terça-feira, 28 de agosto de 2012

Histeria

Começo a assistir a um fenómeno esquisito nos adeptos sportinguistas, que cada vez mais se assemelha ao benfiquista de fato de treino ao domingo no Colombo.
Está certo, não andamos a jogar bem, não marcamos, o Ricky tem de ser substituído porque não se faz as bolas, falha muito, desiste facilmente, etc.

Hoje fui ao estádio, achei por bem ,visto que estou tão perto, ir receber os rapazes, ver o Labyad ao vivo, ver o Viola pela primeira vez.. Mas achava que ia ver o Sporting ganhar. Perdeu. Um zero com uma equipa que nunca tinha ganho em Alvalade, que joga um futebol da Reboleira mas que brincou connosco como se fossemos garotos. Fiquei chateada, claro que sim. Gastar dinheiro no bilhete, ir cheia de expectativa e depois levar com um balde de água fria daqueles.. Não é para todos.
Mas foi sem dúvida o espectáculo no fim do jogo que me irritou mais. Insultos aos jogadores (uma coisa é assobiar porque o jogo foi mau, ali foi-se mais longe), insultos a Ricardo Sá Pinto, que nem há dois meses era símbolo da mística do clube, um herói como já não e fazem, Ricardo Coração de Leão, gritavam que o homem não chegava ao Natal e que a culpa era dele.

Aqui está a característica benfiquista que não costuma ser nossa, a histeria, rasgar o cartão de sócio, dizer que nunca mais se paga as cotas, queimar camisolas e arrancar cabelos. Gritar "nunca mais cá ponho os pés", mas depois o Cardozo faz um golo e são "o maior clube do mundo, com mais sócios que o United.."
Isso meus caros.. não é de leão. Estamos a falar de adeptos que apoiam a equipa quando esta é eliminada da Liga Europa porque "se portaram muito bem", quando perdem a taça porque "foi azar", quando ganham ao União de Leiria como se não fosse essa a obrigação do Sporting. Agora, na segunda jornada de uma temporada de 30, perderam a paciência e isto não se admite.
Não vamos entrar em pessimismos desmedidos, está bem já nos afastamos dos rivais não sabia é que eles iam ganhar os jogos todos.

Sporting sempre!

19 comentários:

  1. Maria, é preciso muita tolerancia, para numa noite destas, ainda conseguir escrever algo minimamente positivo.
    Parabéns por isso.

    Da minha parte, não poderia estar mais desiludido. Parece que este clube já tentou de tudo um pouco, e nada dá resultado. Depois de ver os ultimos 3 jogos, acho simplesmente incrivel, como é que o Sá Pinto, vem dizer que estamos fortissimos.

    Os sinais são de evidentes desorientação. Da minha parte, estou farto de me angustiar a ver esta equipa jogar. 5ªfeira não contem comigo. Como em qualquer relação á o dar e receber, tou farto de dar.

    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  2. O Wolfs é substituído pelo Bojinov ou pelo Van Persie? Não sei se tens andado atento, mas o Sporting está tão servido de pontas de lança como o Benfica de defesas esquerdos.

    ResponderEliminar
  3. Maria, com todo o respeito, em que é que se baseia para dizer que os Benfiquistas são histéricos? Desejo o melhor ao Sporting, é um clube grande. Infelizmente alguns dos seus adeptos não se conseguem libertar de um certo anti-benfiquismo primário, sobretudo em momentos de maior frustração desportiva. É triste. Até eu sei que o Sporting é mais do que isso. Tudo de bom para todos e boa sorte para o Horsens. Têm jogadores para muito mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento, mas o meu texto nada tinha de anti benfiquismo. Tinha sim descrita uma caracteristica de muitos dos seus adeptos. Basta perguntar a alguns benfiquistas, muitos vão reconhecer este facto a rir. Como o sportinguista reconhece que nasceu para sofrer. São piadas

      Eliminar
  4. «Não estamos fortes, estamos muito fortes»
    A propósito (e sem histerismos)...

    «O homem mais mentiroso do mundo
    Se há uma pessoa que deixou na história um volume de lendas urbanas e mentiras dignas do assombro e a reverência dos políticos do mundo inteiro, esse foi Phineas Taylor Barnum. Uma contradição vivente, um ser desprezível e ao mesmo tempo querido cujo circo ambulante vendeu desde histeria em massa até todo tipo de enganos e mentiras.

