! obrigado por nos ouvires (e tambem à direcção que finalmente apertou a sério contigo) sa pinto, continua assim .
    SL
    Rui Dias
    PS: quem não arrisca não petisca e tu finalmente arriscaste e ganhamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui Dias,

      Nem mais. Em casa pelos menos é com dois avançados. E deixemo-nos de tretas, a maior parte das equipas do nosso campeonato vai a Alvalade para não perder e mais nada. Por isso, é para começar desde o primeiro minuto em cima deles.

      Por fim, com o Rinaudo e o Izmailov, eu, se fosse aos adversários, começava a pensar no que me poderia acontecer.

      SL

      Eliminar
  4. Qualquer um dos três que citou seria leitura aconselhável ao orientador, embora no caso do Coleman seja flagrante dada a falta de inteligência emocional que o Símbolo vivo tem demonstrado ao longo dos anos, mas enfim...
    O seu comentário é revelador: com mais determinação e maior dose de risco assumido o futebol do SCP ganha outra dimensão e o Sá tem que tirar as devidas ilacções, deixando-se de rodriguinhos tácticos... e a principal ilacção que tem de tirar é que andou enganado e a enganar-nos!
    Enganado pois afinal:
    aquele meio-campo maravilha Gelson-Elias-Adrien valia zero;
    O SCP pode e deve jogar com dois avançados (para segurar a linha mais defensiva dos adversários)
    O SCP pode e deve jogar, regra geral, com apenas um médio defensivo, e se possível o Rinaudo (utilizar dois justifica-se em casos pontuais quando se quer segurar o resultado, em inferioridade numérica, ou contra adversários de valia igual ou superior ao SCP - podendo estas três situações ocorrer pontualmente em simultâneo, como é óbvio)
    O Insua é o melhor defesa esquerdo do plantel e o Pranjic pode jogar mais adiantado no flanco ou até no meio
    O Labyad e o Viola precisam de minutos e mais minutos de jogo
    O carrilo sendo habilidoso não é titular indiscutível
    Vai ser necessário encaixar o Schaars nisto tudo e o Elias não pode andar com a equipa ás costas só porque custou 8,5 ME
    O carriço, o Pereirinha e o Adrien estiveram neste jogo onde sempre deviam ter estado: FORA
    Parece plausível afirmar que pouco se aproveita da pré-época e dos 6 jogos anteriores em termos tácticos e é pena, mas a teimosia excessiva só podia dar nisto
    Falta saber se depois da lição desta noite, o orientador saberá recolher as devidas lições, ou se em nome da dita marca que cada treinador gosta de deixar nos clubes e da teimosia que inúmeras vezes os tolda, irá voltar à receita dos jogos anteriores e ao meio-campo maravilha, naquele sistema táctico absurdo com 2 trincos e um 10 em que o único que estava na sua posição (Gelson) não passa de um bom suplente, o Elias estava mal adaptado pois é um 8 e o Adrien fingia ser um 10 quando na realidade também não o é (será um mediano 8 ou um 6, como no tempo do PB)
    Sábado veremos!
    SLeoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro F. Kreuger,

      As coisas são simples, desde que não as queiramos complicar. Primeiro, é preciso jogar com dois avançados. Com a maioria das equipas do nosso campeonato, jogar com um é dar férias à defesa. Pode-se jogar em 4x3x3. Mas só se joga assim quando os avançados das alas marcam mais de um dezena de golos por época e os meios campistas têm potencial para fazer o mesmo. A malta vê muitos jogos do Barcelona e do Real Madrid e pensa que se pode jogar como eles, mas com os nossos jogadores.

      Depois, é não inventar. O Adrien não é um 10. Por isso não deve jogar a 10. Não é preciso jogar com um trinco e mais outro que faz de trinco às vezes também. P*or fim, tem que se jogar com a defesa o mais adiantada possível.

      Quando se jogarem com equipas de jeito, que são duas ou três no campeonato, aí é preciso outros cuidados.

      SL

      Eliminar
  5. Já se vê uma luz ao fundo do túnel, que não seja um comboio.