    Nascido numa família de comerciantes no início do século XIX, Barnum descobriu já muito jovem que o trabalho honesto não era para ele, pelo qual depois de um roubo com cupons de loteria em um jornal chamado "The Herald of Freedom" onde a veracidade das notícias era só comparável às promessas de uma campanha eleitoral, terminou muito jovem na cadeia. Não desanimou, ali aprendeu todo tipo de falcatrua, roubo e malandragem e ao sair decidiu que iria ser um "showman".

    Sua primeira aquisição foi uma mulher escrava africana cega, à qual apelidou de "Joice a bicentenária" e apresentava-a como a autêntica babá do presidente George Washington. Graças a seu carisma e talento para mentir, e melhor ainda sua memória ao sustentar essas mentiras, logo conseguiu tornar-se o feliz proprietário de um prédio e de uma companhia de espetáculos escalafobética.»

    Fonte: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4003

    Atrevo-me a dizer que o circo Barnum chegou (ou nunca de lá saiu?) a Alvalade, e é para ficar.

    ResponderEliminar
  5. Cara Maria Ribeiro,

    Com todo o respeito e estima que certamente me merece, pois já li vários posts escritos por si no passado recente e admiro o seu amor ao clube, peço-lhe que em momentos destes deixe a narrativa para quem neste blog consegue escrever sem tanto romantismo (ex.: Rui Monteiro ou Trindade). O momento não se adequa a esses sentimentalismos.
    Não me considero histérico e, como eu, muitos outros Sportinguistas que estão totalmente indignados com a modorra futebolística jogada esta noite, a apatia e inépcia de alguns jogadores, a inexistência de um colectivo e a total alienação mental que o orientador Sá revelou numas declarações, quiçá das mais perturbantes a que se assistiu por parte de alguém do clube no final de um jogo, desde o tempo do PB (talvez pior mesmo só a demissão do JEB após o jogo com o PF).
    Estamos fortes? Ok, cá vai então...
    Pelo segundo jogo seguido para o campeonato cometemos o dobro das faltas das sofridas, mesmo a jogar em casa?
    E mesmo assim temos 60% de posse de bola para quê?
    E rematamos quase o mesmo (14) que em Guimarães, só que desta vez a jogar em casa?
    E 6 ou 7 jogadores defensivos para quê?
    E o arranque consegue ser pior do que com o Domingos?
    O lance do golo do RA é sorte para o Sá, quando o finalizador corre 30 mts com a bola e finaliza após uma tabelinha e o trinco do SCP ter desistido da jogada?
    Lance feliz um remate colocado e em jeito?
    Se o treinador é tão bom, porque passa os jogos a mexer quase só no meio campo?
    E porque é que o meio campo titular nos jogos do campeonato, praticamente não alinhou de início na pré-época (excepção talvez ao jogo dos 5 violinos)?
    E porquê queimar o Viola (com o RA) e o Jeffren (com o VG) com substituições estapafúrdias?
    Para quê insistir com o Adrien a 10 (onde pouco faz) para acabar sempre por recuá-lo para a posição onde jogava com o PB (a 6) e fazer sempre a mesma substituição?
    Terá a ver com a renovação? E o que ganha o SCP com esta brincadeira? Nada
    Absolutamente nada.
    Tudo isto que referi (e outros tópicos mais) será só histeria dos adeptos?
    Não Maria, não é! São factos que uns encaixam, enquanto outros assobiam para o ar (e assobiam os jogadores como no final do jogo de hoje embora pedissem para o Sá apertar com eles)
    Quer que lhe diga quem são? Não é preciso. Toda a gente que assistiu, viu quem defende incondicionalmente a tribo instalada.
    Pode achar histeria mas cá continuaremos a ter que ir revelando...factos!
    SLeoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha que os adeptos do Liverpool ou do Arsenal gostam de acabar sempre em quinto ou quarto? De certeza que não, mas não entram em críticas duras e desmedidas a quem, apenas a umas semanas, eram os melhores do mundo. enchem todas as semanas os estádios, batem palmas em boas jogadas . Como deve calcular eu não gosto de perder, muito menos contra o Rio Ave. Mas ainda assim temos de ter a frieza de compreender que isto não é assim tão surpreendente, que mostrámos uma pré época que já fazia advinhar isto, que começamos sempre assim a época. Quanto ao meu romancismo ou não, isso é o futebol, a única coisa que o move de certeza que é o seu amor ao clube ou acha que é uma ciência exacta e uma coisa muito muito séria? Vou escrever no fim de todos os jogos, derrotas ou vitórias.

      Eliminar
    2. Carissima,

      A "histeria" é mais que justificada até porque, como diz, não é um caso isolado ou uma surpresa, é a sequência de um final de época sofrivel e uma pré-época miseravel contra equipas da treta.

      Peço desculpa mas uma derrota do Sporting com o Rio Ave e ainda por cima em casa não só é surpreendente como é um escândalo.

      É pena o Sá Pinto não se chamar Materazzi que isto ainda ia a tempo de se compor. Ou então ele pode mostrar que é um GRANDE SPORTINGUISTA e pôr-se a andar.

      Eliminar
  6. A vossa falta de identidade faz-vos comparar ao incomparavel Benfica que vai ao estádio, enche as bancadas e vê o que voces não veem Vitorias, alegria dá gosto entrar no estádio da Luz rende o dinheiro que se paga.Agora entrar nesse penico de alvalade é saber de antemao que vai sair de lá com um CABEÇÃO ENORME Aguentem pois só tem o que merecem e que esta seja uma de muitas derrotas Bando de tristes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Triste é estar anonimamente tão feliz, tão incomparavelmente vencedor e, mesmo assim, ainda andar aqui no meio dos tristes. Não vejo vantagem.

      Eliminar
    2. Muito bom!

      Dá-lhe Gervásio!

      Eliminar
  7. Maria,

    A histeria é grande porque as expectativas eram grandes. E tal como já tinha dito noutros posts, não acho que a equipa consiga estar a carburar a 100% antes do fim de Setembro. Só espero é aguentarmos até lá sem perder muitos pontos. Para já, só voltamos a jogar para o campeonato a 16 de Setembro o que já é uma grande ajuda.

    ResponderEliminar
  8. Maria,
    Saí logo que o jogo acabou, mas comparativamente com outras épocas (Domingos, Paulo Sérgio, Peseiro,...) a situação ainda está muitíssimo calma. E, para se chegar ao nível lampião, era preciso fazer uma lobotomia aos adeptos do Sporting. Da maneira que o Serviço Nacional de Saúde anda, isso demorava uma década.
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  9. Não sou de todo como um Benfiquista: deixei de pagar quotas e frequentar o estádio (com 26 anos de sócio e sem falhar um jogo europeu em Alvalade desde o Red Boys até ao Halmstads) não depois de qualquer derrota, mas no dia em que se vendeu o Moutinho ao FC Porto (04.07.2010); paguei quotas apenas para participar numa eleição fraudulenta, e não meto nem meterei os pés naquele estádio (salvo, por cortesia, quando amigos me convidaram ou vierem a convidar) enquanto lá mandarem (directamente ou por interposta pessoa) os bandidos que venderam o nosso capitão ao Porto, "afinaram" uma eleição e transformaram o SCP num clube em que os comissionistas escolhem o plantel (uma versão pobrezinha dos outros 2 "grandes") e as claques escolhem o "treinador". Não voltei nem quando ganhámos dez jogos seguidos, e não voltarei nem que ganhemos CEM - coisa que não acredito venha a suceder, pois é minha convicção que, por muitas aspirinas que se tome, não é assim que se trata o cancro. Chame-me, por isso, o que lhe apetecer, mas não me chame lampião. SL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,

      Os "bandidos" que venderam o Moutinho ao FCP foram o JEB e o Costinha. Podes voltar ao estádio.

      Eliminar
  10. Cara Maria,

    Não estive em Alvalade, mas a frustação é a mesma. Acho que vamos por mau caminho. Isso estava-se a ver. Esta era uma catátrofre à espera de acontecer.

    Somos do Sporting e seremos do Sporting sempre. Mas que apetece gritar com alguém, lá isso apetece.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Depois de encabados em casa pelo fabuloso Rio Ave, ainda vem uma 'gaija', com ou sem peluche nas costas, debitar alarvidades sobre histeria.


    ResponderEliminar
  12. Maria Ribeiro,

    Admirando o seu sportinguismo, bem como o seu poder de encaixe, e não pretendendo pôr em causa o seu direito à livre expressão, permita-me que lhe diga que perdeu uma excelente ocasião para deixar o teclado em descanso.

    Saudações leoninas

    Carlos Serra

    ResponderEliminar
  13. O facto de criticar o meu clube não e sinónimo de descrença, mas sim de exigência, pois num clube centenário como o Sporting, mediania e mediocridade são adjectivos que não podem andar de mãos dadas. Continuo e continuarei a acreditar, pois é essa a fibra que nos separa dos demais. Sporting hoje, amanhã e Sempre! In "Asredesdodamas.com"

    ResponderEliminar