    Então, se bem entendi, lendo os meus bem mais perspicazes e atentos colegas, está tudo pelo menos melhor?
    Apesar de continuar a não ver uma jogada de jeito; um livre bem marcado; uma canto bem planeado; um centro acertado; um golo evitado (em duas jogadas possíveis), um colectivo a jogar, posso respirar melhor?
    Tudo então está melhor porque, em desespero, o treinador mudou os seus princípios, ideias e equipe base de meses e, num passe de mágica, mandou às urtigas o seu trabalho e tudo melhorou. Melhorou então porque ele deixou de ser o que era, ou porque passou a ser o que não é. Pormenores. Passou de besta a quase bestial, ele, o avançado centro e outros tantos , uns por terem jogado, outros por não terem?
    Pior (ou melhor) até já dizem na tv que este é um Sporting "à Jesus, à Benfica"...
    Parece que a adrenalina no ar, provocada por uma vitória sobre o Gil em casa, já vale, no volátil mercado das emoções leoninas, quase tanto como uma vitória contra os velhos inimigos da segunda circular ou uma vitória daquelas eliminatórias a doer nas competições europeias...
    Por mim tudo bem, que para complicada já me resta a vida.
    Sempre foi meu desejo ter no Sporting essa parte mágica, emocional, fantástica e quase irreal da minha existência.
    Quase sempre essa faceta poética morria em mim esmagada pela dura realidade mas...
    Se dizem que chegou esse momento, esse despertar, melhor.
    Vou dormir sossegado a pensar que vamos esmagar o simpático Estoril e que, depois, a demitir alguém, que seja o governo ou o treinador do FCP depois de ser humilhado pelo Sporting logo, logo a seguir.
    Vivó Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Trindade,

      O jogo foi uma desgraça. Sobre isso não tenho dúvidas. Espero é que o Sá Pinto tenha aprendido alguma coisa.

      Agora não me lixes: diz lá se não gostastes de ver a bola lá dentro. Naquele momento, já não sabia se estava a jogar com o Gil Vicente ou com o Barcelona.

      Um abraço.

      Eliminar
  6. Caro Rui,

    Mais uma vez gostei do texto e surpreende-me que seja tão criticado por aqui. Se bem entendi, não alinha na tese de que ontem eram bestas, hoje são bestiais. Não diz que passamos a ser magos da tática, mestres das triangulações e precisos nas bolas paradas. O que se diz é que o jogo de ontem mostrou que contra a esmagadora maioria das equipas temos de ir para cima deles sem medo, assim tipo guerreiros medievais, e se o fizermos até ganhamos porque eles são fracos. Às vezes até muito fracos.
    Concordo. Tecnicamente o jogo de ontem não foi nada diferente dos anteriores: não jogámos nada de especial (apesar de jogarmos mais que o adversário), dependemos de ideias individuais e o árbitro estava lá para nos lixar. O que foi diferente foi a nossa atitude e apenas isso bastou.

    Se vai tudo voltar à mesma? Não sei. sei que Sábado teremos mais um autocarro. Se o Sá Pinto tiver percebido que tem mais probabilidades de furar o autocarro com os avançados a jogar e os centrais a ver do que o contrário então ontem terá aprendido qualquer coisa.

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      É isso mesmo. O jogo foi uma treta. Só que nos deixámos de teorias. Fomos para cima deles e ganhámos. De uma forma anárquica, mas ganhámos.

      Espero que o Sá Pinto tenha aprendido. Sobretudo que tenha aprendido que não sabe nada daquilo. Se admitir que não sabe, está mais próximo de por a equipa a jogar.

      Aliás, a sua expressão diz tudo: "Se o Sá Pinto tiver percebido que tem mais probabilidades de furar o autocarro com os avançados a jogar e os centrais a ver do que o contrário então ontem terá aprendido qualquer coisa".

      SL

      Eliminar
  7. O meu estado de espirito é um bocado o do A. Trindade no comentário acima.

    Vi muito pouco para além da qualidade individual de alguns jogadores e a tal alma que, de facto, existe. Vi um treinador desorientado, uma equipa que acaba a jogar numa tactica que ninguem treina desde os anos 70, não vi nada de movimentos colectivos, vi uns quantos passes para terra de ninguem, chutos do meio da rua, um buraco enorme no meio campo, basicamente a diferença é que desta vez entraram duas e no fim, o que acrescenta à emoção.

    Ver o Sporting a festejar daquela maneira uma vitória em casa contra o Gil Vicente ou o nosso GR estar a pedir amarelos ao arbitro EM CASA, é uma coisa que me tira um bocado do sério. Mas vai daí sou eu que estou desfasado da realidade e sou demasiado exigente.

    Acho que estamos simplesmente a adiar o inevitavel e ao contrário da maioria, acho que a vitória de ontem foi mais uma prova da incapacidade tecnica e até mental do SP em comandar o Sporting.

    SL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ajorge73,

      Vamos lá ver. Naquele dramatismo, a certa altura ninguém sabia quem era o adversário. Naqueles momentos o adversário era irrelevante. Nem sabia se estávamos a jogar com o Gil Vicente ou com o Barcelona. Queria era ganhar e mais nada.

      Agora nada mudou. Espero é que o Sá Pinto tenha aprendido alguma coisa. Pelo que ouvi na conferência de imprensa, pelos vistos, não.

      SL

      Eliminar